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Língua Portuguesa - Semântica - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
A expressão 'arrastão cívico' é usada no texto para significar:
'esforço popular'.
'esforço popular'.
'tentativa de acertar'.
aspiração social'.
'expectativa coletiva'.
A figura acima mostra uma janela do Word 97 com parte de um texto extraído e adaptado da revista Veja de 16/7/2003. A partir dessa janela do Word 97 e considerando não só o texto nela contido mas também as múltiplas faces do tema por ele focalizado, julgue os itens a seguir.
No texto, "cujo" (l..14), pronome do uso culto da língua, corresponde à forma mais coloquial, mas igualmente correta, do qual.
Leia com atenção o texto abaixo e responda às questões propostas
Se se quisesse reescrever os três períodos que formam o 1o parágrafo do texto num único período, usando-se a pontuação adequada, os conetivos que deveriam ser empregados para que seja mantido o sentido original são, respectivamente:
entretanto / por conseguinte;
contudo / visto que;
porque / todavia;
pois / porquanto;
porém / portanto.
As questões de números 1 a 11 referem-se ao texto que segue.
As duas primeiras manchetes de que Alberto Dines faz referência mostram bem o modo com que se pode falsear uma declaração.
Para corrigir o período acima, as duas expressões destacadas devem ser substituídas, respectivamente, por
a cujas e em que.
em que e de que.
que e que.
a que e como.
à que e no qual.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às estruturas lingüísticas do texto acima e a conhecimentos extratextuais relacionados ao tema nele enfocado.
A preferência estilística pela primeira pessoa do plural em "continuamos" (l..8) e em "nosso" (l..9) justifica-se por tornar o texto mais interativo e incluir o leitor como participante das afirmações do texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Leia os textos abaixo e responda às questões propostas
Na língua culta, a regência do verbo em destaque, no contexto em que está empregado, é facultativa em:
"sem lhes sugerirmos roteiros ou rumos" (linhas 7-8);
"desde que se aprenda como associá-las" (linha 21);
"fundindo-as em moldes frasais adequados" (linha 22);
"não lhe bastam as regrinhas gramaticais" (linhas 40- 41);
"e ensiná-lo a criarou aprovisionar idéias" (linhas 44- 45).
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Isso proporciona à fábula a característica de ser sempre nova. (3o parágrafo)
A mesma regência do verbo grifado na frase acima repetese em:
Histórias criadas por povos primitivos desenvolviam explicações fantasiosas a respeito de seu mundo.
As narrativas de povos primitivos constituem um rico acervo de fábulas, tanto em prosa quanto em versos.
Pequenas narrativas sempre foram instrumento, nas sociedades primitivas, de transmissão de valores morais.
Nas fábulas, seus autores transferem atitudes e características humanas para animais e seres inanimados.
Fábulas tornaram-se recursos valiosos de transmissão de valores, desde sua origem, em todas as sociedades.
Língua Portuguesa - Ortografia - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Num texto escrito formal, as palavras devem seguir as normas da ortografia oficial. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas.
projeção; criancinhas.
paizagem; começo.
localização; batisar.
pesquiza; análize.
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... e professa, entre cantos, danças, gestos, a sua sobrevivência. (final do 1o parágrafo)
A mesma regência exigida pelo verbo grifado na frase acima se encontra em:O Nordeste, em particular, tem sido uma imensa casa-grande ...
... que facilitam a aceitação e a sobrevivência ...
Tem cabido ao povo nordestino a guarda dos acervos.
Vigoram ainda nas escolas as quatro características...
.... ou manter quase intactos gestas e dramas.
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