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RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 17 A 20, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTÃO:
se todas as sentenças estiverem de acordo com a norma culta escrita.
se somente duas sentenças estiverem de acordo com a norma culta escrita.
se somente uma das sentenças estiver de acordo com a norma culta escrita.
se nenhuma das sentenças estiver de acordo com a norma culta escrita.
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.
O uso do sinal de dois-pontos após "tal" (l.4) justifica-se por anteceder uma enumeração, que, no caso, é composta por dois núcleos: discriminação e situações.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"conflitos" (L.20) por lutas
Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas da sentença abaixo.
V. Exa. – se – dispuser – perceberá – seu
V. Excia. – vos – dispuserdes – compreendereis – vosso
V. Exa. – vos – dispuser – aperceber-vos-eis – vosso
V. Mma. – se – dispor – verás – seu
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"recursos" (L.4) por auxílios
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
O emprego dos pronomes em "a mim me toca" (L.2) constitui uma figura de pensamento que tem a função de atenuar com modéstia o uso da primeira pessoa do singular, tornando o texto mais modalizado e elegante.
Leia atentamente o texto abaixo e responda a seguir às questões propostas.
"(...)maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem".
Nesse trecho, os pronomes em destaque estão em referência anafórica, respectivamente, aos seguintes termos:
poder e coerção;
coerção e virtude;
poder e indivíduo;
indivíduo e virtude.
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
A repetição de sons das palavras e o ritmo dela decorrente constituem características próprias do verso e configuram-se como recursos inadequados para os pronunciamentos parlamentares ou cerimoniais, de acordo com o que demonstram as escolhas estilísticas do texto.
O segmento do texto em que a troca de classes entre as palavras sublinhadas NÃO é correta:
A partir do texto IV, julgue os itens subseqüentes.
No texto, o pronome possessivo "seu" (L.11) refere-se ao leitor, por causa do emprego de "você" (L.1).
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