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Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os seguintes itens quanto à sua correção gramatical e quanto à adequação às idéias gerais do texto II.
Se não foi alterado, é íntegro; se foi possível identificar sua autoria, é autêntico.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Texto II – questões 15 e 16
As palavras "português" (I.2) e "está" (l.3) são obrigatoriamente acentuadas por serem oxítonas terminadas em -es e -a, respectivamente.
Julgue os itens seguintes, a respeito das estruturas lingüísticas empregadas no texto III.
A substituição de "Lembremos" (.1) por Lembremo-nos de provoca erro gramatical.
Ainda com relação à redação oficial, julgue os itens a seguir.
O memorando é geralmente usado para declarar ou afirmar fato ou direito a respeito do qual o signatário do documento tenha conhecimento.
Considere as seguintes acepções da palavra função, reproduzidas de três dicionários da língua portuguesa.
Com base nas acepções acima, no conceito matemático de função e no CTB, julgue os itens que se seguem.
A regra que associa a cada pontuação possível nesta prova os candidatos que obtiverem essa pontuação não é função em nenhuma das três acepções apresentadas.
Depois de quase 1.400 turnos de votação ________praticamente todas as palavras do documento, a Assembléia Geral da ONU aprovou, no dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passados 53 anos, o desrespeito e o desprezo _______vida ainda continuam mundo______ , nos massacres de periferia, nas lutas do campo ou no trabalho infantil. Os abusos estão estampados ________ dias nos jornais. Esse fluxo de relatos é em si um tributo à Declaração, _________ possibilitou discussão séria sobre o tema e incentivou forte movimento internacional pelos direitos humanos.
Para completar corretamente o trecho acima é necessário inserir, pela ordem, os seguintes termos:de - à - afora - todos - em que
sobre - por a - afora - todos os - com que
de - pela - a fora - todos - por que
sobre - pela - afora - todos os - que
em - à - a fora - todos - com que
Acerca da redação oficial, julgue os itens abaixo.
A originalidade e a inovação vocabular devem estar presentes na redação oficial, que se pauta pelo respeito à evolução da língua e pelo uso da linguagem conotativa.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir.
A última oração do primeiro parágrafo é sintaticamente dependente das orações que a precedem e constitui, semanticamente, uma finalidade para elas.
Leia o texto para responder às questões 07 e 08
Marque a opção correta a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.
De acordo com a norma culta, o sujeito da oração em que ocorre a forma verbal "permitiu"( l.3) admite também o emprego no plural: permitiram.
Os substantivos "produtividade"(l.6), "eqüidade"( l.6) e "sustentabilidade"(l.7) e os adjetivos "redistributivas"(l.20) e "autopromotoras"( l.20 e 21) correspondem, respectivamente, aos verbos: produzir, eqüidar, sustentar, redistribuir e autopromover.
O emprego do pronome "se" em "impõese"( l.14) indica que esse verbo está sendo empregado de forma reflexiva; não como se emprega no seguinte exemplo: A situação impõe novas regras.
Embora se subentenda a idéia de Estado como agente de "não abrir mão"(l.18), a palavra "Estado"(l.17) aí explicitada tem a função de completar sintática e semanticamente "Cumpre"(l.17).
Subentendem-se as expressões o mundo empresarial cabe diante de "atuar"(l.23), no sentido diante de "melhoria"(l.25) e cabem diante de "contribuir"(l.29).
Ainda com relação à redação oficial, julgue os itens a seguir.
Além das expressões "Respeitosamente" e "Atenciosamente", as comunicações oficiais podem ser finalizadas por frases coloquiais ou de cunho literário, com o objetivo de atenuar sua formalidade.
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