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Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.
Conclusão do texto – A imprensa, por excelência, nasceu livre e deve continuar livre. Cabendo-lhe orientar a opinião pública, será menos desastroso o risco de errar ou distorcer os fatos que a possibilidade de submeter-se a uma censura poderosa. Os órgãos de imprensa devem assumir o controle natural da responsabilidade sobre seus atos. Aliás, somente em função dessa responsabilidade se concebem os privilégios de que geralmente goza a imprensa em uma sociedade.
Itens adaptados de
A imprensa na vida atual. In: Português básico I. Porto Alegre: EMMA, 1975, p. 32-4.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
"...o chorume, líquido contaminado liberado pelo lixo em decomposição, atinge rios, lagos..."; as vírgulas, nesse segmento, são usadas respectivamente, para:
separar aposto e marcar enumeração;
indicar inversão na frase e separar termo intercalado;
marcar enumeração e destacar um elemento;
indicar inversão e separar aposto;
marcar uma explicação e dar realce a termos.
"Mesmo assim, tal atividade deve ser reconhecidamente leve, excluindo-se, por exemplo, o trabalho exercido nas indústrias, nas oficinas e na agricultura"; o comentário INCORRETO a respeito desse segmento do texto é:
infere-se do que aí é dito que o trabalho agrícola é bastante pesado para crianças;
a atividade a que se refere o texto é a condição de aprendiz da criança e do adolescente;
o trabalho que pode ser exercido pelas crianças e adolescentes deve ser considerado, geralmente, como leve;
a expressão mesmo assim introduz uma idéia de concessão;
o trabalho exercido nas indústrias, nas oficinas e na agricultura não são os únicos considerados inadequados para as crianças.
Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE as lacunas das sentenças abaixo.
Dois candidatos impetraram _____________de segurança.
O representante do Ministério Público _________ as medidas de injustas.
Os desembargadores julgaram _______________ os argumentos.
Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.
Argumentação contrária – Pode a imprensa, eventualmente, prestar-se a distorções lamentáveis, o que só acontecem em decorrência da irresponsabilidade com que a dirija um determinado grupo humano. Todavia, não podemos negar a paixão do escândalo pela pura intenção de tiragem, o comércio das emoções e as concessões às vezes excessivas a determinada faixa de público medíocre que ela tende a aceitar tal como é. Felizmente, essa nem sempre é a regra.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
O uso de dois pontos (:) após a expressão "mergulhado na sujeira" indica a futura presença de um(a):
enumeração;
explicação;
comparação;
retificação;
citação.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Com base no texto proposto abaixo, resolva as questões de 05 a 11.
Observe os seguintes trechos:
I. "... apropriar-se do universo da profissão que ela está pensando em seguir." (linha 5)
II. "... não é isso que a pessoa pretende fazer." (linhas 7 e 8)
A palavra que exerce, respectivamente a função sintática de :
sujeito e objeto direto
objeto direto e sujeito
objeto direto e objeto direto
sujeito e sujeito
Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.
Argumentação favorável – Essa função educativa da imprensa é exercida de diversas maneiras: publicação de noticiário internacional, debates, editoriais, páginas especializadas e reportagens atinentes às múltiplas atividades humanas. Muitos têm sido os acontecimentos históricos em que a imprensa tem atuação destacada. Sua participação, inegável na orientação dos destinos de um país, tanto nas democracias quanto nos países de regimes fortes, a ação mais delicada e decisiva da imprensa consiste justamente na expressão e no controle da opinião pública.
Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.
Discussão inicial do assunto – O tempo destinado aos prazeres é uma das características da sociedade pós-industrial. Tudo deve ser feito para dar ao homem um pouco mais de tranqüilidade e evitar os desequilíbrios e as neuroses. E, nesse particular, a imprensa desempenha oportuno papel. Os momentos escolhidos, por exemplo, para a leitura constituem intervalos repousantes: o descanso após o almoço, antes de dormir; nos transportes, nas salas de espera, nos dias feriados, quando chove etc.
Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.
Apresentação do assunto – A televisão, o rádio e principalmente a imprensa trazem inúmeros benefícios à vida moderna, desde a simples função de entretenimento até as notáveis colaborações de caráter educativo, político ou social.
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