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Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
"...que trabalham revirando lixo nos lixões..."; em relação ao verbo anterior, o gerúndio revirando mostra uma ação:
anterior;
posterior;
simultânea;
conseqüente;
causadora.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Para responder às questões de números 11 a 20, leia o texto a seguir.
Da leitura do texto, depreende-se que o pronome isso, do título, aponta para
o grau de maturidade social de uma comunidade.
ocorrência seqüenciada de eleições livres.
grau de maturidade econômica de uma nação.
o envolvimento das pessoas no trabalho social.
a eliminação da distância entre ricos e pobres.
Quanto à pontuação e ao emprego dos vocábulos no texto I, julgue os itens abaixo.
As vírgulas das linhas 9 e 10 admitem ser substituídas por travessões.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
Se colocarmos a forma verbal do título – saiba – na segunda pessoa do singular do imperativo negativo, a forma correta será:
não sabe;
não sabes;
não saiba;
não saibas;
não soubeste.
"Quero registrar a triste situação POR QUE passam milhões de crianças brasileiras..."; a frase abaixo em que a forma em maiúsculas está grafada ERRADAMENTE é:
Os menores não sabem POR QUE devem trabalhar tanto;
POR QUE o Estado deve preocupar-se com os menores?;
Os direitos POR QUE lutam os menores são legítimos;
Os legisladores desejam saber o PORQUÊ do atraso na proteção ao menor;
O menor fora da escola: a autora do texto só quer saber POR QUE.
"Sem nenhuma proteção, os mineiros, ao fim de algum tempo, e na sua quase totalidade, contraíam a silicose," (linhas 14-15)
"Sem os filtros despoluidores" da justiça social e da decência política, toda e qualquer medida contra o crime, por violenta e repressiva que seja, constituirá mero recurso paliativo." (linhas 36-38)
Nos fragmentos acima, as expressões iniciadas pela preposição "sem" apresentam, respectivamente, os seguintes valores:
Quanto à pontuação e ao emprego dos vocábulos no texto I, julgue os itens abaixo.
As duas primeiras vírgulas do segundo período formam um par e são indispensáveis ao texto.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
Na expressão "século XIX", lê-se o numeral em romanos como cardinal (=dezenove); o item abaixo que deve ser lido como ordinal é:
livro XXIII;
livro X;
livro XI;
livro XL;
Livro C.
Com relação ao texto III, julgue os itens a seguir.
A palavra "patentear" (L.13) tem, no texto, o sentido de investigar, pesquisar.
A partir do texto acima e considerando o CTB, julgue os itens que se seguem.
Como estratégia argumentativa, o leitor do texto ora é referido pelo índice de indeterminação "se", ora pelo pronome "você".
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