Questões de Língua Portuguesa

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A partir da análise do vocabulário do texto LP-III, julgue se as duas equivalências de sentido apresentadas em cada um dos itens abaixo satisfazem ao contexto.

"inopinadamente" (L.25) = sem opinião e "impulsiva" (L.27) = incontinenti

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de pontuação.

  • A.

    A Independência Brasileira não foi uma revolução: ressalvadas a mudança no relacionamento externo e a reorganização administrativa no topo, a estrutura econômico-social criada pela exploração colonial continuava intacta, agora em benefício das classes dominantes locais.

  • B.

    Diante dessa persistência, era inevitável que as formas modernas de civilização, vindas na esteira da emancipação política e implicando liberdade e cidadania, parecessem estrangeiras – ou postiças, antinacionais, emprestadas, despropositadas etc., conforme as preferências dos diferentes críticos.

  • C.

    A violência da adjetivação indica as contorções do amor-próprio brasileiro (de elite), obrigado a desmerecer em nome do progresso, os fundamentos de sua preeminência social, ou vice-versa, opção deprimente nos dois casos.

  • D.

    De um lado, tráfico negreiro, latifúndio, escravidão e mandonismo, um complexo de relações com regra própria, firmado durante a Colônia e ao qual o universalismo da civilização burguesa não chegava.

  • E.

    De outro lado, sendo posto em xeque pelo primeiro, mas pondo-o em xeque também, a Lei (igual para todos), a separação entre o público e o privado, as liberdades civis, o parlamento, o patriotismo romântico etc.

Em relação ao texto LP-I, julgue os itens seguintes.

O vocábulo "conselho" (L.3) pode ser grafado concelho, sem que haja alteração de sentido.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 16 referem-se ao texto que segue.

A vontade de todos diz respeito ao interesse privado, sendo apenas a soma de interesses particulares.

Considerado o contexto, o elemento sublinhado na frase acima tem o mesmo sentido de

  • a.

    embora seja.

  • b.

    a fim de ser.

  • c.

    mesmo que fosse.

  • d.

    a menos que seja.

  • e.

    uma vez que é.

A partir da análise do vocabulário do texto LP-III, julgue se as duas equivalências de sentido apresentadas em cada um dos itens abaixo satisfazem ao contexto.

"sorte" (L.5) = fortuna e "ciosa" (L.7) = zeladora

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da análise do vocabulário do texto LP-III, julgue se as duas equivalências de sentido apresentadas em cada um dos itens abaixo satisfazem ao contexto.

"singularidade" (L.4) = peculiaridade e "ostensiva" (L.15) = ostentosa

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da organização das idéias e estruturas do fragmento A do texto II.

A conjunção "nem" (l.2) corresponde a também não

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a alternativa em os pronomes pessoais estão substituindo adequadamente os termos antecedentes sublinhados.

  • A.

    Os jornais são o espelho do país. Não podemos ignorá-lo.

  • B.

    Os maus jornais informam não aquilo que interessa ao povo, mas aquilo que lhes convém

  • C.

    Você não deve ignorar os méritos da imprensa escrita. Conheça-lhes.

  • D.

    São os leitores que pressionam o jornal. Todos lhe contribui de alguma forma.

Encontram-se palavras escritas de maneira INCORRETA na frase:

  • A.

    Altas tachas de reincidência, apesar de reconhecidas, não são levadas em consideração quando se avaliam os resultados negativos do sistema carcerário no Brasil.

  • B.

    As associações de criminosos, existentes nos presídios, demonstram que nem sempre as lideranças se manifestam de forma positiva, levando a ações perversas.

  • C.

    É aconselhável entregar a um bandido tudo aquilo que ele está exigindo, sem discussão nem reação, ou tentativa de convencê-lo a mudar de idéia.

  • D.

    Pesquisas recentes revelam a preocupação dos brasileiros com o aumento da criminalidade, especialmente nos grandes centros urbanos.

  • E.

    Todos devem, ao entrar e sair de casa, agir com precaução para reduzir as possibilidades de serem vítimas acessíveis de assaltantes.

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

O segmento do texto em que o vocábulo destacado está empregado com valor conotativo é:

  • A. "...pivetes na ESCOLA do crime,...";
  • B. "...que se esgueiram como RATOS...";
  • C. "...para nos pedir um TROCADO.";
  • D. "...ou crivados de BALAS...";
  • E. "...ainda o confundi com um monte de LIXO."
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