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Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1
"... era um bicho..."; a figura de linguagem presente neste segmento do texto é uma:
A forma adequada da frase abaixo é:
Os meninos e as meninas brasileiras ainda não reaveram sua condição de cidadãos;
Os meninos e as meninas brasileiros ainda não reouveram sua condição de cidadãos;
Os meninos e as meninas brasileiras ainda não reaveram sua condição de cidadões;
As meninas e os meninos brasileiros ainda não reaveram sua condição de cidadães;
As meninas e os meninos brasileiros ainda não reouveram sua condição de cidadões.
Julgue os itens abaixo com relação à correta utilização dos princípios de pontuação, de concordância e de regência.
Em uma época como a nossa, que as técnicas audiovisuais já não são simples elementos auxiliares, mas verdadeiros instrumentos em prol da educação, a televisão, particularmente, avulta de sua importância, não tanto pelo que já fez, senão pelo que ainda poderá fazer.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A partir da análise da estrutura sintática dos períodos do último parágrafo do texto III, julgue os seguintes itens.
O último período do texto compreende quatro orações, das quais as duas primeiras expressam, respectivamente, as circunstâncias adverbiais de condição e de finalidade.
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
O uso indescriminado, sem critério, dos acentos em letreiros, placas e, em anúncios, é outra razão de confusão.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Um conjunto A possui o dobro do número de elementos de um conjunto B e o conjunto B possui mais elementos que o conjunto C. Sabendo-se que o conjunto A possui x subconjuntos a mais que o conjunto B e que o conjunto B possui 15 subconjuntos a mais que o conjunto C, o valor de x é:
60
120
180
240
Uma das regras do emprego do gerúndio recomenda que ele seja empregado quando indicar "contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio"; observe as seguintes frases:
A(s) frase(s) em que essa norma foi desrespeitada é(são):
I – III;
I – II;
II – III;
I;
II.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Os seguintes nomes têm significação incompleta e carecem de uma expansão sintática que lhes complete o sentido: "medo" (L.4), "infectada" (L.11) e "hábito" (L.25).Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
No texto I, a oração "para que os próximos anos sejam como todos nós esperamos" (L.9-10), por expressar uma circunstância de tempo, é classificada como adverbial temporal.
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
Porquê? Há razões diversas. Quem está com a razão, Ou estarão todos certos?
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