Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto LP, julgue os itens abaixo.
O vocabulário informal utilizado no texto, como "roça" (.3) e "brega" (.10), é adequado para textos de relatórios e pareceres oficiais, pois dá a eles mais clareza e objetividade.
A CIÊNCIA
I - A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui para melhorar a própria sorte. (Renan)
II - A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto. (Tolstói)
III - Faz-se ciência com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é uma ciência, assim como um montão de pedras não é uma casa. (Poincaré)
"Faz-se ciência com fatos...", no segmento III, eqüivale estruturalmente a:
"Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material...."; a presença do segmento "não são apenas de ordem material" indica que, na continuidade do texto, haverá:
um termo de valor aditivo e pertencente a uma outra ordem;
um termo de valor adversativo e pertencente a uma ordem diferente da citada;
um termo de valor explicativo e pertencente à mesma ordem já referida;
um termo de valor concessivo e pertencente a uma ordem diversa;
um termo de valor conclusivo e pertencente à ordem citada anteriormente.
TEXTO I
"Nossa preocupação (de brasileiros)..."; o que vai entre parênteses, nesse caso, é:
a explicação de um termo anterior;
a particularização de um significado;
TEXTO I
No final do primeiro parágrafo aparecem dois parênteses com pontos; isso significa que:
o autor deixou de dizer outras coisas importantes;
o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original;
parte do original do texto estava ilegível;
havia originalmente trechos em outras línguas.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2001
Considerando os aspectos sintáticos e semânticos dos depoimentos apresentados no texto LP-II, julgue os itens que se seguem.
O primeiro período do depoimento III apresenta uma estrutura sintática que favorece o entendimento de que o governo é subordinado ao programa de desenvolvimento que ele próprio formula.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2001
Considerando os aspectos sintáticos e semânticos dos depoimentos apresentados no texto LP-II, julgue os itens que se seguem.
O depoimento I informa, sintaticamente, que os brasileiros têm, entre suas carências, "menos trabalho, moradia digna, terra para trabalhar, escola pública de qualidade e comida na mesa" (.8-10).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2001
Considerando os aspectos sintáticos e semânticos dos depoimentos apresentados no texto LP-II, julgue os itens que se seguem.
No depoimento I, não altera o sentido original do texto a transformação do segundo período em Haverá solução duradoura se as medidas atacarem só as verdadeiras causas.
Quanto às idéias e estruturas do texto acima e ainda considerando o texto LP, julgue os itens seguintes.
Na forma verbal "conjumina-se" (.3) do texto acima, o "se" é partícula apassivadora.Num momento do texto o vocábulo suíno (geral) substitui porco (específico); entre as substituições abaixo, aquela que apresenta estrutura diferente é:
Boeing 757 – avião;
poltrona – assento;
comandante – tripulante;
USAirways – empresa;
passageiro – cliente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...