Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a opção cuja separação de sílaba da palavra foi feita corretamente.

  • A. vía – mos
  • B. per – spi – ca – zes
  • C. di – sen – te – ria
  • D. sé – rie

Nas questões de números 08 a 10, assinale a alternativa cuja seqüência preenche, corretamente, as lacunas do texto.

Nenhum de nós __________ dizer ________ o ________ cidadão portou-se tão _________ .

  • A.

    soubemos, porque, eminente, mau

  • B.

    soubemos, por quê, iminente, mal

  • C.

    soube, por que, eminente, mal

  • D.

    soube, porque, eminente, mau

  • E.

    soube, porquê, iminente, mal

Assinale a alternativa em que a partícula se é usada, sintaticamente, como índice de indeterminação do sujeito:

  • A.

    "[...] até que o sujeito possa corrigir eventuais malogros do que se propôs a fazer". (linha 61)

  • B.

    " [...] pois não se trata de impedir [...]". (linha 70)

  • C.

    "O que se traz a público não é qualquer fato da vida privada [...]". (linha 72)

  • D. "O direito à privacidade se tornou um dos pilares éticos da cultura ociden-tal [...]". (linha 23)

Assinale a palavra que deve levar trema:

  • A.

    réquiem.

  • B.

    oblique.

  • C.

    adquirir.

  • D.

    consequente.

Assinale a palavra escrita de forma INCORRETA:

  • A.

    Automatizar.

  • B.

    Clareza.

  • C.

    Belesa.

  • D.

    Analisar.

  • E.

    Pobreza.

Aponte a alternativa gramaticalmente ERRADA.

  • A. Na palavra açúcar há acento gráfico por ser paroxítona terminada em r.
  • B. Em frutíferas, século e geográfica há acento gráfico por serem proparoxítonas.
  • C. Nas palavras Já e é o acento gráfico se justifica por serem oxítonas.
  • D. Na palavra destruído o acento gráfico se justifica por ser hiato com a segunda vogal em i tônico.

Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “foram” (l.15) exemplifica um caso em que o verbo está no plural porque concorda com o predicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas questões 15 a 17, marque o segmento do texto transcrito com erro.

Nas questões 15 a 17, marque o segmento do texto transcrito com erro.

  • A.

    O comércio bilateral do Brasil com os EUA têm crescido a taxas significativas nos últimos anos.

  • B.

    A principal razão tem sido o aumento das importações brasileiras, com o que temos incorrido em sucessivos déficits comerciais.

  • C.

    Segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA, pelo sexto ano consecutivo, o Brasil encerrou o ano com um déficit comercial na balança bilateral com os EUA.

  • D.

    Ao longo de cinco anos, de 1996 a 2000, o país acumulou um total de cerca de US$ 18,6 bilhões de déficit com nosso maior parceiro comercial individual, uma média de US$ 3,7 bilhões ao ano, com pico de US$ 6,3 bilhões em 1997.

  • E.

    Em 2000, esses dados indicam um déficit brasileiro de US$ 1,5 bilhão.

Assinale a alternativa em que a correspondência entre o termo destacado e a sua função sintática está INCORRETA:

  • A.

    "Ninguém de bom senso contesta a legítima aspiração social a punir bandidos [...]". (linha 46) (sujeito)

  • B.

    "Não é preciso muito esforço para imaginar o que seria [...]". (linha 37) (adjunto adverbial de intensidade)

  • C.

    "Punir quem merece é uma forma de a sociedade defender, sobretudo, o interesse dos mais frágeis [...]". (linha 17) (objeto direto oracional)

  • D.

    "somos obrigados [...] a partilhar idiossincrasias, obsessões ou desatinos que não nos concernem; [...]". (linha 32) (objeto indireto)

As questões de números 5 a 7 referem-se ao trecho seguinte, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

                   Contando aquela crise do meu amor adolescente, sinto uma coisa que não sei se explico bem, e é que as dores daquela quadra a tal ponto se espiritualizaram com o tempo que chegam a diluir-se no prazer. Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros. A verdade é que sinto um gosto particular em referir tal aborrecimento, quando é certo que ele me lembra outros que não quisera lembrar por nada.

Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Vejo agora que tal como nos livros nem tudo na vida, é claro, assimcomo as memórias felizes, e as infelizes costumam misturar-se, confundindo o nosso espírito.

  • B.

    Momentos prazerosos e dolorosos, podem ser lembrados, ao mesmo tempo, sendo certo que, se há, deleite, em lembrar os primeiros, mais pesaroso, é ter que reviver os últimos.

  • C.

    Com o tempo, queiramos ou não, advêm as lembranças, boas ou más, e não há como separar umas das outras, tão interligadas surgem, tão confusas acabam sendo suas próprias fronteiras.

  • D.

    Lembrando-me, hoje daquele amor adolescente, boas e más lembranças, se misturam: é de fato, o que acontece com a memória: não nos deixa, distinguir bem, entre o que foi, e o que não foi prazeroso.

  • E.

    Há aborrecimentos que, parecem menos graves, ao nos lembrarem outros, maiores, mas, seria melhor se não tivéssemos memória de nada, poupando-nos das tristezas grandes que nenhuma pequena boa lembrança, é capaz de compensar.

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