Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a passagem "Estima-se que ocorram cerca de 500 mil agressões por ano contra criança de até 14 anos, ou seja, quase uma por minuto", linhas 02-03, é correto afirmar que:
o verbo da primeira oração está na voz ativa, e a segunda oração é substantiva subjetiva
o verbo da primeira oração está na voz ativa, e a segunda oração é substantiva objetiva direta
o verbo da primeira oração está na voz passiva, e a segunda oração é substantiva subjetiva
o verbo da primeira oração está na voz passiva, e a segunda oração é substantiva objetiva direta
LEIA ATENTAMENTE O ENUNCIADO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 17 E 18.
"Ficava no quartinho dos fundos e havia sempre tanta gente e tanto movimento na casa que às vezes até se esqueciam da existência dele."
Os termos "sempre", "tanto" e "da existência dele", sublinhados no enunciado, estão corretamente classificados quanto a sua função sintática, respectivamente, em:
objeto direto - adjunto adnominal - objeto indireto
objeto direto - adjunto adverbial - objeto direto
adjunto adverbial - adjunto adverbial - objeto indireto
adjunto adverbial - adjunto adnominal - objeto indireto
O período Nosso país se tornará grande apenas quando conseguir delimitar e enfrentar seus problemas (9º parágrafo) foi reescrito abaixo de cinco formas distintas, alterando-se a posição do termo apenas. Das cinco alterações, foi mantido o sentido original do texto em:
O emprego do acento grave que indica a crase é obrigatório, de acordo com a norma-padrão, no a que está destacado em:
Julgue os itens a seguir acerca do texto I.
I - Os vocábulos Ele (linha 2), presença quieta e discreta (linhas 2 e 3) e lo (linha 5) pertencem à mesma cadeia coesiva cujo referente é o termo Mario (linha 1).
II - No período Tantas que um dia ele observou: acho que a Mafalda pensa que eu sou uma centopeia. (linhas 4 e 5), as orações introduzidas pela conjunção que(linha 4) mantêm a mesma relação de sentido.
III - O texto pertence ao gênero narrativo, visto que apresenta um episódio hilariante da vida do escritor Mario Quintana, contado por Luís Fernando Veríssimo.
IV- A substituição da preposição de por para em Teve alguma dificuldade em sair do banco de trás (linhas 6 e 7) não implica prejuízo semântico, apenas sintático.
V - Ao utilizar como recurso a fala de Mario Quintana, o objetivo de Luís Fernando Veríssimo foi ratificar a afirmação presente na linha 1 do texto.
A quantidade de itens certos é igual a
NAS QUESTÕES 04 E 05, ASSINALE A OPÇÃO EM QUE AMBAS AS PALAVRAS ESTEJAM GRAFADAS INCORRETAMENTE.
Todos os verbos a seguir possuem a mesma predicação, EXCETO:
Ninguém entendia a ele.
Resistiram aos invasores.
As professoras acreditavam neles.
Desconfiamos de todos os argumentos.
Das modificações feitas abaixo na redação da última oração do período O principal argumento contra a adoção de cotas para mulheres no Parlamento afirma que elegeríamos vereadoras, deputadas e senadoras despreparadas para a função, dado que só chegariam lá por conta da nova lei (7º parágrafo), aquela em que houve alteração substancial do sentido original é:
As palavras do presidente venezuelano "enquanto nós, governantes, vamos de conferência em conferência, nossos povos vão de abismo em abismo" (linha 17-19) estão estruturadas num período cujas orações estão numa relação de sentido de:
concomitância;
causalidade;
proporcionalidade;
conformidade;
comparação.
A expressão em destaque está grafada de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...