Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
LEIA ATENTAMENTE AS TRÊS AFIRMATIVAS NAS QUESTÕES DE 16 A 20. ELAS PODEM APRESENTAR DESVIO(S) QUANTO À NORMA CULTA DA LÍNGUA, TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA, RE-GÊNCIA, CONJUGAÇÃO, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA. A SEGUIR, ASSINALE, PARA CADA QUESTÃO:
I. No processo, seguiram anexas as fotos dos carros e recorreu-se, posteri-ormente, a medidas de urgência.
II. Os políticos visavam o bem estar da população e chegaram a perdoar os maiores devedores.
III. Não gosto de assistir a apresentações teatrais em que os produtores das peças se esquecem de problematizar o cotidiano.
Quem poderia imaginar que os Estados Unidos um dia reconheceriam ter alguma coisa a aprender com a democracia brasileira? Depois do confuso resultado da última votação presidencial nos Estados Unidos, o jornal
(Veja
on-line)Segundo o texto, pode-se inferir que os Estados Unidos:
tiveram problemas na apuração de votos, em sua última eleição presidencial.
reconheceram, na última eleição, que o Brasil é o país mais democrático da América Latina.
buscaram, no Brasil, políticos que apurassem os votos de sua eleição presidencial.
realizaram com sucesso sua primeira eleição nacional inteiramente eletrônica.
Leia o texto abaixo e responda às perguntas que seguem.
Nas reescrituras da oração "Como elas têm algumas vantagens fiscais..." (linhas 13-14) feitas abaixo, houve alteração substancial do sentido na opção:
Tendo elas algumas vantagens fiscais...
Em razão de elas terem algumas vantagens fiscais...
Contanto que elas tenham algumas vantagens fiscais...
Visto que elas têm algumas vantagens fiscais...
Pelo fato de terem elas algumas vantagens fiscais...
Com base nos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os seguintes itens.
A organização sintático-semântica do texto nas linhas 3 e 4 permite, sem prejuízo da correção gramatical, assim se iniciar o quarto período: É porque há uma simpatia.Aponte o grupo de palavras que, respectivamente, tem o significado de: MERGULHAR - ILUSTRE PRESTES A ACONTECER - VIR À TONA
Nas questões de 15 a 20, marque o item sublinhado que apresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.
A primeira expedição científica à(A) Amazônia foi feita em 1638 por George Marcgrave, um naturalista alemão. Até o final do século XVII, o que se procuravam(B) eram animais exóticos, dentro da ótica do "estranho mundo novo": peixe que dá choque, aranhas gigantes, mamíferos que vivem submersos nos rios. Nos séculos seguintes, o objetivo passou a ser a coleta do maior número possível de bichos de diferentes espécies. Até os anos 40, os museus estrangeiros pagavam coletores profissionais(C) para levar espécimes(D) da fauna e flora nacionais(E) para suas coleções. O Brasil só assumiu a pesquisa científica na Amazônia há poucas décadas. Agora, a idéia é conhecer para preservar.
(Baseado em Flávia Varella, Veja - Amazônia, 24/12/1997)
LEIA ATENTAMENTE AS TRÊS AFIRMATIVAS NAS QUESTÕES DE 16 A 20. ELAS PODEM APRESENTAR DESVIO(S) QUANTO À NORMA CULTA DA LÍNGUA, TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA, RE-GÊNCIA, CONJUGAÇÃO, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA. A SEGUIR, ASSINALE, PARA CADA QUESTÃO:
I. Nenhum dos presentes revelou suas intenções e, sendo assim, considerei encerrados as discussões e o problema levantado.
II. O certo é que todos vêm a necessidade de que se discuta os critérios de demissões.
III. Custou-nos entender que os diretores da escola informariam aos pais dos alunos de que seriam suspensos.
Assinale a alternativa que tem corretamente definido, entre parênteses, o Modo do(s) verbo(s) em destaque na frase.
Certamente chegaremos lá. (Modo Imperativo Afirmativo)
Pensei em uma nova poesia. (Modo Subjuntivo)
As crianças não ouviram, pensaram e falaram. (Modo Imperativo Negativo
Depois o passarinho mudou seu canto. (Modo Subjuntivo
Eu jamais ouvi uma coisa assim. (Modo Indicativo)
Aponte a alternativa em que há pontuação gramaticalmente INACEITÁVEL.
Todos nós, brasileiros, somos responsáveis pelo progresso do país.
Na última eleição, os políticos gastaram milhões de reais em suas campanhas.
Amo viver nesta terra catarina, em que nasceram meus pais.
Um desafio do candidato a cargo público, é descobrir, o perfil de seu eleitor.
Leia o texto abaixo e responda às perguntas que seguem.
A frase "É assim que nascem as Organizações Não- Governamentais (ONGs)" (linhas 3-4) poderia ser redigida na forma "Assim nascem as Organizações Não-Governamentais (ONGs)", sem que houvesse alteração substancial do sentido. Isto porque:
na segunda construção foram mantidos os elementos acessórios para a expressão do pensamento, após a exclusão do essencial;
a expressão é que, de valor adverbial, não interfere no núcleo do pensamento contido na frase;
tanto na primeira quanto na segunda frase o mesmo termo exerce a função de sujeito: assim;
em ordem direta ou em ordem inversa, as duas frases reproduzem essencialmente o mesmo sentido;
a expressão é que apenas dá realce à idéia contida no verbo, com valor para o discurso, mas sem valor para a sintaxe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...