Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É correto afirmar que, quanto à colocação pronominal da frase Te dana! (linha 12),
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Analise a colocação pronominal em: o controle da população dos mosquitos transmissores torna-se uma arma importante e assinale a alternativa que contenha uma afirmação correta:
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Sobre a colocação pronominal, as alternativas a seguir contêm justificativas ou análises sobre a forma como os pronomes foram empregados. Assinale a correta.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2017
Assinale a alternativa em que o pronome pessoal está corretamente empregado.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Assinale a alternativa em que o pronome em destaque está empregado com o mesmo sentido de posse que tem o pronome lhe, na passagem Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos...
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Assinale a alternativa em que a frase baseada nas falas dos quadrinhos apresenta emprego e colocação de pronomes de acordo com a norma-padrão.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2017
Quanto à colocação pronominal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em O que há de tão difícil de se compreender nisso?, tem-se um caso de próclise, que se dá em função da presença da preposição de.
( ) Em Enfim, sem nunca atingir o fim, imaginando-se uma Gaivota [...], tem-se um caso de ênclise, justificado pela presença do artigo uma.
( ) Em [...] que viagem ao inusitado mais lhe compraz., tem-se um caso de próclise, que se dá em função da presença do advérbio mais.
( ) Em Por mais e mais, qual a serventia dessa asas enormes, herança genética de seus pais e que lhe confere enorme envergadura?, tem-se um caso de próclise, que se dá em função da presença da partícula que.
No caso de uma discussão, é preciso que os contendores reconheçam essa discussão como uma forma de diálogo, que não vejam nessa discussão uma oportunidade para suas vaidades, mas que se aproveitem dessa discussão para pôr à prova a força de seus argumentos.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
Assinale a alternativa em que, obedecendo-se, ao uso e à colocação adequada, substituiu-se, sem perder o sentido original, corretamente por um pronome oblíquo, o equívoco cometido pela personagem em "-Agente chama ela de Te.
Observe as frases abaixo:
Estimo aquele policial.
Resistimos aos ladrões.
Considero Paulo o melhor policial.
Substituindo as palavras destacadas por um pronome oblíquo, temos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...