Questões de Língua Portuguesa

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Para responder a esta questão, observe a seguinte passagem: Mas celebrar é vital – e nada como algumas datas marcadas para lembrar que a vida não é apenas luta; é também a possível alegria. Assinale a alternativa que dá a essa passagem nova pontuação, também de acordo com a norma-padrão.

  • A. Mas, celebrar, é vital; e nada como algumas datas marcadas para lembrar, que a vida, não é, apenas, luta; é, também, a possível alegria.
  • B. Mas, celebrar é vital. E nada como algumas datas marcadas para lembrar que a vida não é apenas luta; é também a possível alegria.
  • C. Mas celebrar é vital. E nada como algumas datas marcadas, para lembrar que a vida não é apenas, luta; é também: a possível alegria.
  • D. Mas celebrar é vital, e nada como: algumas datas marcadas para lembrar que a vida, não é apenas luta; é também a possível alegria.
  • E. Mas celebrar, é vital; e nada como algumas datas marcadas, para lembrar que: a vida não é apenas luta; é também, a possível alegria.

Para responder a esta questão, observe o trecho destacado na passagem: Não é preciso encarar a juventude, os primeiros sucessos, o começo de uma relação que já foi encantada, como perda irremediável: tudo continua com a gente. Assinale a alternativa que substitui esse trecho com pontuação e sentido adequados ao contexto.

  • A. ... perda irremediável, ora tudo...
  • B. ... perda irremediável; caso tudo...
  • C. ... perda irremediável, pois tudo...
  • D. ... perda irremediável; portanto tudo...
  • E. ... perda irremediável, onde tudo...

O termo destacado em “não eram obstáculos, mas precondições” indica uma relação de

  • A. contraste.
  • B. conclusão.
  • C. acréscimo.
  • D. alternância.
  • E. simultaneidade.

O uso do acento grave em “proteção à floresta” justifica-se, pois

  • A. a palavra “proteção” está determinada pelo artigo “a”.
  • B. “proteção” e “floresta” são duas palavras de gênero feminino.
  • C. o termo “a” trata-se de um monossílabo tônico nesta expressão.
  • D. o termo regente admite o artigo “a” diante do termo regido “floresta”.
  • E. “proteção” exige a preposição “a”, e, ainda, “floresta” admite o artigo feminino “a”.

O primeiro parágrafo do texto é composto, em sua estrutura, por duas frases em que

  • A. a 1ª é a causa da 2ª
  • B. a 1ª é uma consequência da 2ª.
  • C. a 2ª confirma a informação da 1ª.
  • D. a 2ª faz oposição à informação da 1ª.
  • E. as informações são complementares.

O elemento destacado em “presciência” tem seu sentido explicitado no próprio texto, em “Ele compreendeu antes”. O mesmo elemento com o mesmo sentido pode ser identificado em

  • A. prestação.
  • B. empresas.
  • C. preservação.
  • D. empréstimo.
  • E. precondições.

Dentre os fragmentos em destaque, assinale aquele cuja palavra sublinhada NÃO se trata de uma expressão referencial.

  • A. “Ele compreendeu antes que a maioria...”
  • B. “Essa foi a gênese da reserva extrativa,...”
  • C. “... eu o vi apresentar poderosos argumentos...”
  • D. ... que organizei para ele aos Estados Unidos,...”
  • E. “... tudo por que ele havia lutado estivesse perdido.”

O período: “Enquanto governos fazem pose e se engalfinham nas negociações da ONU quanto ao controle do clima, cerca de 50 nações já adotaram sistemas de mercado ou de impostos sobre as emissões de carbono, para um total de mais de 20% das liberações mundiais.” (5º§) inicia-se por uma oração que exprime

  • A. um fato contrário ao da oração principal.
  • B. a causa do que se declara na oração principal.
  • C. a consequência do se afirma na oração principal.
  • D. a finalidade daquilo que se afirma na oração principal.
  • E. o tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal.

Considerando aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. Procedimentos rotineiros incorporados ao longo do tempo, como as formas de tratamento e de cortesia, o emprego de jargões técnicos específicos, a estrutura dos expedientes e a fixação dos fechos, definem um padrão oficial para a linguagem a ser empregada na redação das comunicações oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os advérbios interrogativos, empregados nas interrogações diretas e indiretas são: causa, lugar, modo e tempo. Dessa forma, classifique as orações abaixo de acordo com cada situação:

I Preciso saber por que ele veio à festa.

II Como saberemos as médias finais?

III Não sei onde estão os presentes de Natal.

IV Quando haverá novos professores?

Assinale a alternativa que traz, CORRETA e ordenadamente, as classificações dos advérbios interrogativos.

  • A. causa, modo, lugar e tempo.
  • B. lugar, tempo, modo e causa.
  • C. causa, lugar, tempo e modo.
  • D. tempo, causa, modo e lugar.
  • E. tempo, lugar, causa e modo.
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