Questões de Língua Portuguesa

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De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, com relação ao sinônimo das palavras e levando-se em conta o contexto em que estão inseridas, assinale a alternativa incorreta.

  • A. “obséquios” (1º parágrafo) é sinônimo de “gentilezas”.
  • B. “benesses” (1º parágrafo) é sinônimo de “medidas”.
  • C. “Coibir” (3º parágrafo) é sinônimo de “reprimir”.
  • D. “Negligenciar” (5º parágrafo) é sinônimo de “desconsiderar”.
  • E. “Parcimônia” (6º parágrafo) é sinônimo de “prudência”.

No início do 2º parágrafo, a conjunção “mas” (linha 4) foi empregada para

  • A. introduzir uma informação que quebra a expectativa gerada pela oração anterior.
  • B. apresentar uma explicação para o fato relatado na oração anterior.
  • C. indicar uma ideia de causa em relação à oração anterior.
  • D. relacionar duas informações que se complementam sintaticamente.
  • E. apresentar um fato que corresponde à intenção da mãe ao castigar Paulo.

Se, em “A mãe botou-o de castigo” (linha 4), fosse inserido o advérbio não logo após o substantivo “mãe”,

  • A. a mesóclise seria obrigatória.
  • B. a ênclise seria facultativa.
  • C. a próclise seria proibida.
  • D. a próclise seria facultativa.
  • E. a próclise seria obrigatória.

Sobre os aspectos gramaticais que envolvem o 2o período do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. De acordo com a norma padrão, o trecho “Um dia, chegou em casa” (linhas 1 e 2) deveria ser escrito da seguinte maneira: Um dia, chegou a casa.
  • B. A oração “que vira no campo dois dragões da independência” (linhas 2 e 3) desempenha o papel de objeto indireto em relação à anterior.
  • C. A redação o qual cuspia fogo e lia fotonovelas poderia substituir a oração “cuspindo fogo e lendo fotonovelas” (linha
  • D. A oração “cuspindo fogo” (linha 3) apresenta sujeito indeterminado.
  • E. “fogo” (linha 3) e “fotonovelas” (linha 3) desempenham funções sintáticas diferentes.

São acentuados pela mesma regra os vocábulos

  • A. “Ministério” e “Saúde”.
  • B. “Saúde e “Órgãos”.
  • C. “referência” e “área”.
  • D. “é” e “País”.
  • E. “País” e “Único”.

Considerando a norma padrão, assinale a alternativa correta sobre o emprego dos mecanismos de coesão no texto e a relação entre as partes que o compõem.

  • A. A conjunção “para” (linha 1) introduz uma ideia de finalidade e poderia ser substituída por afim de.
  • B. A conjunção “e” (linha 2), excepcionalmente, foi empregada como um conectivo adversativo.
  • C. No trecho “Após a solenidade” (linhas 5 e 6), o termo destacado retoma “evento” (linha 1), por isso poderia ser substituído por esta solenidade
  • D. O pronome “deste” (linha 3) não poderia, sob hipótese alguma, ser substituído por desse.
  • E. A conjunção “Após” (linha 5) foi empregada para expressar uma ideia de consequência.

Caso fosse necessário substituir os termos destacados, no período “apresentar a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e o balanço de transplante do primeiro semestre deste ano.” (linhas de 1 a 3), por apenas um pronome oblíquo, a nova redação, conforme a norma padrão, deveria ser

  • A. apresentá-las.
  • B. apresentá-los.
  • C. apresentar-lhe.
  • D. apresentar-lhes.
  • E. apresentar-los.

No último parágrafo do texto, o autor conclui sua tese afirmando que “[...] é preciso transformar a maneira de ver as pessoas com transtornos mentais como os ‘outros’” (linhas 37 e 38). A respeito desse período, assinale a alternativa correta.

  • A. Para transformar a maneira como as pessoas com transtornos mentais são vistas, é preciso que observemos exaustivamente as dificuldades dos outros.
  • B. Mudar a forma de ver as outras pessoas, incluindo-as ativamente, significa que cada um precisa auxiliar, com mais humanidade, os seres mais excluídos.
  • C. A grande transformação social se dará pela negação da exclusão, uma vez que todos podem participar ativamente da construção de uma nova forma de ver aqueles que sofrem de transtornos.
  • D. O uso das aspas chama a atenção para o pronome indefinido “’outros’”, sugerindo que este vocábulo funciona como palavra-chave e a significação dele pode extrapolar o sentido literal.
  • E. O período é utilizado para explicar a ideia de inclusão ativa, segundo a qual o próprio sujeito que se sente marginal consegue transformar sua situação de interação social, passando de excluído para incluído.

A respeito da construção do primeiro parágrafo e à luz da gramática normativa da língua portuguesa, é correto afirmar que

  • A. o pronome “elas” (linha 3) refere-se à expressão “redes sociais” (linha 1).
  • B. o vocábulo “onde” (linha 3) poderia ser substituído por aonde, sem acarretar prejuízo sintático ou semântico.
  • C. o núcleo do sujeito da primeira oração é “redes sociais”.
  • D. o vocábulo “que” (linha 5) tem valor de pronome relativo e desempenha função de sujeito.
  • E. a vírgula utilizada no segundo período é facultativa.

Considerando o contexto, a palavra “vultosos” (3º§) atribui a “investimentos” uma característica que se relaciona, quanto ao campo semântico, a dados

  • A. equitativos.
  • B. pejorativos.
  • C. quantitativos.
  • D. qualificativos.
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