Questões de Língua Portuguesa

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No segundo parágrafo (ℓ.12-28), explorou-se o adjetivo em sua potencialidade como índice de avaliação, recurso para expressar uma valoração do referente.

O segmento que comprova essa afirmativa é

  • A. derrubada criminosa (ℓ.15).
  • B. mudanças climáticas (ℓ.18).
  • C. negócio bilionário (ℓ.19).
  • D. conflitos fundiários (ℓ.20).
  • E. origem responsável (ℓ.26).

Nos trechos dispostos nas opções abaixo, as palavras em destaque têm função gramatical de conferir algum atributo àquelas que as sucedem. Essa afirmação só NÃO é válida para

  • A. ... descobrimos que foi a melhor decisão.
  • B. ... quando sofre os impactos negativos dos nossos maus hábitos.
  • C. E entre as maiores ameaças à saúde do seu amigo do peito ...
  • D. Ele bate mais forte quando estamos apaixonadas, ...
  • E. ... é capaz de causar grandes problemas, ...

“A exaltação da juventude como o período áureo da existência humana é um mito das sociedades ocidentais.” (8º parágrafo). O adjetivo em destaque é empregado no sentido figurado. O mesmo ocorre na seguinte frase:

  • A. O estranho objeto espalhava por toda a praia uma luz argêntea.
  • B. O projeto prevê a construção de uma estufa de paredes vítreas.
  • C. A exposição a fluidos corpóreos oferece riscos a profissionais da saúde.
  • D. Os direitos individuais e coletivos constituem cláusula pétrea de nossa constituição.

“Se me for dado o privilégio de chegar aos noventa em pleno domínio da razão, é possível que uma imagem de agora me cause impressão semelhante.” (2º parágrafo) A palavra semelhante, que nessa frase é um adjetivo, tem a possibilidade de assumir outro significado e classe gramatical quando anteposta ao substantivo. Essa mesma possibilidade caracteriza a palavra destacada na seguinte frase:

  • A. A memória suprime por conta própria experiências traumáticas.
  • B. A criatura temível era onipresente em nossas vidas.
  • C. Havia probabilidade elevada de morrer cedo.
  • D. Aprender a viver é adquirir luz própria.

O texto 1 fala de uma adolescente vulnerável; o adjetivo vulnerável significa “sujeito a ser atacado” (Houaiss, 1961).

O adjetivo abaixo, formado com o mesmo sufixo, que tem seu valor semântico indicado corretamente é:

  • A. tinta indelével – que não mancha;
  • B. realidade tangível – que pode ser modificada;
  • C. pessoa irascível – que se irrita com facilidade;
  • D. desempenho sofrível – que se apoia no sofrimento;
  • E. depoimento irretocável – que pode ser tocado.

O adjetivo espinhoso dado ao substantivo analgésico no título do texto 1 é justificado por:

  • A. destinar-se a problemas sérios de algumas dores;
  • B. originar-se de um cacto, planta com espinhos;
  • C. esbarrar com dificuldades para sua criação;
  • D. produzir efeitos colaterais perigosos;
  • E. aparentar-se com opiáceos, semelhantes à morfina.

Releia o trecho a seguir.

“O descaso transparece em contextos incompatíveis com a dignidade humana e a responsabilidade técnica. Em 41% das unidades, não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações.”

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não qualifica outra nesse trecho.

  • A. Incompatíveis
  • B. Humana
  • C. Técnica
  • D. Fiscalizações

Considere o período a seguir:

De todas as comparações sobre o amor, feitas ao longo de 8.000 anos, a mais próxima da essência do sentimento que, segundo Dante "move o Sol e as outras estrelas", é a de dois trens parados na mesma estação, mas com destinos diferentes.

São acentuados, pelos mesmos motivos das palavras em destaque, respectivamente, os vocábulos:

  • A. rubrica / presença
  • B. agil / retem
  • C. corrego / incendio
  • D. melancia / agudo
  • E. aprazivel / apatia

As palavras do texto acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica são

  • A. cóclea / células.
  • B. frequências / destruídas.
  • C. responsável / média.
  • D. frágeis / música.
  • E. ondulatório / daí.

As palavras: benefício, já, próprio, experiência e romântica, de acordo com a regra de acentuação gráfica, podem ser classificadas, respectivamente, como:

  • A. proparoxítona, oxítona, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.
  • B. paroxítona, oxítona, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.
  • C. paroxítona, monossílaba tônica, paroxítona, paroxítona e proparoxítona.
  • D. paroxítona, monossílaba tônica, proparoxítona, paroxítona e proparoxítona.
  • E. proparoxítona, monossílaba tônica, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.
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