Questões de Língua Portuguesa

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Que trecho está pontuado de acordo com a norma-padrão?

  • A. O filme Narradores de Javé, de Eliane Caffé, mostra como os relatos orais unem uma comunidade: quando descobrem que o vilarejo de Javé vai ser submerso pelas águas de uma represa, seus habitantes se organizam para tentar salvá-lo por meio de narrativas sobre os acontecimentos da região.
  • B. O filme Narradores de Javé de Eliane Caffé, mostra como os relatos orais unem uma comunidade. Quando descobrem, que o vilarejo de Javé vai ser submerso pelas águas de uma represa, seus habitantes se organizam para tentar salvá-lo por meio de narrativas sobre os acontecimentos, da região.
  • C. O filme Narradores de Javé, de Eliane Caffé, mostra como, os relatos orais unem uma comunidade, quando descobrem que o vilarejo de Javé vai ser submerso, pelas águas de uma represa, seus habitantes se organizam, para tentar salvá-lo por meio de narrativas sobre os acontecimentos da região.
  • D. O filme Narradores de Javé de Eliane Caffé mostra como os relatos orais unem uma comunidade; quando descobrem, que o vilarejo de Javé vai ser submerso pelas águas, de uma represa, seus habitantes se organizam para tentar salvá-lo por meio de narrativas sobre os acontecimentos da região.
  • E. O filme Narradores de Javé, de Eliane Caffé mostra como, os relatos orais unem uma comunidade — quando descobrem que o vilarejo de Javé vai ser submerso pelas águas de uma represa; seus habitantes se organizam para tentar salvá-lo por meio de narrativas sobre os acontecimentos da região.

Em qual período, o pronome átono que substitui o sintagma em destaque tem sua colocação de acordo com a norma-padrão?

  • A. O porteiro não conhecia o portador do embrulho – conhecia-o
  • B. Meu pai tinha encontrado um marinheiro na praça Mauá – tinha encontrado-o
  • C. As pessoas relatarão as suas histórias para o registro no Museu – relatá-las-ão
  • D. Quem explicou às crianças as histórias de seus antepassados? – explicou-lhes
  • E. Vinham perguntando às pessoas se aceitavam a ideia de um museu virtual – Lhes vinham perguntando

Observe a grafia das palavras do trecho a seguir.

A macro-história da humanidade mostra que todos encaram os relatos pessoais como uma forma de se manterem vivos. Desde a idade do domínio do fogo até a era das multicomunicações, os homens tem demonstrado que querem pôr sua marca no mundo porque se sentem superiores.

A palavra que NÃO está grafada corretamente é

  • A. macro-história
  • B. multicomunicações
  • C. tem
  • D. pôr
  • E. porque

Considere a estrutura sintática do período “Uma rápida análise da história da humanidade deixa clara a importância do registro escrito na história dos povos e em suas relações.” (l.20-22). O período que apresenta a mesma estrutura sintática é:

  • A. O artista criou o quadro mais polêmico da exposição.
  • B. O jornalista escolheu o seu principal colaborador para o evento.
  • C. A empresa instituiu uma apresentação oficial dos novos funcionários.
  • D. A equipe de publicidade encontrou os felizes ganhadores dos pacotes premiados.
  • E. Os pesquisadores consideraram confiáveis os dados sobre o crescimento demográfico.

Na oração Sucintas revisões das trajetórias das comunidades ágrafas revelam-se fantásticas, o termo que obriga a flexão de gênero do adjetivo fantástica é

  • A. sucintas
  • B. revisões
  • C. trajetórias
  • D. comunidades
  • E. ágrafas

Para evitar a ambiguidade do verbo poder no trecho “O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las” (l.13-14), esse verbo deve ser substituído por

  • A. ser possível
  • B. ter a ocasião de
  • C. suspender
  • D. suportar
  • E. saber

O verbo perpassar no trecho “A memória coletiva perpassa pelas histórias orais” (l.23-24) tem o sentido de

  • A. reconhecer
  • B. roçar de leve
  • C. fazer correr
  • D. passar ao longo de
  • E. decorrer

 

Que trio de palavras apresenta uma gradação no significado?

  • A. louvar – vangloriar-se – jactar-se (Texto I)
  • B. encomenda – pacote – recortes (Texto I)
  • C. passageira – imaginário – enrolada (Texto I)
  • D. registrar – preservar – transformar (Texto II)
  • E. necessidades – medos – sonhos (Texto II)

 

As orações abaixo podem ser unidas por meio de conectivos em um só período deixando-se evidentes as relações indicadas entre parênteses.

I - O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI. (oração principal)

II - O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos (concessão à oração principal)

III - O Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil. (justifi cativa da oração principal)

O período que resulta dessa união, respeitando-se as relações indicadas, a coesão textual e a norma-padrão, é:

  • A. O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos e nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil; logo já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • B. Embora tenha sido criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • C. Como foi criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil, na medida em que já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • D. O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois foi criado há mais de 20 anos como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • E. Quando nasceu, o Museu da Pessoa, que foi criado há mais de 20 anos, já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI; além disso, era um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.

 

Para evitar a repetição do que, é possível chegar a uma solução que conserva as informações contidas no trecho “o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados” (l.18-22), mantém a norma-padrão e o número de períodos. Essa solução é:

  • A. o Museu da Pessoa realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia, incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, e seu acervo.
  • B. Com um acervo incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória, multiplicando e democratizando sua metodologia.
  • C. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo. Este, composto por 15 mil histórias de vida, é integrado também por 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • D. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, composto por 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • E. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória. Com isso, multiplicaram e democratizaram sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.
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