Questões de Língua Portuguesa

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A opção em que há uma palavra intrusa exatamente por apresentar uma motivação (regra) para a acentuação diferente das demais é:

  • A. têm — dê — vê.
  • B. auxílio — Amazônia — tragédia.
  • C. gastá — inté — fizé.
  • D. porém — amém — aquém.

A acentuação das palavras “artístico”, “admissível” e “alguém”, retiradas do texto, justifica-se, respectivamente, conforme as regras de acentuação das palavras da língua portuguesa, pois

  • A. marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a e com acento agudo as palavras oxítonas terminadas em em.
  • B. marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas, com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.
  • C. marcam-se com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha a vogal i, com acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas terminadas em l e todas as palavras oxítonas que tenham a vogal e na última sílaba.
  • D. marcam-se com acento agudo as vogais i e e das palavras em língua portuguesa sempre que elas estiverem na sílaba tônica, independentemente de tratar-se de uma proparoxítona, paroxítona ou oxítona.
  • E. marcam-se com acento agudo a vogal i das palavras proparoxítonas que não sejam terminadas em ditongo, com acento agudo as palavras paroxítonas que têm na penúltima sílaba a vogal i seguida das consoantes v ou f, como em hífen, e com acento agudo as oxítonas terminadas em em ou ens.

Marque a alternativa correta com relação às regras de acentuação das palavras:

I. área, princípios, múmia, inocência, matéria são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

II. saída, escrúpulo, mínimo, português são acentuadas porque são proparoxítonas.

III. pé, gigolô, público, indispensável recebem acento por serem oxítonas.

IV. português, até, roubá-las, gigolô recebem acento porque são oxítonas terminadas em A, E e O.

V. saída é acentuada, pois o I é a única vogal na sílaba formando um hiato.

  • A. está correta apenas a alternativa I.
  • B. estão corretas apenas as alternativas I, IV e V.
  • C. estão corretas apenas as alternativas II e III.
  • D. estão corretas apenas as alternativas I e V.
  • E. está correta apenas a alternativa V.

Assinale a opção que segue a mesma regra de acentuação gráfica presente na palavra destacada no excerto “por necessidade profissional e também para conhecer o inimigo”:

  • A. “Você quer mesmo ser cientista”.
  • B. “receber outras formas de avaliação são estímulos fortes”.
  • C. “estrutura do sistema de recompensa do cérebro”.
  • D. “na forma de adjetivos associados à sua pessoa”.
  • E. “uso do Facebook para cada voluntário”.


Em relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.

As palavras “consultório”, “área” e “várias” são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa que preenche as lacunas, correta e respectivamente, conforme a norma-padrão da língua portuguesa é:

  • A. tenha … em … portanto
  • B. tenham … para … porque
  • C. tenha … por … conforme
  • D. tenham … com … então
  • E. tenham … de … porém

Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes e a regência das palavras estão de acordo com a norma- -padrão da língua portuguesa.

  • A. Não informaram-me que preferiam doces do que salgados.
  • B. Mesmo que nos convidem, não estamos habituados a festas.
  • C. Fiquei responsável de cuidar da criança, mesmo que não paguem-me.
  • D. Este é o livro em que mais gosto de ler quando sobra-me tempo.
  • E. Me trouxeram brinquedos prejudiciais em crianças muito pequenas.

Em qual alternativa o termo destacado tem a função de qualificar outra palavra?

  • A. Aonde você vai com esse botão de rosa?
  • B. Vou dar pra Rosinha!
  • C. Mas por que você não dá logo uma rosa aberta?
  • D. Até eu ter coragem…
  • E. … de falar com ela...

Assinale a alternativa em que o emprego do sinal da crase está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. O texto refere-se à pais que desejam compensar ausência física.
  • B. As crianças ficam ocupadas de segunda à domingo, o que gera estresse.
  • C. À partir do próximo mês, ela terá outros compromissos.
  • D. Ontem à tarde, ela não foi ao cinema porque estava com febre.
  • E. A mãe levou à filha para o curso de inglês e de informática.

Na frase – O estresse diário, comum na vida de adultos, não deveria fazer parte da realidade das crianças. – a palavra destacada apresenta sentido contrário de

  • A. conhecido.
  • B. raro.
  • C. frequente.
  • D. banal.
  • E. habitual.
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