Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
O tempo verbal indicado por estaria em [...] pois sua filha estaria doente [...], de acordo com o contexto, produz o mesmo efeito de sentido visto em (considerar os termos destacados)
Língua Portuguesa - Conjunções - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Considerando as relações estabelecidas pelo termo destacado em No caso da segunda estudante, a AGU reiterou os mesmos argumentos, pois ela foi aprovada em apenas duas das seis matérias cursadas no primeiro semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Bahia, [...] (5º§), assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas poderiam substituí-lo, preservando a correção semântica.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Analise as afirmativas.
I. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não pode ser obrigado a prorrogar contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes com baixo rendimento acadêmico.
II. Em duas ações, as estudantes pediam a prorrogação do financiamento estudantil, independentemente do baixo rendimento acadêmico por elas apresentado. Uma das autoras alegava que enfrentou problemas pessoais, pois sua filha estaria doente, o que a levou a ter um baixo rendimento na universidade.
De acordo com as expressões destacadas nos trechos anteriores, assinale a alternativa correta.
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. Convite encaminhado ao superintendente da SUFRAMA para participar de evento relacionado ao desenvolvimento da região Norte deve ser feito por meio de aviso, expediente cuja finalidade é tratar de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. O texto a seguir está adequado, quanto ao conteúdo, para compor, como introdução, um expediente do padrão ofício cuja finalidade seja apenas o encaminhamento de documentos: Encaminho, para análise e parecer, a anexa cópia do memorando n.º 1, de 30 de janeiro de 2014, da Coordenação Geral de Recursos Humanos, acerca da contratação de novos analistas técnico-administrativos para a SUFRAMA.
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. Nos expedientes oficiais destinados ao governador do estado do Amazonas, devem ser utilizados o pronome de tratamento Vossa Excelência e o fecho Respeitosamente, independentemente do nível hierárquico do emissor do documento.
No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantém-se a correção gramatical se o trecho Atualmente, mais de 600 empresas estão instaladas no Polo Industrial de Manaus (l.16-17) for reescrito como: Atualmente, existe mais de 600 empresas no Polo Industrial de Manaus.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No trecho contam com diversos incentivos (l.6-7), o verbo contar está empregado como sinônimo de enumerar.Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo Os empreendimentos instalados na ZFM (l.6) é sujeito do verboestimular (l.7).
No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A inclusão da vírgula imediatamente após brasileiros (l.20) altera o sentido do texto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...