Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.
I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.
II - Na busca do eu profundo, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.
III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.
IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil).
Assinale a alternativa onde há apenas representantes do Romantismo Brasileiro.
O Realismo, no Brasil, iniciou-se em 1881 com a obra:
As obras São Bernardo, Angústia e Vidas Secas pertencem a:
Leia os itens e, quanto aos autores - obras, assinale a alternativa correta.
I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)
III - O Ateneu (Raul Pompeia)
IV - Broquéis (Cruz e Sousa)
V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto)
O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.
Língua Portuguesa - Morfologia - Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO) - 2017
Observando o vocabulário de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical das palavras destacadas no texto, respectivamente.
No que concerne aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.
Os vocábulos africanos (l.16) e correr (l.18), originalmente pertencentes à classe dos adjetivos e dos verbos, respectivamente, foram empregados como substantivos no texto.Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.
Dois processos morfológicos atuam na formação do advérbio infelizmente (l.10). Dadas as propriedades dos afixos presentes, verifica-se uma ambiguidade estrutural referente à ordem de ocorrência desses processos: pode-se primeiramente adicionar o prefixo in- ao adjetivo feliz, e, depois o sufixo mente, ou, ao contrário, pode-se adicionar primeiro o sufixo e, depois, o prefixo.Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência correta em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...