Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil).

  • A. Todos os itens estão corretos.
  • B. Apenas II, III e IV estão corretos.
  • C. Apenas I, II e III estão corretos.
  • D. Apenas I, II e IV estão corretos.

Assinale a alternativa onde há apenas representantes do Romantismo Brasileiro.

  • A. Tomás Antônio Gonzaga, Castro Alves, Álvares de Azevedo.
  • B. Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves.
  • C. Casimiro de Abreu, Bernardo Guimarães, Aluísio Azevedo.
  • D. Castro Alves, Gonçalves Dias, Mário de Andrade.

O Realismo, no Brasil, iniciou-se em 1881 com a obra:

  • A. Dom Casmurro
  • B. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • C. O Mulato
  • D. O Ateneu

As obras “São Bernardo”, “Angústia” e “Vidas Secas” pertencem a:

  • A. Jorge Amado
  • B. Érico Veríssimo
  • C. Graciliano Ramos
  • D. José Lins do Rego

Leia os itens e, quanto aos autores - obras, assinale a alternativa correta.

I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

III - O Ateneu (Raul Pompeia)

IV - Broquéis (Cruz e Sousa)

V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto)

  • A. Apenas I, II, IV e V estão corretos.
  • B. Apenas I, II, III e IV estão corretos.
  • C. Apenas II, III, IV e V estão corretos.
  • D. Todos os itens estão corretos.

O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.

  • A. O romance da década de 1930, no Brasil, retomou do regionalismo romântico o interesse pela relação entre os seres humanos e os espaços que eles habitavam, apresentado agora de uma perspectiva mais determinista. Do Realismo, foi recuperado o interesse em estudar as relações sociais.
  • B. O romance de 1930 inova ao abandonar a idealização romântica e a impessoalidade realista, para apresentar uma visão crítica das relações sociais e do impacto do meio sobre o indivíduo.
  • C. O projeto literário do romance da geração de 1930 foi revelar como uma determinada realidade socioeconômica, no caso, o subdesenvolvimento brasileiro, influenciou a vida dos seres humanos.
  • D. A maioria dos autores do romance de 1930 se baseou no conhecimento pessoal da realidade nordestina para desenvolver esse projeto. O escritor Erico Veríssimo foi uma exceção, pois suas obras se voltaram para a relação entre o homem e a sociedade a partir da ampliação dos pampas gaúchos.
  • E. Para tratar das questões sociais regionais, os romances escritos a partir da década de 1930 retomam dois momentos anteriores da prosa de ficção: o regionalismo do Arcadismo e o nacionalismo da primeira geração romântica.

Observando o vocabulário de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical das palavras destacadas no texto, respectivamente.

  • A. adjetivo/ verbo/ substantivo
  • B. adjetivo/ substantivo/ substantivo
  • C. substantivo/ verbo/ adjetivo
  • D. substantivo/ substantivo/ adjetivo
  • E. adjetivo/ substantivo/ adjetivo

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Os vocábulos “africanos” (l.16) e “correr” (l.18), originalmente pertencentes à classe dos adjetivos e dos verbos, respectivamente, foram empregados como substantivos no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

Dois processos morfológicos atuam na formação do advérbio “infelizmente” (l.10). Dadas as propriedades dos afixos presentes, verifica-se uma ambiguidade estrutural referente à ordem de ocorrência desses processos: pode-se primeiramente adicionar o prefixo in- ao adjetivo feliz, e, depois o sufixo –mente, ou, ao contrário, pode-se adicionar primeiro o sufixo e, depois, o prefixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência correta em:

  • A. “Só a autenticidade resolve.” (6º§) – advérbio
  • B. “A mim a resposta parece óbvia.” (6º§) – artigo
  • C. “Alguém alegará que dessa forma aprendiam alguma coisa.” (6º§) – pronome relativo
  • D. “Até quando temos de pensar a respeito das armadilhas da internet...” (7º§) – advérbio
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...