Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
têm - vêm - referem
tem - vem - referem
têm - vem - refere
tem - vêm - refere
têm - vem - referem
Na linha 2, o emprego do sinal indicativo de crase em às suas justifica-se porque o termo vinculadas exige complemento regido pela preposição a e o pronome possessivo suas vem antecedido por artigo definido feminino plural.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Não conheci o rapaz _____ ela falava ontem.o qual
que
com quem
quem
Visando à manutenção do sentido, assinale a alternativa cujo vocábulo pode substituir arautos (linha 13).
visionários
emissários
precursores
defensores
estudiosos
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
A respeito de abreviações, siglas e símbolos, julgue o item abaixo.
O emprego da abreviatura A/C (ao cuidado de) está incluído entre as recomendações atuais para a elaboração de correspondências oficiais.
No trecho ... eu tinha uma gata (gata mesmo, não é metáfora) em cada telhado desta cidade, e olhe que não são poucos os telhados por aqui. (3º§), conclui-se que metáfora é
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam preservados caso a vírgula fosse
introduzida logo após a conjunção Mas, em Mas os cientistas são seres humanos (l.4-5).
omitida logo após a expressão seres humanos, em Mas os cientistas são seres humanos, sujeitos, como qualquer um, aos caprichos da emoção (l.4-6).
empregada logo após o adjetivo afins, em levam-nos a formar coalizões com companheiros que possuem ideias afins e a demonizar os que têm crenças diferentes (l.11-13).
omitida após o pronome nossas, em Assim, quando tomamos conhecimento de crenças que diferem das nossas, temos a tendência de rejeitá-las (l.13-15).
empregada logo após crença, em A mudança de crença ocorre reiteradamente na ciência (l.1-2).
Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Sem prejuízo do sentido original do texto, os dois-pontos empregados logo após sim (l.3) poderiam ser substituídos por vírgula, seguida de dado que ou uma vez que.Todas as palavras a seguir, retiradas do texto, são acentuadas em virtude da mesma regra, à EXCEÇÃO de:
obrigatória.
contrário.
vivências.
experiência
inesquecível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...