Questões de Língua Portuguesa

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“Israel se segura para não usar seus foguetes para destruir as bombas nucleares que o Irã está ou não está construindo, Índia e Paquistão vivem comparando seus respectivos arsenais nucleares como guris comparam seus pipis, a França e a Inglaterra têm a bomba...”.

O referente do pronome destacado no fragmento de texto acima está corretamente identificado, à exceção de um. Assinale‐o.

  • A. se / Israel.
  • B. seus / Israel.
  • C. que / foguetes.
  • D. seus / Índia e Paquistão.
  • E. seus / guris.

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

O texto permaneceria gramaticalmente correto caso o vocábulo “portanto” (l.7) fosse deslocado para o início da oração, da seguinte forma: Portanto, há...

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção cujo excerto apresente, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, as características de texto oficial, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso da norma padrão da língua escrita.

  • A. Insta frisar, que o preenchimento das vagas remanescentes será feito mediante a realização de concurso público, devendo, para tanto, que Vossa Excelência publique em Diário Oficial, essa informação.
  • B. Foi realizado, na tarde de ontem, reunião onde foi deliberada a obrigatoriedade de padronização dos uniformes dos funcionários que fazem a segurança interna do prédio e que estes fossem confeccionados nas cores cinza e preta.
  • C.

    Ilustríssimo Senhor José da Silva,

    Informamos que a listagem de clínicas as quais firmaram convênio com esta secretaria para o ano de 2013 encontram-se à disposição do público no portal eletrônico dos servidores.

  • D.

    Informamos ao Senhor Ministro de que a emposse dos novos servidores acontecerá no dia 15/03/13, às 15h, na sala de reuniões desta seção. Esperamos contar com a vossa agradável presença.

    Atenciosamente,

    João do Nascimento

    Assessor

  • E. Seguem, em anexo, a relação de servidores que aderiram à paralisação da última sexta-feira, 20/3/2013, e o cronograma das reuniões previstas para abril. Solicitamos que os documentos sejam assinados e devolvidos em até três dias, a contar da data do recebimento.

Um exemplo do texto em que a palavra destacada estabelece sentido de hipótese está em:

  • A. “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência de políticos.” (l. 8-10)
  • B. “o deficit de capacitação dos beneficiados não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração.” (l. 29-31)
  • C. “e que, portanto, só trabalharia sob a coerção mais absoluta.” (l. 43-44)
  • D. “o BF não assegura nem a solução do problema da pobreza nem a formação de uma cultura de cidadania ativa, embora seja o primeiro passo indispensável para ambas.” (l. 85-88)
  • E. “Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos, em que a expansão de um direito dá origem a reivindicações por outros direitos.” (l. 88-92)

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:

  • A.

    mostrando o rio = mostrando-o.

  • B.

    como escolher sítio = como escolhê-lo.

  • C.

    transpor [...] as matas espessas = transpor-lhes.

  • D.

    Às estreitas veredas [...] nada acrescentariam = nada lhes acrescentariam.

  • E.

    viu uma dessas marcas = viu uma delas.

No texto,

  • A.

    o título enfatiza uma das dimensões do conceito de trabalho, aquela que diz respeito à sobrevivência das distintas espécies que se confrontam com a natureza inorgânica.

  • B.

    as comparações com o que se nota no reino animal permitem melhor compreensão da natureza dual do homem, ser com aspirações espirituais limitadas por restrita existência orgânica e objetiva.

  • C.

    o verbo ser no presente do indicativo é inserido em afirmações categóricas (o animal é idêntico à sua atividade vital; O trabalho [...] é o que permite; a esfera natural é apropriada), expostas como verdades indiscutíveis.

  • D.

    o caráter didático-instrucional impõe o emprego abundante de exemplos e citações, já a partir das primeiras frases.

  • E.

    o recorrente uso de formas verbais do futuro do pretérito, aliado a expressões como Marx entende, para Marx etc., confere às ideias expostas o caráter de construções teóricas plausíveis, mas potencialmente refutáveis.

Considere os trechos do texto.

Robert Sapolski, neurocientista especialista em estresse, gosta de dizer que o cérebro humano é tão capaz que consegue enxergar problema onde ainda ele não surgiu. (1.º parágrafo)

Essa é uma definição bem simples, e prática, da ansiedade... (2.º parágrafo)

... pela ansiedade ter o tamanho que seu cérebro quiser, está ao seu alcance mantê-la em xeque. (9.º parágrafo)

Os termos em destaque podem ser substituídos, correta, respectivamente e sem alteração do sentido do texto, por

  • A.

    afirma frequentemente / hipótese / negligenciá-la

  • B.

    é cuidadoso ao dizer / suposição / estimulá-la

  • C.

    afirma frequentemente / explicação / controlá-la

  • D.

    arrisca-se a dizer / opção / controlá-la

  • E.

    é cuidadoso ao dizer / descrição / negligenciá-la

Com base nas orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Em um aviso dirigido a ministro de Estado, deve-se empregar, como vocativo, a expressão “Excelentíssimo Senhor Ministro”.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Por que me lembrei do homem que tinha vergonha de ter sido atropelado por uma carrocinha de pipoca?”

No fragmento acima se empregou corretamente a regência do verbo lembrar.

Assinale a alternativa que apresenta a frase correta quanto à regência.

  • A. Os governantes esquecem-se dos perigos das guerras.
  • B. Onde foram os tempos tranquilos de outras épocas?
  • C. Alguns países aspiram posições mais importantes no mundo.
  • D. Os governantes não se importam que os critiquem.
  • E. Avisou-se aos governantes dos perigos de um ataque nuclear.

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

Não resultaria em erro sintático ou semântico a substituição do verbo “compreender” (l.8) por entender.

  • C. Certo
  • E. Errado
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