Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na frase a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos (l. 19), a palavra salientada representa

  • A.

    Substantivo.

  • B.

    Pronome.

  • C.

    Adjetivo.

  • D.

    Numeral.

  • E.

    Artigo.

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Na oração “podem levar à construção de diferentes tipos de sistema” (l.14-15), o emprego de acento indicativo de crase é facultativo, razão pela qual o acento grave poderia ser retirado, sem que isso causasse alterações sintáticas ou semânticas no trecho em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os tempos e os modos verbais estão adequadamente articulados na frase:

  • A.

    Se se procurasse saber em que consistisse o maior dos bens, ver-se-á que se reduza a apenas duas metas.

  • B.

    Em outra ocasião, como sabem, já busquei definir essa liberdade sobre a qual desejo agora me estender.

  • C.

    Não fosse ela uma condição para que viéssemos a exercitar a liberdade, terá sentido ignorar a igualdade?

  • D.

    Se os cidadãos forem excessivamente opulentos ou poderosos, decorreriam daí graves distorções e desigualdades.

  • E.

    Uma vez que venha a ser destrutiva, a força das coisas terá merecido sofrer algum processo de regulamentação.

Estão corretos o emprego e a flexão de todos os verbos da frase:

  • A.

    Proseia com a antiga colega de turma há quase uma hora e não atina com o nome dela.

  • B. É realmente espantoso como tudo parece estar acontecendo exatamente como preveu.
  • C.

    Ela requiz imediatamente os seus direitos, mas não encontrou quem lhe atendesse.

  • D.

    Se intervisse a favor do amigo, certamente acabaria por se indispor com o chefe.

  • E.

    Antes mesmo que ouvisse a má notícia, de que estava certo, atera-se à parede para não cair.

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado — Teoria do Medalhão, de Machado de Assis —, julgue os itens de 1 a 7.

Sendo os substantivos que compõem a enumeração entre as linhas 6 e 7 núcleos do complemento da forma verbal “entrar” (l.6), seria mantida a correção gramatical do texto caso a combinação da preposição em com o artigo o fosse empregada apenas no primeiro núcleo — “no parlamento” —, sendo suprimida nos demais núcleos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui, com correção, a expressão destacada na frase.

  • A.

    ... a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não linear. (em que)

  • B.

    ... textos que pudessem estar disponíveis em rede. (cujos)

  • C.

    ... recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares... (aonde)

  • D.

    Isso acarreta uma textualidade que funciona por associação... (na qual)

  • E.

    ... esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, na qual a informação é disposta em um ambiente... (em cuja)

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

o padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter exatamente 3,5 cm de distância da margem esquerda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.

Formalidade de tratamento, clareza datilográfica, correta diagramação do texto e utilização de papéis de mesma espécie são necessárias para a uniformidade das comunicações oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo implícitas, em destaque, é empregado com o sentido de

  • A. subentendidas.
  • B. significativas.
  • C. persistentes.
  • D. evidenciadas.
  • E. agravantes.

No que se refere às informações e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.

As aspas empregadas em “inteligente” (l.6) marcam o tom irônico que o termo adquire no contexto em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...