Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na frase a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos (l. 19), a palavra salientada representa
Substantivo.
Pronome.
Adjetivo.
Numeral.
Artigo.

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
Na oração podem levar à construção de diferentes tipos de sistema (l.14-15), o emprego de acento indicativo de crase é facultativo, razão pela qual o acento grave poderia ser retirado, sem que isso causasse alterações sintáticas ou semânticas no trecho em que se insere.

Os tempos e os modos verbais estão adequadamente articulados na frase:
Se se procurasse saber em que consistisse o maior dos bens, ver-se-á que se reduza a apenas duas metas.
Em outra ocasião, como sabem, já busquei definir essa liberdade sobre a qual desejo agora me estender.
Não fosse ela uma condição para que viéssemos a exercitar a liberdade, terá sentido ignorar a igualdade?
Se os cidadãos forem excessivamente opulentos ou poderosos, decorreriam daí graves distorções e desigualdades.
Uma vez que venha a ser destrutiva, a força das coisas terá merecido sofrer algum processo de regulamentação.
Estão corretos o emprego e a flexão de todos os verbos da frase:
Proseia com a antiga colega de turma há quase uma hora e não atina com o nome dela.
Ela requiz imediatamente os seus direitos, mas não encontrou quem lhe atendesse.
Se intervisse a favor do amigo, certamente acabaria por se indispor com o chefe.
Antes mesmo que ouvisse a má notícia, de que estava certo, atera-se à parede para não cair.

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado Teoria do Medalhão, de Machado de Assis , julgue os itens de 1 a 7.
Sendo os substantivos que compõem a enumeração entre as linhas 6 e 7 núcleos do complemento da forma verbal entrar (l.6), seria mantida a correção gramatical do texto caso a combinação da preposição em com o artigo o fosse empregada apenas no primeiro núcleo no parlamento , sendo suprimida nos demais núcleos.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui, com correção, a expressão destacada na frase.
... a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não linear. (em que)
... textos que pudessem estar disponíveis em rede. (cujos)
... recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares... (aonde)
Isso acarreta uma textualidade que funciona por associação... (na qual)
... esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, na qual a informação é disposta em um ambiente... (em cuja)
Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
o padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter exatamente 3,5 cm de distância da margem esquerda.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Formalidade de tratamento, clareza datilográfica, correta diagramação do texto e utilização de papéis de mesma espécie são necessárias para a uniformidade das comunicações oficiais.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O termo implícitas, em destaque, é empregado com o sentido de

No que se refere às informações e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.
As aspas empregadas em inteligente (l.6) marcam o tom irônico que o termo adquire no contexto em que se insere.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...