Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em “... e se entregarem a longas conversações e namoros pelo sistema de torpedos, quando não fazem joguinhos.”, o antônimo da palavra destacada é

  • A.

    duráveis.

  • B.

    extensas.

  • C.

    proibidas.

  • D.

    pequenas.

  • E.

    evidentes.

 

Com referência ao texto acima e às normas de redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Caso o diretor-presidente da CPRM tivesse de solicitar providências ao gestor do setor responsável pela logística do evento citado no texto, ele deveria fazê-lo por meio de memorando, documento oficial de comunicação eminentemente interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

As frases transcritas do texto apresentam as formas verbais flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:

  • A. “… mas adivinhei o começo da praça pelo perfil indeciso…” (1º§)
  • B. “... amanhã pela manhã toda essa gente abrirá suas casas...” (7º§)
  • C. "Apenas o vento entre árvores gordas fez um sussurro grosso,...” (5º§)
  • D. ”O homem da hospedaria me olhou com o mesmo olhar de espanto…” (3º§)
  • E. “... apenas uma voz do buraco escuro de uma alta janela me mandou embora.” (6º§)

As palavras destacadas no trecho abaixo pertencem, correta e respectivamente, às seguintes classes gramaticais:

“TUDO o QUE quiserem fazer – compras, contas, reservas – E tudo O que desejarem saber estará ao alcanceDEumdedo.”

  • A. pronome relativo - conjunção integrante - preposição - artigo definido - preposição
  • B. pronome relativo - pronome relativo - preposição - pronome pessoal obl íquo - conjunção subordinativa
  • C. pronome demonstrativo - conjunção integrante - preposição - artigo definido - conjunção coordenativa
  • D. pronome indefinido - pronome relativo - conjunção coordenativa - pronome demonstrativo - preposição
  • E. pronome indefinido - pronome relativo - preposição - pronome pessoal oblíquo - conjunção subordinativa

Quanto ao emprego dos pronomes, segundo o padrão culto, marque a alternativa CORRETA:

  • A. Jean, nós queremos falar consigo.
  • B. Com nós outros tal problema não acontece.
  • C. Havia pouco o que reduzir.
  • D. Na árvore, para lá da montanha, houve uma reunião de tropeiros, que fui convidado.

“Outra solução criativa foi pensada e realizada na Austrália, onde um centro de detenção foi elaborado a partir de containers de transporte de mercadorias em navios modificados para servir como celas temporárias. Outra prisão na Nova Zelândia também passou a usar a mesma solução para resolver problemas de superlotação”. Assinale a alternativa que mostra três substantivos derivados de verbos.

  • A. solução / centro / detenção
  • B. detenção / mercadorias / navios
  • C. detenção / transporte / superlotação
  • D. solução / mercadorias / prisão
  • E. custos / prisão / celas

Atente para as afirmações abaixo sobre pontuação.

I. Em a astronomia é uma das ciências que custam mais caro (1º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo ciências, sem prejuízo para o sentido e a correção.

II. Em Bem poderíamos lhes falar da navegação, cuja importância ninguém ignora ... (2º parágrafo), a retirada da vírgula implicaria prejuízo para o sentido original.

III. Em Mas o que eu gostaria de mostrar, antes de tudo, é a que ponto a astronomia ... (último parágrafo), as vírgulas poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e III, apenas.

Em “... e de medo de não aguentar, caso um dia venham a ser.” (2º§), a palavra destacada confere à oração ideia de

  • A. causa.
  • B. condição.
  • C. conclusão.
  • D. concessão.
  • E. comparação.

Em qual frase a concordância se faz de acordo com a norma-padrão?

  • A.

    Para um bom desempenho, são necessárias dedicação, talento e entusiasmo.

  • B.

    Na competição, um e outro nadador brasileiro chegaram ao pódio.

  • C.

    No futebol assistimos a jogadas as mais belas possível.

  • D.

    O treinador entregou as fichas de inscrição anexo aos documentos.

  • E.

    Dado as tecnologias disponíveis, hoje ficou mais fácil conhecer um atleta.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

Não direi _____ ela que ____ vi no clube.

  • A.

    a - a

  • B.

    a - à

  • C.

    à - a

  • D.

    à - à

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...