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Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
As orações que as universidades (...) diferentes funções (l.17-18) e que as inúmeras (...) quaisquer classificações (l.22-25) são coordenadas e funcionam como complemento da forma verbal Sugerem (l.17), cujo sujeito é indeterminado.

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
As orações que manipula o instrumental legal (l.3) e que estrutura discursos de dominação (l.3-4) têm sentido restritivo, isto é, especificam os termos a que se referem poder social (l.2) e poder-saber (l.3), respectivamente.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
Na linha 6, é indiferente, do ponto de vista semântico, o emprego da palavra estratos ou extratos, uma vez que ambas denotam o mesmo sentido, sendo a segunda palavra variante ortográfica da primeira.
O segmento que, no contexto do 2o parágrafo, expressa noção de consequência é:
Língua Portuguesa - Verbo - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
As formas evite, compre, não coloque, desligue e outras semelhantes, no imperativo, indicam:
Trago no olhar imagens distorcidas
O sintagma sublinhado exerce igual função sintática daquele destacado em:
Em uma redação oficial, o uso adequado de elementos como coesão, polidez, clareza, concisão e harmonia, é fundamental para que sejam atingidos os objetivos do redator.
Considerando o texto a seguir, assinale a alternativa que contém os elementos que completam, respectivamente, as lacunas nele existentes. Uma mensagem com_______________ é elegante, ou seja, soa bem aos nossos ouvidos, enquanto muitos fatores, como o hiatismo e a cacofonia, a prejudicam; o texto com _______________ revela civilidade e cortesia, busca impressionar o destinatário de forma positiva, expressa respeito, mas sem rebaixamento próprio.
Em relação ao uso de pontuação no texto, analise as seguintes assertivas, assinalando C, se correto, ou E, se errado.
( ) Na primeira linha do texto, a supressão do ponto final e do pronome Ele não causa incorreção ao período, desde que, em lugar deles, seja inserida a conjunção e.
( ) A supressão das vírgulas que separam as expressões melhores (linha 03) e sadios (linha 22) provoca alteração na estrutura sintática da frase.
( ) Na linha 29, a vírgula que precede o pronome cujo não pode ser suprimida, sob pena de provocar alteração na classificação da oração que separa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C.
C E C.
E C E.
C E E.
E E E.

Julgue os itens de 10 a 15, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
O texto permaneceria correto e com o mesmo sentido caso, na linha 15, fosse empregado o sinal de dois-pontos no lugar do ponto final, com a devida alteração de maiúscula e minúscula.

Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado apresenta o substantivo correspondente de forma inadequada.
automobilístico / automóvel.
caótico / caos.
brasileiro / Brasil.
enérgicas / energia.
público / publicidade.
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