Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cada um dos itens que se seguem apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto e deve ser julgado certo se, além de preservar o sentido original do texto, a reescrita estiver gramaticalmente correta, ou errado, em caso contrário.
Mesmo com muita gente querendo se aproveitar da epidemia (l.35-36): Conquanto houvesse muita gente querendo se aproveitar da epidemia.
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.
O elemento coesivo o que (l.6) recupera a ideia da expressão quase unanimidade mundial (l.5-6) e poderia ser substituído por a qual, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de prosopopeia.

Em relação ao fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
A substituição de se traduzir (l.1) por ser traduzidas prejudicaria a correção gramatical do período.

Considerado o contexto, assinale a alternativa correta.
O segmento na qual (linha 5) tem como referência inequívoca [...] a espécie humana.
No fragmento certo mundo (linha 15), o item destacado tem seu sentido definido também por meio de sua posição relativa ao substantivo, como o atesta a comparação com "mundo certo".
Em como o seria (linha 4), o elemento em destaque recupera a expressão feminina atividade, correspondendo, portanto, do ponto de vista do gênero, a um uso equivocado.
A flexão de Não se trata de uma atividade determinada (linha 3) para o plural resultaria em Não se tratam de atividades determinadas.
O trecho é o que permite ao homem construir seu mundo (linhas 17 e 18) está corretamente reescrito assim: é o que o permite construí-lo.

Se a palavra erário (l.16) for substituída por tesouro público, prejudica-se a informação do período.

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.
O emprego do pronome possessivo sua (l.2) marca a ligação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com a França e reforça, consequentemente, o contraste com a ideia de universalismo registrada no texto por elementos como humanos, mundial e em cada canto deste vasto mundo.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Na linha 9, que é elemento de coesão empregado em referência a autenticidade [humana] e individualidade humana, razão por que a forma verbal expressam está flexionada no plural.

Suas andanças lhe renderam um livro, que reúne 200 fotografias, publicado recentemente.
A frase em que os verbos, também grifados, se apresentam, na mesma ordem, nos tempos e modos em que se encontram os grifados acima, é:O derretimento de geleiras na região ártica forma extensas línguas de água que tornam a congelar nas estações mais frias.
Alguns cientistas se enganaram em seus cálculos porque fizeram previsões com base em dados pouco confiáveis.
Embora grande parte da extensão das geleiras diminua, em várias regiões do mundo, poucas realmente desapareceram.
Nas fotos dos últimos anos, a extensão das geleiras diminuiu bastante em algumas regiões, mas o gelo volta nas estações frias.
Dados de relatórios recentes mostram alteração nos padrões da temperatura da região polar, fenômeno que resultou no derretimento.

Considerados a segunda frase do texto e a norma padrão escrita, afirma-se com correção:
é legítima a flexão de plural encontrada em os pró.
no contexto em que está empregada, a forma neles pode ser substituída por "nela", sem que haja qualquer alteração do sentido original.
em neles incluso, não há inadequação alguma.
há equívoco no que se refere à grafia da palavra quiseram.
a forma verbal virem, empregada em lugar de "verem", constitui equívoco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...