Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho Depois desse patamar, os números deverão começar a diminuir, uma vez que o crescimento já estagnou na maioria dos países em desenvolvimento. (l. 26-28), a palavra em destaque pode ser substituída, no contexto em que é empregada, sem prejuízo de sentido, por
paralisou
perdurou
progrediu
prosseguiu
subsistiu
Com relação às características do padrão ofício, assinale a opção correta.
No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa; no aviso e no ofício, deve-se acrescer o vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Na parte destinada ao campo destinatário do aviso, devem constar o nome, o cargo e o endereço de quem receberá a correspondência.
No ofício e no memorando, todas as páginas devem ser numeradas; no aviso, a numeração deve constar apenas a partir da segunda página.
A numeração dos parágrafos é obrigatória, principalmente nos casos em que os parágrafos estejam organizados em títulos e subtítulos.

Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Para atender à exigência de impessoalidade na redação oficial, não se deve indicar o nome do signatário, bastando constar, no documento, a assinatura seguida imediatamente da indicação do cargo do remetente.
A alternativa em que o vocábulo QUE tem classe gramatical diferente das demais é:

Julgue os itens de 1 a 9, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A oração que estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) (l.17-19) classifica-se como adjetiva explicativa, o que justifica o fato de estar empregada entre vírgulas.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

A oração destacada no trecho abaixo é classificada como:
Amulher aumentou sua participação na renda da casa, conquistou espaço no mercado de trabalho, mas não se desvencilhou de suas tarefas domésticas tradicionais, o QUE A TRANSFORMA NUMA ESPÉCIE DE HEROÍNA DE DUPLA JORNADA.
subordinada substantiva objetiva direta.
subordinada substantiva completiva nominal.
subordinada substantiva subjetiva.
subordinada adjetiva restritiva.
subordinada adjetiva explicativa.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Apresentaram-se ao autor, na coleção de jornais velhos, para muito além de uma vaga lembrança, as cenas vivas de sua infância.
Os gostos e os perfumes do passado, aparentemente perdidos para sempre, revivem em páginas amareladas, cuja magia nos fascinam.
Já não se oferece ao nosso paladar, com a facilidade de antigamente, os prazeres das frutas frescas, apanhadas no pé.
Deveu-se à coleção de jornais velhos, cedida pelo amigo, as vivas recordações que transportaram o autor ao tempo de sua meninice.
Invoca-se, nesse texto, a propósito da velhice, as sábias palavras de Machado de Assis, para quem também o tempo mostra-se belo.

No que se refere à organização das ideias no texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 10, o emprego do sinal indicativo de crase em àqueles é exigido, na primeira ocorrência, pela presença da forma verbal ofereço (l.9) e, na segunda, pela presença do substantivo críticas (l.12).


Esses animais seriam obtidos por meio ilícito, como criadouros irregulares e captura na natureza. (TextoIII)
É correto depreender da afirmativa acima, especialmente em relação ao emprego da forma verbal,afirmativa concreta, em razão das informações confirmadas pela deflagração da operação policial.
fato habitual, que se estende de maneira constante e repetitiva por um tempo relativamente longo.
hipótese provável, a considerar-se a ausência de dados conclusivos até aquele momento.
constatação imediata, a partir das evidências a respeito do comércio irregular de animais.
Observe a placa abaixo:

A respeito do verbo, SER, pode-se concluir que:
I. Foi empregado de forma inadequada perante a norma culta da língua portuguesa, haja vista que, este deve concordar com o núcleo do sujeito: O perigo.
II. Foi empregado de forma adequada perante a norma culta da língua portuguesa, haja vista que, este deve concordar apenas com o predicativo.
III. Foi empregado de forma adequada perante a norma culta da língua portuguesa, haja vista que, este pode concordar com o núcleo do sujeito e com o predicativo.
Está CORRETA a alternativa:
I;
II;
III;
I e III;
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...