Questões de Língua Portuguesa

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− hoje legalmente protegidas, como matas ciliares e topos de morros −

O segmento isolado pelos travessões, no último parágrafo, constitui

  • A.

    repetição desnecessária de uma mesma informação.

  • B.

    introdução de um novo assunto no texto.

  • C.

    transcrição exata das palavras do pesquisador.

  • D.

    determinação de uma área a ser explorada.

  • E.

    informação com exemplos esclarecedores.

Assinale a alternativa que reescreve fragmento do texto com correção gramatical e manutenção do sentido original.

  • A. Fui visitar uma escola rural. A etapa final dessa escola foi reconstruída. (linhas 1 e 2)
  • B. atrás do prédio tinha um riacho simpático (linhas 3 e 4)
  • C. Ninguém tinha notado a ausência (linhas 8 e 9)
  • D. Nesse microcosmo, estava presente todas as razões da vitória (linhas 12 e 13)
  • E. O número de internações por doenças gastrointestinais onde não há esgoto são duas vezes mais que aquele aonde existe boa cobertura. (linhas de 25 a 27)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

O uso das formas sintéticas do diminutivo em “A NEGRINHA, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o PRATINHO que o garçom deixou à sua frente.”, no contexto, tem conotação:

  • A.

    afetiva.

  • B.

    depreciativa

  • C.

    pejorativa.

  • D.

    objetiva.

  • E.

    negativa.

Assinale a alternativa em que o emprego do infinitivo está INCORRETO.

  • A.

    Todos acreditam sermos os infratores da lei.

  • B.

    Não podeis fazerdes a prova com tanta pressa.

  • C.

    Cometeres tamanha injustiça, tu não o farias.

  • D.

    Amar é viver.

  • E.

    Não estacionar na pista.

Direitos, por isso, sustentam uma espécie de argumentação pública permanente [...]

Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal obtida é:

  • A.

    sustentam-se.

  • B.

    é sustentada.

  • C.

    foi sustentada.

  • D.

    sustentara-se.

  • E.

    haviam sido sustentadas.

Norman Fairclough (2008, p. 31) observa que “os textos criativos são caracterizados por ambiguidades e ambivalências de significado e pelo jogo retórico com os significados potenciais das palavras. Os textos criativos usam necessariamente os significados potenciais como recursos, mas eles contribuem para desestruturar e reestruturá-los, incluindo a mudança de limites e de relações entre significados”. No texto de Ruy Castro, os termos empregados com ambivalência de significados são

  • A.

    esnobismo (1.º§) e emissoras (2.º§).

  • B.

    televisão (1.º§) e TV (5.º§).

  • C.

    excitante (2.º§) e telinhas (4.º§).

  • D.

    catedrais (3.º§) e envenenado (5.º§).

  • E.

    botequins (4.º§) e assistir (5.º§).

Ainda em relação à correspondência oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    A mensagem de correio eletrônico não tem valor documental, uma vez que não há forma de confirmar a autenticidade da assinatura do seu remetente.

  • B.

    O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando.

  • C.

    Nos documentos do padrão ofício, o signatário deve ser identificado pelo nome, seguido do nome da instituição.

  • D.

    Em documentos endereçados a um ministro de Estado, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Ministro.

  • E.

    O telegrama é a forma de comunicação mais utilizada em situações de emergência, dados seu baixo custo e a celeridade por ele proporcionada.

Julgue os seguintes itens, referentes à adequação da linguagem em correspondências oficiais, conforme as normas do Manual de Redação da Presidência da República.

A concisão é uma característica de toda e qualquer comunicação oficial que possibilita fornecer o máximo de informações com o mínimo possível de palavras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Preservam-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao fazer a seguinte alteração em suas estruturas linguísticas.

  • A. Inserir a preposição de antes de “juros”(l.1) e antes de “crescimento”(l.2).
  • B. Acrescentar o sinal de crase no a antes de “endurecer”(l.6).
  • C. Retirar a preposição a de antes de “procurar”(l.8).
  • D. Inserir a preposição de antes de “que desencadeou” (l.11).
  • E. Retirar a preposição em de antes de “encontrar”(l.14).

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O emprego de vírgula após “ocupados” (l.2) justifica-se porque a oração subsequente tem natureza explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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