Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, relativos ao formato e à adequação da linguagem das comunicações oficiais, com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.
Nos documentos que seguem o padrão ofício, deve constar o campo assunto.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público:
Todas as palavras encontram-se acentuadas corretamente, EXCETO:
verossímil.
zarôlho.
pictórico.
maiô.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com respeito às regras de acentuação, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), assinale a alternativa correta.
As palavras falência, hífen, sótão, higiênico e próprio são acentuadas graficamente obedecendo a uma mesma regra de acentuação.
A forma verbal deixá-los em Costumo atirar os pronomes numa frase e deixá-los ficar onde caíram está grafada incorretamente uma vez que formas verbais seguidas dos pronomes lo, la, los e las não são acentuadas.
Bíblica, histórico e vírgula são todas palavras proparoxítonas e, portanto, devem ser acentuadas graficamente.
Em Sim, porque a paranoia autoral não tem limites, o vocábulo paranoia não é mais acentuado porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou o acento gráfico nos ditongos abertos ei e oi, quando constituírem sílaba tônica de palavras paroxítonas. Pela mesma razão, não se acentuam as palavras heroi e aneis.
Em ... não corrigem os erros ortográficos e gramaticais do próprio autor, deixando-o entregue às consequências dos seus próprios pecados , a palavra consequências está grafada corretamente, uma vez que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa suprimiu o trema. Pelo mesmo Acordo, o trema é inteiramente suprimido também em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como mulleriano, de Muller.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Quanto à colocação do pronome oblíquo, a frase abaixo que está correta é:
Me contaram que tudo não passou de um equívoco.
Nada incomodava-me na situação, além da dor do agredido.
Em tratando-se de falta de valores e princípios, tudo é possível.
Sempre disseram-me que naquela escola não ocorria o bullying
Entregar-me-á o nome do valentão do bullying pela manhã.

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar
apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.
a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.
apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.
as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantendo-se a relação de sentido estabelecida entre os períodos, a expressão No entanto (l.20-21) poderia ser substituída, corretamente, por Com tudo.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em ...o homem e o peixinho passeavam à margem do rio... (parágrafo 2), o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:
O homem retornou àquele rio muitas vezes para rever o peixinho.
Ao ser perguntado pelo peixinho, respondia às pressas que o havia devolvido.
À medida que crescia a intimidade, o peixinho se humanizava.
Saiu às dez horas para devolver o peixinho aos familiares.
O homem obedeceu à voz de sua consciência para tal ato.

... que muitas áreas no mundo não tenham nenhuma planta selvagem de grande potencial.
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
... e suas folhas e raízes também não servem como alimento.
... que existem tantas espécies de plantas no mundo...
Somente os cultivos de cereais respondem atualmente por mais da metade das calorias...
Apenas uma dúzia de espécies representa mais de 80% do total mundial anual de todas...
Essas exceções são os cereais trigo, milho, arroz, cevada e sorgo...


{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...