Questões de Língua Portuguesa

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Julgue os seguintes itens, relativos ao formato e à adequação da linguagem das comunicações oficiais, com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.

Nos documentos que seguem o padrão ofício, deve constar o campo assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público:

  • A. divulga as metas institucionais.
  • B. divulga o marketing institucional.
  • C. divulga a política social do governo.
  • D. redige atos normativos e comunicações.
  • E. redige a política econômica governamental.

Todas as palavras encontram-se acentuadas corretamente, EXCETO:

  • A.

    verossímil.

  • B.

    zarôlho.

  • C.

    pictórico.

  • D.

    maiô.

Com respeito às regras de acentuação, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), assinale a alternativa correta.

  • A.

    As palavras “falência”, “hífen”, “sótão”, “higiênico” e “próprio” são acentuadas graficamente obedecendo a uma mesma regra de acentuação.

  • B.

    A forma verbal ‘deixá-los’ em “Costumo atirar os pronomes numa frase e deixá-los ficar onde caíram” está grafada incorretamente uma vez que formas verbais seguidas dos pronomes lo, la, los e las não são acentuadas.

  • C.

    “Bíblica”, “histórico” e “vírgula” são todas palavras proparoxítonas e, portanto, devem ser acentuadas graficamente.

  • D.

    Em “Sim, porque a paranoia autoral não tem limites”, o vocábulo paranoia não é mais acentuado porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou o acento gráfico nos ditongos abertos ei e oi, quando constituírem sílaba tônica de palavras paroxítonas. Pela mesma razão, não se acentuam as palavras heroi e aneis.

  • E.

    Em “... não corrigem os erros ortográficos e gramaticais do próprio autor, deixando-o entregue às consequências dos seus próprios pecados…”, a palavra consequências está grafada corretamente, uma vez que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa suprimiu o trema. Pelo mesmo Acordo, o trema é inteiramente suprimido também em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como mulleriano, de Muller.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Quanto à colocação do pronome oblíquo, a frase abaixo que está correta é:

  • A.

    Me contaram que tudo não passou de um equívoco.

  • B.

    Nada incomodava-me na situação, além da dor do agredido.

  • C.

    Em tratando-se de falta de valores e princípios, tudo é possível.

  • D.

    Sempre disseram-me que naquela escola não ocorria o bullying

  • E.

    Entregar-me-á o nome do valentão do bullying pela manhã.

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Mantendo-se a relação de sentido estabelecida entre os períodos, a expressão “No entanto” (l.20-21) poderia ser substituída, corretamente, por Com tudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “...o homem e o peixinho passeavam à margem do rio...” (parágrafo 2), o acento indicativo da crase foi empregado pela mesma razão que em:

  • A.

    O homem retornou àquele rio muitas vezes para rever o peixinho.

  • B.

    Ao ser perguntado pelo peixinho, respondia às pressas que o havia devolvido.

  • C.

    À medida que crescia a intimidade, o peixinho se humanizava.

  • D.

    Saiu às dez horas para devolver o peixinho aos familiares.

  • E.

    O homem obedeceu à voz de sua consciência para tal ato.

... que muitas áreas no mundo não tenham nenhuma planta selvagem de grande potencial.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

  • A.

    ... e suas folhas e raízes também não servem como alimento.

  • B.

    ... que existem tantas espécies de plantas no mundo...

  • C.

    Somente os cultivos de cereais respondem atualmente por mais da metade das calorias...

  • D.

    Apenas uma dúzia de espécies representa mais de 80% do total mundial anual de todas...

  • E.

    Essas exceções são os cereais trigo, milho, arroz, cevada e sorgo...

Segundo diria o Professor Carlos Góis, mencionado no Texto II, a frase cuja regência do verbo respeita a norma-padrão é:

  • A. Esquecemo-nos daquelas regras gramaticais.
  • B. Os professores avisaram aos alunos da prova.
  • C. Deve-se obedecer o português padrão.
  • D. Assistimos uma aula brilhante.
  • E. Todos aspiram o término do curso.
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