Questões de Língua Portuguesa

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Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado [...] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto

  • A.

    as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.

  • B.

    a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.

  • C.

    para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.

  • D.

    o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.

Em relação ao plural dos nomes, assinale a alternativa correta de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • A.

    Peão – peães.

  • B.

    Tórax – tóraxes.

  • C.

    Míssil – míssis.

  • D.

    Cidadão – cidadãos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da adequação da linguagem empregada na redação de correspondências oficiais da administração pública.

A redação de documentos oficiais deve obedecer a determinadas regras formais, tais como impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem e formalidade de tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta, em relação aos requisitos de uma redação oficial.

  • A.

    Nas comunicações oficiais é facultativo o emprego de pronomes de tratamento.

  • B.

    Não é obrigatório o uso de linguagem culta nos atos e expedientes oficiais, a fim de que qualquer pessoa possa entendê-los.

  • C.

    Se a autoridade a quem é dirigido um documento oficial for amiga de quem assina o documento, admitem-se expressões de afetividade (Querido amigo, por exemplo).

  • D.

    Em correspondência dirigida a autoridades tratadas por Vossa Excelência é obrigatório o tratamento DD (Digníssimo), para lembrar a dignidade do cargo que elas ocupam.

  • E.

    Nas comunicações oficiais empregam-se dois tipos de fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores e para o Presidente da República, e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Com relação a aspectos gramaticais e semânticos do texto, julgue os próximos itens.

A crase que ocorre no segmento “dedicação à Pátria” (l.2) consiste no fenômeno gramatical de se fundir a preposição “a”, requerida por “dedicação”, ao artigo “a”, que acompanha o nome “Pátria”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pontuação empregada no trecho “Depois de prefeituras e governos estaduais receberem ou adquirirem cerca de 600 mil laptops, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério da Educação (MEC) acena com a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das escolas públicas brasileiras, e os coordenadores educacionais agradam-se da medida” segue as mesmas regras das presentes em

  • A.

    “Após muitos anos de trabalho, o vencedor do prêmio Jabuti, que contempla uma pessoa do setor literário, sentiu-se agraciado e recompensado pelas horas, dias e anos de trabalho”.

  • B.

    “Apesar da insistência dos alunos e dos pais, o horário das aulas, do turno da manhã e da tarde, não seriam modificados, nem tampouco diminuídos”.

  • C.

    “Se as aulas forem ministradas no pátio escolar, provavelmente, os alunos, com dificuldade em manter a atenção, serão prejudicados”.

  • D.

    “Quando os mestres definiram as tarefas bimestrais, depois de apresentarem o conteúdo programático muitos pais agradaram-se da metodologia adotada, e os filhos entenderam o significado do desafio lançado”.

Com referência ao texto antecedente, julgue os itens a seguir.

A retirada das vírgulas que isolam a oração “que nascemos no século XX” (l.24) prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Na frase do texto “Tudo ESTÁ certo no seu lugar...”, a palavra destacada segue a mesma regra de acentuação que a palavra:

  • A.

    larápio.

  • B.

    máximo.

  • C.

    mocotó.

  • D.

    caráter.

  • E. faísca.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “intensificado” (l.15) está no singular porque concorda com “rol” (l.14), mas estaria também correto se colocado no feminino plural — intensificadas —, forma que concordaria com “ações” (l.14).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

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