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Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado [...] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto
as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.
a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.
para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.
o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.
Em relação ao plural dos nomes, assinale a alternativa correta de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Peão peães.
Tórax tóraxes.
Míssil míssis.
Cidadão cidadãos
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da adequação da linguagem empregada na redação de correspondências oficiais da administração pública.
A redação de documentos oficiais deve obedecer a determinadas regras formais, tais como impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem e formalidade de tratamento.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012

Assinale a alternativa correta, em relação aos requisitos de uma redação oficial.
Nas comunicações oficiais é facultativo o emprego de pronomes de tratamento.
Não é obrigatório o uso de linguagem culta nos atos e expedientes oficiais, a fim de que qualquer pessoa possa entendê-los.
Se a autoridade a quem é dirigido um documento oficial for amiga de quem assina o documento, admitem-se expressões de afetividade (Querido amigo, por exemplo).
Em correspondência dirigida a autoridades tratadas por Vossa Excelência é obrigatório o tratamento DD (Digníssimo), para lembrar a dignidade do cargo que elas ocupam.
Nas comunicações oficiais empregam-se dois tipos de fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores e para o Presidente da República, e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Com relação a aspectos gramaticais e semânticos do texto, julgue os próximos itens.
A crase que ocorre no segmento dedicação à Pátria (l.2) consiste no fenômeno gramatical de se fundir a preposição a, requerida por dedicação, ao artigo a, que acompanha o nome Pátria.
A pontuação empregada no trecho Depois de prefeituras e governos estaduais receberem ou adquirirem cerca de 600 mil laptops, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério da Educação (MEC) acena com a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das escolas públicas brasileiras, e os coordenadores educacionais agradam-se da medida segue as mesmas regras das presentes em
Após muitos anos de trabalho, o vencedor do prêmio Jabuti, que contempla uma pessoa do setor literário, sentiu-se agraciado e recompensado pelas horas, dias e anos de trabalho.
Apesar da insistência dos alunos e dos pais, o horário das aulas, do turno da manhã e da tarde, não seriam modificados, nem tampouco diminuídos.
Se as aulas forem ministradas no pátio escolar, provavelmente, os alunos, com dificuldade em manter a atenção, serão prejudicados.
Quando os mestres definiram as tarefas bimestrais, depois de apresentarem o conteúdo programático muitos pais agradaram-se da metodologia adotada, e os filhos entenderam o significado do desafio lançado.

Com referência ao texto antecedente, julgue os itens a seguir.
A retirada das vírgulas que isolam a oração que nascemos no século XX (l.24) prejudicaria a correção gramatical do texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Na frase do texto Tudo ESTÁ certo no seu lugar..., a palavra destacada segue a mesma regra de acentuação que a palavra:
larápio.
máximo.
mocotó.
caráter.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo intensificado (l.15) está no singular porque concorda com rol (l.14), mas estaria também correto se colocado no feminino plural intensificadas , forma que concordaria com ações (l.14).

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar
apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.
a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.
apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.
as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.
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