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A palavra que na segunda linha do primeiro parágrafo do texto deve ser classificada morfologicamente como:
pronome relativo
conjunção causal
conjunção integrante
pronome pessoal reto

... o que tem conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias. (1º parágrafo)
No contexto, o pronome grifado acima substitui, especificamente:
um conjunto recente de pesquisas na área da neurociência.
uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador.
a tradição da escrita em papel.
a observação do cérebro de crianças e adultos.
a escrita de próprio punho provoca (...) uma atividade significativamente mais intensa do que a da digitação.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No fragmento. PORQUE, afinal, do jeito que as coisas andam, é o próprio mundo que vai acabar ele inteiro descendo pelo ralo., o vocábulo destacado estabelece uma relação de sentido com o que está enunciado antes. Essa relação de sentido pode ser definida como:
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Com base no texto acima, julgue os itens de 7 a 13.
Como na redação do segundo parágrafo do texto foram atendidas as normas do padrão culto da língua, esse parágrafo poderia compor um documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos.
A frase em que se encontram palavras escritas de modo INCORRETO é:
Diversas experiências foram organizadas, com pessoas desconhecidas entre si e divididas em grupos de modo aleatório, para mostrar como surgem os atos de violência decorrentes de preconceitos.
Os adolescentes, principalmente os rapazes, constituem um dos grupos mais expostos a situações de violência causadas por preconceitos, que dão origem a transtornos psíquicos e a comportamentos agressivos.
Atitudes hostis contra aqueles que não pertencem ao nosso grupo podem ocorrer, muitas vezes, de maneira inconciente, por estarem relacionadas à história da humanidade, é o que dizem algumas pesquizas.
Os conflitos que surgiam como resultado das interações negativas entre nossos antepassados na defesa de territórios explicam os comportamentos perversos existentes ainda hoje em muitas sociedades.
Uma sociedade justa e harmoniosa é aquela em que todos os cidadãos, inclusive os que pertencem a minorias em razão de seus hábitos e posicionamentos religiosos e políticos, têm seus direitos garantidos e respeitados.

Fazendo-se as alterações necessárias, o segmento grifado está substituído corretamente por um pronome em:
alçar a turma = alçar-lhe
retirou um conjunto deles = retirou-nos
guiar os estudantes = guiar-os
desconstruir a visão = desconstruir-lhe
analisaram os cursos de oito faculdades = analisaram-nos

No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
A locução Mesmo que (l.2) poderia ser substituída pela conjunção mas, sem prejuízo da estrutura sintática do período e da coerência textual.
Atenção: As questões de números 41 a 45 referem-se ao texto seguinte.


Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
à - à - a
a - à - à
a - à - a
à - a - à
à - a - a

Observa-se o uso adequado do acento grave no trecho estamos nos referindo à não ativação de elementos (l. 18-19). Verifica-se um DESRESPEITO à norma-padrão quanto ao emprego desse acento em:
O professor se reportou àquele texto de Machado de Assis.
Sonhamos em viajar à terra de Gonçalves Dias.
Ele sempre fazia alusão à palavras de seu poeta favorito.
Os alunos compreenderam o poema à custa de muito empenho.
Prefiro as poesias de Drummond às de Olavo Bilac.
Todas as afirmativas estão corretas sobre os objetivos do primeiro parágrafo do texto, EXCETO:

Assinale o período em que se verifica o agente da voz passiva.
Os assuntos públicos são tratados como questões privadas...
É inimaginável uma atividade pública ou privada que não seja regulamentada por lei...
Quando a democracia surgiu na Grécia, por volta de 500 a.C...
No âmbito doméstico, reinava a vontade do patriarca...
A sociedade moderna sequestrou a intimidade do indivíduo.
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