Questões de Língua Portuguesa

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A redação de atos oficiais precisa ser exercida por meio de regras que disciplinam toda a atuação pública, de forma que se permita uma única interpretação e que deve caracterizar-se pela

  • A. coerência, concisão, parcialidade, objetividade e informalidade.
  • B. formalidade, impessoalidade, racionalidade, temporalidade e legibilidade.
  • C. clareza, informalidade, subjetividade, cordialidade e uniformidade.
  • D. impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
  • E. concisão, legibilidade, neutralidade, pessoalidade e eventualidade.

Conforme orientações para elaboração da redação oficial, estabelece-se o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o fecho correto utilizado para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e o fecho para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  • A. Cordialmente e Atenciosamente.
  • B. Cordialmente e Respeitosamente.
  • C. Atenciosamente e Respeitosamente.
  • D. Respeitosamente e Cordialmente.
  • E. Respeitosamente e Atenciosamente.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações” e ainda “é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos”. Logo, a sua natureza é normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais. Assinale a afirmativa correta que traduz tal normatividade corretamente.

  • A. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é “Vossa Excelência,”, seguido do cargo respectivo.
  • B. As Reduções Ortográficas não podem ser utilizadas em quaisquer hipóteses em comunicados oficiais nas redações, prezando-se, desta forma, pela formalidade de tal redação.
  • C. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. O Padrão Ofício, contudo, corresponde a uma diagramação única apenas do documento denominado ofício.
  • D. Os pronomes de tratamento são usados para manter a formalidade, impessoalidade e respeito para com as autoridades. Lembrando que a concordância com esses pronomes ocorre na terceira pessoa do singular sempre.

A que tipo de comunicação oficial o enunciado se refere?

  • A. Portaria.
  • B. Memorial.
  • C. Mensagem.
  • D. Recomendação.

Na identificação dos signatários em comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República (Brasília, 2002) recomenda não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Nesse sentido, o Manual faz a seguinte recomendação adicional:

  • A. Aumentar a tabulação da página.
  • B. Diminuir o espaçamento do cabeçalho e do rodapé da página.
  • C. Transferir para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.
  • D. Reduzir o número total de signatários para que o fecho seja redigido junto com o expediente.

Qual a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos Ministros e Secretários e que através da qual, em certos casos, pode ser encaminhada cópia ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário?

  • A. Moção.
  • B. Instrução.
  • C. Proposição.
  • D. Exposição de motivos.

A modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes, é denominada

  • A. ofício.
  • B. aviso.
  • C. protocolo.
  • D. memorando.
  • E. ata.

Acerca de comunicações oficiais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e a circular.

( ) Nos documentos do padrão ofício, deve ser utilizada, preferencialmente, fonte do tipo Times New Roman de corpo 20 no texto em geral, 16 nas citações e 12 nas notas de rodapé.

( ) O ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o aviso é expedido para e pelas demais autoridades.

As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo:

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, V e F.
  • E. F, F e F.

A respeito do Memorando, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas, de um mesmo órgão, que estejam hierarquicamente em mesmo nível.
  • B. Pode ter caráter meramente administrativo ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias etc.
  • C. Caracteriza-se pela agilidade, sua característica principal.
  • D. Tramita em qualquer órgão com rapidez, graças à simplicidade de seus procedimentos burocráticos.
  • E. Deve conter os despachos no próprio documento ou no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

Sobre redação oficial, analise as afirmativas a seguir.

I. Redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações.

II. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

III. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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