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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012

Atente para as afirmações abaixo.
I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção. II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se. III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica. Está correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Sendo a ideia desenvolvida no texto a de que a qualificação profissional deve ser buscada continuamente pelos próprios profissionais, depreende-se que o pronome se, em Formam-se (l.15), indica a reflexividade da ação verbal.
Analise as afirmações sobre ao processo de formação das palavras e assinale a alternativa correta.
I. A palavra segunda-feira é classificada como um processo de hibridismo;
II. A palavra vinagre é identificada pela aglutinação;
III. A palavra inútil é formada pela derivação prefixal.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas;
I e II, apenas;
II e III, apenas;
I e III, apenas;
I, II e III.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

A palavra aferição (l.13) está sendo empregada com o sentido de compreensão, entendimento.
Assinale a alternativa que aponta uma característica que não deve fazer parte da redação oficial.
Linguagem formal
Objetividade
Prolixidade
Obediência às regras de sintaxe
Coerência

É preciso corrigir deslizes relativos à ortografia oficial e à acentuação gráfica da frase:
As obras modernistas não se distinguem apenas pela temática inovadora, mas igualmente pela apreensão do ritmo alucinante da existência moderna.
Ainda que celebrassem as máquinas e os aparelhos da civilização moderna, a ficção e a poesia modernista também valorizavam as coisas mais quotidianas e prosaicas.
Longe de ser uma excessão, a pintura modernista foi responsável, antes mesmo da literatura, por intênsas polêmicas entre artistas e críticos concervadores.
No que se refere à poesia modernista, nada parece caracterizar melhor essa extraordinária produção poética do que a opção quase incondicional pelo verso livre.
O escândalo não era apenas uma consequência da produção modernista: parecia mesmo um dos objetivos precípuos de artistas dispostos a surpreender e a chocar.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012

Observe o uso do diminutivo nas frases:
1. (...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)
2. (...) Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)
A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:
I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonistaemrelação ao peixe.
II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho = muito vivo, bem vivo, saudável.
III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.
Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
Somente o I está correto.
Somente o II está correto.
Somente I e II estão corretos.
Somente I e III estão corretos.
Somente II e III estão corretos.
O texto a seguir é base para as questões 3, 4 e 5.

A alternativa que contenha um predicado nominal é:
Estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico
Tapajós teria mais de três vezes o tamanho do Pará já dividido
as principais forças da economia do Pará são a extração de minério e de madeira
Tapajós teria uma área territorial de 732.509,5 Km²

Na linha 2, a eliminação da preposição com, que se segue à forma verbal rompendo, cujo significado no contexto é o de afastar; desfazer; eliminar, prejudicaria a correção gramatical do período em que se encontra.

Quanto aos sinais de pontuação empregados no texto, é correto afirmar:
Em Talvez isso se deva ao latim, que deu nomes às espécies, carregados de uma certeza absoluta, a retirada da primeira vírgula implicaria prejuízo para o sentido e a correção da frase.
Em Uma variedade antiga, no final, torna-se completamente diferente de todos os outros organismos − e isso é o que entendemos como uma espécie em si, o travessão poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para o sentido da frase.
Em Charles Darwin se divertia com essa questão. "É engraçado (...)", a substituição do ponto final por dois-pontos implicaria prejuízo para o sentido e a correção do segmento.
Em "É engraçado ver como diferentes ideias se manifestam nas diferentes mentes dos naturalistas, quando eles falam em 'espécies' ", a retirada da vírgula implicaria prejuízo para o sentido da frase.
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