Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

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Na sentença Outra: num metrô coberto de grafite a criminalidade é muito mais alta do que no mesmo metrô se ele for lavado e limpado a cada noite., a oração grifada expressa sentido de

  • A. condição.
  • B. concessão.
  • C. comparação.
  • D. conseqüência.
  • E. conclusão.

Assinale a paráfrase INADEQUADA do ponto de vista morfossintático.

  • A. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade é muito mais alta do que no mesmo metrô caso ele fosse lavado e limpo a cada noite.
  • B. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô lavado e limpo a cada noite.
  • C. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô que chegasse a ser lavado e limpo a cada noite.
  • D. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô na hipótese de ele ser lavado e limpo a cada noite.
  • E. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô ainda que ele tinha sido lavado e limpo a cada noite.

Sobre o uso das palavras Dibra e Tatu no diálogo, assinale a afirmativa correta.

  • A. São adjetivos que indicam marca do produto.
  • B. Pertencem a uma classe gramatical diferente da de xabu.
  • C. São substantivos que funcionam como qualificativos.
  • D. Funcionam como advérbios de modo.
  • E. Deveriam concordar em número com a palavra bolas.

As palavras do primeiro parágrafo: utopias, heterogeneidade e males poderiam ser substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente, por

  • A. projetos, diversidade e mazelas.
  • B. deslumbramentos, distinção e viroses.
  • C. ilusões, hegemonia e achaques.
  • D. enganos, igualdade e problemas.
  • E. planejamentos, variedade e doenças.

Assinale o fragmento em que a vírgula NÃO tem como função separar elementos de mesmo valor sintático.

  • A. Privatização virou uma palavra mágica, remédio para todos os males, caminho para a modernidade.
  • B. O receituário neoliberal manda privatizar, livrar-se do Estado, adotar soluções particulares e fragmentadas.
  • C. Além disso, tornam mais explícita a desigualdade social.
  • D. Porque a violência tem a ver com o estranho, o imprevisível, o desconhecido.
  • E. A noção do público como resíduo, como o que sobra do lado de fora dos muros, como aquilo que é para os que não têm meios de se defender por si próprios.

Marque a ordem que devem assumir os trechos para que esse texto seja coerente e coeso.

  • A. 2, 4, 3, 5, 1
  • B. 5, 1, 4, 3, 2
  • C. 4, 3, 1, 2, 5
  • D. 2, 1, 4, 5, 3
  • E. 4, 2, 5, 3, 1

Na sentença Outra: num metrô coberto de grafite a criminalidade é muito mais alta do que no mesmo metrô se ele for lavado e limpado a cada noite., a oração grifada expressa sentido d

  • A. condição.
  • B. concessão.
  • C. comparação.
  • D. conseqüência.
  • E. conclusão.

Assinale a paráfrase INADEQUADA do ponto de vista morfossintático.

  • A. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade é muito mais alta do que no mesmo metrô caso ele fosse lavado e limpo a cada noite.
  • B. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô lavado e limpo a cada noite.
  • C. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô que chegasse a ser lavado e limpo a cada noite.
  • D. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô na hipótese de ele ser lavado e limpo a cada noite.
  • E. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô ainda que ele tinha sido lavado e limpo a cada noite.

Sobre o uso das palavras Dibra e Tatu no diálogo, assinale a afirmativa correta.

  • A. São adjetivos que indicam marca do produto.
  • B. Pertencem a uma classe gramatical diferente da de xabu.
  • C. São substantivos que funcionam como qualificativos.
  • D. Funcionam como advérbios de modo.
  • E. Deveriam concordar em número com a palavra bolas.

Ao estruturar o segundo parágrafo, o autor inicia-o mediante o seguinte artifício:

  • A. Usa a estratégia da enumeração exaustiva de fatos para comprovar uma tese.
  • B. Apresenta fato novo, que não mantém conexão semântica com o que foi dito antes.
  • C. Recorre à adjetivação metafórica, para melhor explicar o que pretende dizer ao leitor.
  • D. Usa um pronome indefinido como recurso de coesão entre o que se disse e o que se vai dizer.
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