Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões de números 18 a 20 baseiam-se em trechos retirados do folheto Soldado Brasileiro – orgulho em servir, colaboração da Folha Dirigida como homenagem ao Dia do Soldado. Para cada questão, assinale a alternativa cujas informações preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. Desde 1946, o Exército Brasileiro atua em missões de paz das Nações Unidas, sempre __________ pelo valor de seu soldado. (...) Atualmente,__________ __________ missão de paz no Haiti, com uma força de 1200 militares brasileiros.

  • A. destacando-se ... encontra-se ... comprindo
  • B. se destacando ... encontra-se ... cumprindo
  • C. se destacando ... se encontra ... comprindo
  • D. destacando-se ... se encontra ... cumprindo
  • E. se destacando ... encontra-se ... comprindo

As questões de números 18 a 20 baseiam-se em trechos retirados do folheto Soldado Brasileiro – orgulho em servir, colaboração da Folha Dirigida como homenagem ao Dia do Soldado. Para cada questão, assinale a alternativa cujas informações preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. ... ________ dos riscos de uma catástrofe ambiental e humana sem precedentes de que pode ser vítima o planeta Terra, o Exército tem procurado colaborar com ________ nacional e mundial no resgate de ________ ccondições ambientais.

  • A. consciente ... o esforço ... melhor
  • B. conscientes ... o esforço ... melhores
  • C. consciente ... os esforços ... melhor
  • D. conscientes ... os esforços ... melhor
  • E. consciente ... os esforços ... melhores

A palavra “Destarte” (l. 19) pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por

  • A. na verdade.
  • B. no entanto.
  • C. dessa forma.
  • D. por outro lado.
  • E. de qualquer maneira.

Quanto aos aspectos morfossintáticos e semânticos que estruturam o texto, é correto afirmar:

  • A. A oração “para salvaguardar o público” (l. 3-4) completa o sentido de duas formas verbais “interfere e implementa” (l. 2-3), evidenciando a consequência das ações praticadas.
  • B. Na locução verbal “tem que praticar” (l. 4), por meio de um “que”, funcionando como preposição, desenvolve-se uma ação considerada obrigatória.
  • C. A palavra “se” (l. 22) apresenta o mesmo valor morfossintático do “se” (l. 33), explicitando um sentido de dúvida ou hipótese.
  • D. A oração “fazer da ética uma regularidade” (l. 45) apresenta, na estrutura em que está inserida, uma função subjetiva.
  • E. A pergunta “Será que as organizações policiais do Distrito Federal poderiam fazer menos do que isso?” (l. 61-62) permite ao interlocutor mais de uma resposta, evidenciando, portanto, a complexidade do tema abordado.

O termo coesivo “mal” (l. 11) sugere, no contexto em que está inserido, uma ideia de

  • A. modo defeituoso.
  • B. condição escassa.
  • C. modo pouco comum.
  • D. algo imediatamente posterior a uma ação.
  • E. negação explícita a uma afirmação anterior.

Sobre os gêneros discursivos denominados Ofício e Memorando, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O ofício é uma uma correspondência oficial e externa, enviada normalmente a funcionários ou autoridades públicas.

( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

( ) O memorando é uma comunicação essencialmente interna, já o ofício é uma comunicação entre órgãos da Administração Pública ou a particulares.

( ) O ofício é uma correspondência mais simples e ágil que o memorando, por se tratar de uma comunicação entre autoridades.

( ) Somente o ofício exige um fecho com a assinatura do signatário com sua devida identificação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo é a

  • A. F V V V F
  • B. V F F F V
  • C. F F F V V
  • D. V V V F F
  • E. V V V V V

Quanto à linguagem e à estrutura dos textos oficiais, a única alternativa que foge à proposta é a

  • A. É essencialmente técnica e detalhista, pormenorizando os fatos, a partir do uso recorrente de adjetivos e advérbios exigidos em um contexto formal.
  • B. Há obrigatoriedade do uso padrão culto da língua, apagando as diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, além das idiossincrasias linguísticas e garantindo a ampla compreensão do texto por todos os interlocutores envolvidos.
  • C. O tratamento é impessoal, resultante da ausência de impressões individuais de quem comunica e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
  • D. Exige-se o uso frequente e adequado dos pronomes de tratamento, garantindo a formalidade do texto.
  • E. A estrutura é uniforme e padronizada, e a linguagem é clara e consisa.

O grupo de palavras acentuadas pelo mesmo motivo é:

  • A. ética - física – apocalíptico
  • B. violência - vítima- obrigatória
  • C. simbólica - assédio - prática
  • D. incêndio - família - máximo
  • E. será – dói – português

A relação de sentido, estabelecida pelo conectivo da oração grifada, está incorretamente identificada em:

  • A. “... Também desponta assédio quando uso da minha autoridade hierárquica, ou familiar, ou econômica...” (TEMPORALIDADE)
  • B. “Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar a sua prática como parte obrigatória da vida; no entanto, para muita gente a violência tem uma natureza puramente física...” (OPOSIÇÃO)
  • C. “...penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês, pois a existência do verbo “bulir” em português é suficiente...” (EXPLICAÇÃO)
  • D. “... parte dos pais e educadores ainda não percebeu que, como dizem os bombeiros (...) “nenhum incêndio começa grande; todos principiam por uma fagulha, uma pequena chama, um disparo.” (COMPARAÇÃO)
  • E. “Para evitar essa prática, é preciso prestar muita atenção ao modo como a pessoa com quem convivo...” (FINALIDADE)

O emprego da vírgula é usado para intercalar adjunto adverbial em:

  • A. “... penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês...”
  • B. “... quando, em uma brincadeira, alguém não se sente engraçado (cheio de graça)...”
  • C. “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma ação de violência?”
  • D. “... Também desponta assédio quando uso da minha autoridade hierárquica, ou familiar, ou econômica...”
  • E. “... a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...