Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a gramática normativa, aponte a única alternativa incorreta:
Um rufar - um pequeno rufar - por sobre a esfera de chiado, no forro... Ratos... são ratos! Naziazeno quer distinguir bem. Atenção. O pequeno rufar - um dedilhar leve - perde-se para um dos cantos do forro.
Quando e como nasceu o capitão Rodrigo Cambará? Eu mentiria se respondesse com certeza a essa pergunta. Há tipos óbvios e inevitáveis. O problema é como aceitar a inevitabilidade do óbvio sem cair no estereótipo.
Um dos outros pequenos, sentado numa trave, chupando o dedo, olhava o irmão. E o Pedro, o mais velho, do lado oposto, de vez em quando tangia com a mão alguma mosca que tentava pousar no rosto do doentinho.
Essa distinção que alguns cavalheiros procuram estabelecer entre o romance do norte e romance do sul dão ao leitor a impressão de que os escritores brasileiros formam dois grupos, como as pastorinhas do Natal, que dançam e cantam filiadas ao cordão azul ou ao cordão vermelho.
"Assim devia ser a relação de autor para leitor: uma face nua num espelho límpido. Mas é tão difícil... Ou a face está mascarada ou o espelho embaciado." (Mário Quintana).
A respeito dessa leitura pode-se concluir que:
A intenção de Mário Quintana é fazer referência tanto ao autor como ao leitor: o primeiro deveria mostrar-se de forma direta, clara, sem máscara, e, o segundo, entender a imagem do escritor com precisão, com objetividade.
A intenção de Mário Quintana é mostrar que o autor deveria revelar-se ao leitor de forma indireta, a fim de lhe permitir um leque maior de possibilidades de entendimento, que, certamente, enriqueceria o texto.
A intenção de Mário Quintana é mostrar que o leitor deveria captar a imagem do escritor com precisão como se fosse um espelho límpido.
A intenção de Mário Quintana é deixar bastante claro que nunca haverá uma perfeita coesão entre autor e leitor, já que um não se revela de modo claro, e o leitor, por sua vez, nunca percebe objetivamente a intenção do autor.
Quais são os adjetivos que correspondem aos substantivos fígado, prata e aluno?
Gástrico, argênteo, docente.
Hepático, ebúrneo, discente.
Hepático, argênteo, discente.
Gástrico, ebúrneo, docente.
A alternativa em que aparecem adjetivos não atribuídos ao bem-te-vi no texto é:
inocente e agradável;
caprichoso e moderno;
irreverente e audacioso;
invisível e brincalhão;
progressista e gago.
Leia o texto abaixo e, nas questões 15 e 16, assinale a opção incorreta.
A competência tributária do Estado do Mato Grosso do Sul, disciplinada por este Código, compreende:
I- impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;
II- taxas, em razão do exercício de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição;
III- contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas;
IV- contribuição, cobrada dos servidores estaduais, para o custeio, em benefício destes, do sistema de previdência e assistência social.
Parágrafo único. Para conferir efetividade aos objetivos de pessoalidade dos impostos e da sua graduação segundo a capacidade econômica do contribuinte, fica facultado à Administração Tributária, sempre que possível e respeitados os direitos individuais e as prescrições deste Código, identificar o patrimônio, os rendimentos e as atividades do sujeito passivo da obrigação.
O adjetivo "divisíveis", no inciso II, refere-se explicitamente à divisão dos tributos entre Município, Estado e União.
No inciso IV, pode-se, corretamente, substituir "dos" por "aos".
No inciso IV, "do sistema de previdência e assistência social" é complemento nominal de "custeio".
Se o sintagma "as prescrições deste Código" ocorresse imediatamente antes de "os direitos individuais", no parágrafo único, seria correto empregar-se ali "respeitadas" em vez de "respeitados".
No parágrafo único do inciso IV, "sujeito passivo da obrigação" refere-se a "contribuinte".
É preciso levar em conta questões econômicas e sociais; se juntássemos os adjetivos sublinhados em forma de adjetivo composto, a forma correta, no contexto, seria:
A expressão à proporção que, que denota proporcionalidade, sem alteração do sentido pode ser substituída por:
Na expressão o que pensaram seres como eu em dias assustadoramente remotos, o advérbio assustadoramente tem a função de:
No trecho Sinto as frustrações neuróticas de tantos seres ansiosos, e a tentativa de superá-las com o exercício de supostas santidades, o pronome las se refere a:
Assinale a alternativa em que o termo destacado é usado como um marcador de tempo:
"A possibilidade de que um grupo terrorista obtenha ou construa uma pequena bomba é remota [...]". (linha 49)
"O resultado, claro, é que terminaremos por causar a nossa própria extinção, sendo apenas mais um elo na longa cadeia evolutiva.". (linha 24)
"Essas escolhas se fazem presentes toda vez que é desenvolvida uma nova tecnologia com poderes destrutivos.". (linha 60)
"Daí que o futuro da sociedade [...] será definido pelas escolhas que fizermos daqui para a frente.". (linha 59)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...