Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
TEXTO 2
Sobre alguns recursos lingüísticos utilizados no texto 2, analise as proposições abaixo.
1) No trecho "Quer dizer, não existe língua sem gramática." (§ 1), opera-se uma síntese das idéias defendidas anteriormente.
2) No trecho "Falam, isso sim, todas elas, conforme as regras particulares da gramática de sua própria língua." (§ 1), o fragmento destacado refere-se a 'as palavras que dizem'.
3) O trecho "Aprender uma língua é, portanto, adquirir, entre outras coisas, o conhecimento das regras de formação dos enunciados dessa língua." (§ 2) tem valor conclusivo.
4) Em "Sabem as regras de uso das unidades, embora desconheçam os nomes que as unidades têm e a que classes pertencem." (§ 3), pode-se reconhecer uma relação semântica de causa e conseqüência.
Estão corretas, apenas:
O antônimo de "reprimir" é
No trecho "como vítimas que precisam de ajuda médica", o verbo "precisam" tem como antônimo
esperam.
procuram.
necessitam.
carecem.
prescindem.
"Aquele bom rapaz tinha a salutar crendice da esperança, em que muita vez se resumem todas as bênçãos da vida. Pedia muito, como alma sequiosa que era, mas bem pouco bastava a contentá-lo."
(Machado de Assis, A mão e a luva)
Os termos salutar e sequiosa têm significado, respectivamente, de:
As questões de números 10 a 13 referem-se ao fragmento de texto que se segue. Leia-o atentamente.
A expressão "navegar com remos próprios" (linha 15) sugere a idéia de
Há situações em que o adjetivo muda de sentido, caso seja colocado antes ou depois do substantivo. Observe: Lá se vão os pobres meninos Pelas ruas da cidade. Meninos pobres, pelas ruas da cidade rica. Qual é o significado da primeira e da segunda ocorrência da palavra pobres no trecho acima?
"Embora nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil."
Substituindo-se o termo destacado por um sinônimo, temos:
Desde que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
Conquanto nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
Antes que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
Mal nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
Em "...começar um milênio novinho em folha com o viço, a ousadia e o otimismo dos que têm 20 anos", a parte sublinhada é substituível, sem mudança do significado, por:
a juventude, a audácia;
a competência, a imaginação;
a criatividade, a perseverança;
a criatividade, a coragem;
a imaginação, o destemor.
Atenção: As questões de números 14 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
(Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo, 2002)
É correto interpretar a expressão grifada na frase acima como
a garantia e o respeito às necessidades da sociedade.
o segredo e o controle do serviço público.
a escolha das atividades e sua execução.
a participação da comunidade nos trabalhos.
os aspectos políticos e econômicos dos serviços.
Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase acima está escrita de outra maneira, sem alteração do sentido original, em:
Os corredores ecológicos possibilitam a participação ativa da comunidade em seu gerenciamento.
A comunidade pode escolher como e onde devem ser estabelecidos os corredores ecológicos.
É comum, nos corredores ecológicos, o surgimento de problemas com a comunidade.
Os corredores ecológicos alteram os costumes da população da área escolhida.
O controle dos corredores ecológicos deve ser feito, com exclusividade, pela população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...