Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

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O pronome sublinhado estabelece a coesão textual, retomando uma ideia anteriormente expressa, em:

  • A. “Ele não tinha fantasiado coisa alguma”.
  • B. “Pusera no papel o que lhe parecia próprio de acontecer”.
  • C. “Se não tinha acontecido, era certamente traição da vida, não dele”.
  • D. “Mas isto seria falsificação do que honestamente pretendera (ou imaginara) devesse ser a sua vida”.
  • E. “Seu livro foi adotado nos colégios, e todos reconheceram que aquele era o único livro de memórias totalmente verdadeiro”.

Em relação às estruturas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em "se pensa"(l.1) o "se" é agente da passiva.

  • B.

    Em "se mostra"(l.2) o "se" indica indeterminação do sujeito.

  • C.

    Sem prejuízo para a correção gramatical, pode-se substituir "a que"(l.4) por a qual.

  • D.

    Em "formá-la"(l.5) o pronome enclítico "-la" está exercendo função coesiva ao se referir a "matéria"(l.2).

  • E.

    O sujeito da forma verbal "registra"(l.3) é "artista"(l.2).

Na linha 9, o pronome nela refere-se à:

  • A.

    credibilidade do nosso sistema eleitoral

  • B.

    votação eletrônica

  • C.

    confiança indispensável

  • D.

    Justiça Eleitoral

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

As verbas para a pesquisa são escassas. Será preciso fragmentar as verbas para alcançar a descentralização? Quem haverá de administrar essas verbas? Quem garante que alguém não vá se valer dessas verbas para se promover politicamente? Evitam-se as abusivas repetições do texto acima substituindo- se os elementos sublinhados por, respectivamente:

  • A.

    fragmentá-las − as haverá de administrar − não se vá valer delas.

  • B.

    fragmentar a elas − haverá de as administrar − não se lhes valerá.

  • C.

    fragmentá-las − lhes haverá de administrar − não as vá se valer.

  • D.

    fragmentar-lhes − as haverá de administrar − lhes não vá se valer.

  • E.

    fragmentar-lhes − haverá de as administrar − as vá delas se valer.

Marque a opção em que a colocação do pronome oblíquo átono esteja CORRETA.

  • A.

    Ela tem deixado-se levar por outras pessoas.

  • B.

    Sempre investigou-se o conteúdo das propostas.

  • C.

    Disse que não iria comunicar-lhe o ocorrido.

  • D.

    Apenas daria-lhe maiores explicações amanhã.

Leia o texto abaixo e responda às perguntas que seguem.

Das alterações processadas no trecho sublinhado em "...as ONGs têm liberdade para escolher as causas em que vão atuar..." (linhas 33-34), aquela em que o pronome relativo está em desacordo com as normas da língua culta é:

  • A.

    ...com cujos princípios podem compartilhar;

  • B.

    ...das quais podem depender para obter recursos...;

  • C.

    ...pelas quais estarão aptas para atuar...;

  • D.

    ...de cujos valores poderão discordar...;

  • E.

    ...as quais poderão dar total assistência...

Assinale o fragmento em que há uso incorreto do pronome.

  • A.

    O que está em questão não é a indiscutível competência e qualidade da televisão brasileira, mas a forma sobre a qual ela se consolidou institucionalmente, enquanto dava seu grande salto tecnológico.

  • B.

    É preciso inventar um novo país e sua cultura, tendo como uma das fontes o audiovisual, essa maravilha do século XX, da qual o cinema, a dois anos do seu centenário, é o avô fundador.

  • C.

    Esquecemos a regra fundamental vigente em vários países civilizados, segundo a qual, pelo menos parcialmente, quem exibe não produz.

  • D.

    Nessas circunstâncias, nossa televisão dificilmente dará voz e acesso às representações dos mais variados segmentos da sociedade brasileira, dos regionais aos ideológicos, passando por toda sorte de diferenças que temos a obrigação de garantir e até de estimular.

  • E.

    No Brasil, não tomamos nenhuma providência para se proteger dessa espécie de Estado clandestino, como fez o resto do mundo, através de leis antitruste, compromissos de programação e reserva de produção.

    (Carlos Diegues, com adaptações)

Assinale a alternativa em que a preposição utilizada antes de cuja NÃO é a correta.

  • A.

    Ele é o cronista sobre cuja prosa escrevi alguns artigos.

  • B.

    Ele é o cronista de cuja prosa já me pronunciei.

  • C.

    Ele é o cronista com cuja prosa mais me entretenho.

  • D.

    Ele é o cronista a cuja prosa já fiz reparos.

  • E.

    Ele é o cronista por cuja prosa mais me interesso.

A continuidade do texto é sinalizada também pelo uso dos pronomes. Analisando, no Texto 2, o uso dos pronomes, podemos dizer que:

  • A.

    Em: “trabalhando dia e noite para ganhar o que mal e mal lhe bastava para sustentar-se”: o pronome sublinhado refere-se a ‘loja humilde’.

  • B.

    Em: “Os que sabiam de sua mania riam dele”: o pronome sublinhado refere-se a ‘Fasanelo’.

  • C.

    Em: “Os conhecidos continuavam zombando (...) lhe afirmando que a felicidade não bate duas vezes”: o pronome sublinhado refere-se a ‘marceneiro’.

  • D.

    “No caso, de nosso marceneiro, porém, ela abriu uma exceção”: o pronome sublinhado refere-se a ‘loteria’.

  • E.

    Em: “amigos e repórteres (...) festejavam sua estupenda sorte”: o pronome sublinhado referese a ‘amigos e repórteres’.

A palavra sublinhada é exemplo de pronome relativo em:

  • A.

    Esses são os homens de que discordei.

  • B.

    Desconfiei de que queriam minha presença.

  • C.

    Nunca gostaram de que falássemos sobre o assunto.

  • D.

    Estava com medo de que me ouvissem.

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