Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

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Nas questões 09 e 10, marque o segmento de texto que foi reproduzido com erro na estrutura sintática

  • A.

    Tema bastante controvertido, a arbitragem vem ensejando acalorados debates e posições antagônicas quanto à sua natureza jurídica: parte da doutrina a considera instituto de natureza privatista e outra como instituto de natureza publicista ou jurisdicional.

  • B.

    Sofre, ainda, em sede do Supremo Tribunal Federal, questionamento no tocante à sua constitucionalidade.

  • C.

    Rui Barbosa, influenciado pelo pensamento de Aristóteles, já asseverava que a postergação da justiça é a pior das injustiças.

  • D.

    "Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, não igualdade real".

  • E.

    Hoje, o excesso de formalismos fazem com que garantias ou procedimentos aparentemente formais levem à postergação e, até mesmo, à própria negação da justiça.

    (Cristina Ayoub Riche, adaptado)

Assinale o segmento gramaticalmente correto.

  • A.

    Segundo a FGV, um produto estrangeiro idêntico ao similar brasileiro, produzido com uma estrutura de custos idênticos, poderia ser ofertado no mercado desse país estrangeiro por um preço entre 0,9% e 3% menor que as mercadorias brasileiras.

  • B.

    A questão da guerra fiscal trata-se de um fenômeno que, em termos econômicos, refere- se à intensificação de práticas concorrenciais extremas e não cooperativas entre os entes federados.

  • C.

    A maioria dos estudiosos procuram definir a guerra fiscal, onde são realçados, por um lado, as características conflituosas e desordenadas do fenômeno e, de outro, o viés perverso e negativo de seus resultados.

  • D.

    Simonsen reporta-se à "Guerra das Isenções" como os conflitos de natureza tributária, existentes entre os Estados, que objetivam a atração de indústrias a partir da concessão de isenções no imposto interestadual sobre o consumo.

  • E.

    O Estado que ganha impõe, na maioria dos casos, uma perda a algum ou alguns dos demais, à medida em que a "guerra" não se trata de um jogo de soma positiva e, assim, a Federação é enfraquecida.

    (Baseado em Revista CNT e artigo de André Eduardo da S. Fernandes & Nélio L. Wanderlei)

Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • A.

    Há um abismo crescente entre os contestatários, violentos ou não, da globalização - Seattle, Gênova, Porto Alegre, - e os partidos de esquerda que afirmam partilhar algumas dessas preocupações, mas se revelam incapazes de dar-lhe conteúdo concreto uma vez no poder.

  • B.

    Nem os primeiros merecem inteiramente o epíteto de apocalípticos, pois não são em geral niilistas ou utópicos, nem os últimos fazem juz à designação de integrados, posto que proclamam querer reagir contra o pior da "desordem estabelecida".

  • C.

    Os principais líderes dos "integrados" acabam de reunirem-se em Estocolmo, embora tenham preferido chamar-se de "modernizadores", nome que, senão era o oficial, foi o adotado na imprensa européia. Já por aí se introduz a confusão e a ambigüidade.

  • D.

    Modernizar, palavra neutra em matéria de valores morais, pode simplesmente servir de pretexto para justificar a adesão ao paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, como dinossauros pré-históricos, os que a ele resiste.

  • E.

    É expressão que transmite também a idéia de que a política não tem nada a ver com o problema da justiça, da eqüidade, da desigualdade, da dignidade humana, da opressão. Governar seria apenas, como se disse a propósito do "fim da história", atividade assepticamente técnica, a monótona aplicação de soluções cientificamente na moda, isto é, "modernas", às questões fundamentais da sociedade.

    (Adaptado de Rubens Ricupero)

Assinale a opção gramaticalmente correta.

  • A.

    Sob a ótica de um Estado em particular – a despeito de a "Guerra Fiscal" do ICMS ser prejudicial à nação –, há ganhos a serem obtidos se ouvesse um aumento conjuntural de receita para o Estado.

  • B.

    Se todos os Estados parassem de conceder incentivos, todos ganhariam; mas se um Estado se abstesse de tal política e os demais continuassem a praticá-la, esse perderia.

  • C.

    Tendo em vista a análise histórica da "Guerra Fiscal", alguns autores propuseram uma divisão de períodos que começam com a criação do ICM e chegam até a atualidade.

  • D.

    No primeiro período, o Governo Central tirou dos Estados a competência de instituir e aumentar alíquotas dos impostos, e ficou estabelecido que couberiam tais atribuições somente ao Senado.

  • E.

    Pressionado pelas disputas inter-regionais, o Governo Federal interviu no incipiente mecanismo de concessão de incentivos, e, por meio de lei complementar, criou o CONFAZ.

Assinale o opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro gramatical.

  • A.

    É importante que fique claro que os senadores, em particular, e o Senado Federal como instituição, cumpriram com o seu papel. A delegação que receberam constitucionalmente se limita a apurar e investigar. Não têm, nem querem ter, poder de polícia.

  • B.

    Muito menos exercer funções que competem aos magistrados do Judiciário ou aos agentes do Ministério Público. Ainda que seja forçoso reconhecer que o Ministério Público trabalhe em condições precárias, principalmente quando se considera o volume de denúncias em todos os níveis da administração, também não se pode falar em promiscuidade entre os poderes.

  • C.

    As investigações produzidas pelas CPIs do Senado funcionam como combustível para o trabalho dos procuradores. Contudo, entre a constatação perpretrada pelos senadores e à denúncia ao Judiciário, há sempre um caminho tortuoso demais.

  • D.

    Esse trajeto, estranhamente, faz perder boa parte da essência da missão fiscalizadora de ambas as instituições. Urge que esse caminho tenha um percurso mais sereno. Que a ação entre o Legislativo, o Ministério Público e o Judiciário seja integrada, efetiva e pronta.

  • E.

    Qualquer outro resultado que não seja o processo judicial dos denunciados representa um desgaste enorme junto à população. Encontrar o elo onde se quebrou a corrente é atribuição de analistas abalizados. Para o povo, de uma maneira geral, quem falha é o Estado, incapaz de punir os que se beneficiam indevidamente dele.

Assinale o item que apresenta a síntese correta e coerente do segmento de texto reproduzido.

  • A.

    As grandes transformações mundiais estão detonando a imagem que o Brasil tem de si mesmo. Sempre nos consideramos um país de imigrantes, um eldorado para onde convergiram esperanças de aventura e sonhos do paraíso.

    Síntese: A autoimagem do Brasil – um país de imigrantes – está sendo assolada por graves mudanças mundiais.

  • B.

    Continua chegando gente para viver no Brasil, mas a quantidade de pessoas que partem para o exterior é muito grande – já temos quase dois milhões de trabalhadores instalados em outros países e enviando recursos para suas famílias que aqui ficaram.

    Síntese: Apesar da imigração, partiram do Brasil dois milhões de brasileiros que têm recursos no exterior.

  • C.

    Ao se lançarem no mundo em busca de melhores oportunidades, os brasileiros se defrontam com o drama do pós-guerra fria: manter fora dos limites dos países ricos aqueles que querem compartilhar do banquete.

    Síntese: Os países ricos se defrontam no pós-guerra fria com o drama da fome mundial.

  • D.

    Não é mais o fantasma do comunismo que ronda a Europa, mas o fantasma dos que sobreviveram a ele e querem agora disputar os empregos ocidentais.

    Síntese: O fantasma europeu atual são os comunistas sobreviventes.

  • E.

    Ao mesmo tempo em que se preparam sólidas barreiras para o livre fluxo de trabalhadores, dissolvem-se os obstáculos para o fluxo dos capitais que se deslocam com rapidez na ponta dos computadores.

    Síntese: A repressão à disputa por empregos é simultânea à interposição de obstáculos à liberdade dos capitais.

Leia atentamente o texto abaixo para responder a esta questão.

As modernas tecnologias dotaram o ser humano de _________________ e ________________

  • A.

    ubiquação - irremovibilidade

  • B.

    ubiqüidade - instantaneidade

  • C.

    ubiedade - insipiência

  • D.

    onipresença - intemperança

  • E.

    onisciência - intempestividade

Assinale a opção em que o item gramatical grifado constitui erro.

  • A. É preciso pensar em como ajudar as pessoas que não estão conseguindo se beneficiar da globalização.
  • B. Uma medida necessária é o treinamento e reciclagem dos trabalhadores que perderam seus empregos, para que possam ser reincorporados.
  • C. E aqueles cujos não conseguirem voltar ao sistema produtivo devem ser alvo de políticas compensatórias que aliviem as tensões de uma transição econômica tão complexa.
  • D. Trata-se de mudar de uma economia protegida décadas para uma mais integrada.
  • E.

    Programas de renda mínima e seguro desemprego, para ficar em dois exemplos, são extremamente necessários em países como o Brasil.

    (Adaptado de Exame, 1/11/2000, p.143)

Em cada par de palavras, escolha a que preenche com propriedade a respectiva lacuna do texto, e depois marque a seqüência correta.

A maioria das análises sobre a crise de _____1____ que caracterizou a primeira década após a _____2_____ da democracia no país consistiria em _______3_________ suas origens a problemas derivados da própria transição democrática, tais como a explosão de ________4______, a sobrecarga da _______5______, o excesso de pressões e outras restrições decorrentes do alargamento da participação política. Dessa forma, o governo, ______6______ por exigências excessivas e mesmo contraditórias, ver-se-ia impossibilitado de deliberar e agir com a ______7_______ e a segurança necessárias, tendo em vista o caráter emergencial da crise. _______8________ a esse diagnóstico está o pressuposto de um conflito inevitável entre o reconhecimento do teor explosivo da crise e o aprofundamento da democracia mediante a ampliação dos espaços de participação dos direitos de cidadania. (Adaptado de Eli Diniz)

 

  • A. a, b, a, a, b, b, a, a
  • B. a, a, b, b, a, b, a, a
  • C. a, b, b, a, b, a, a, b
  • D. b, b, a, a, b, a, a, b
  • E. b, a, b, b, b, a, b, a

Nas questões 11 e 12, marque o erro de estrutura sintática ou de propriedade vocabular.

No século 18, o Iluminismo percebeu o indivíduo como dotado de consciência e razão. Seu "eu"(A) era o resultado cumulativo de suas ações, que os(B) aperfeiçoavam como pessoa. No século 19, o sujeito foi percebido como um produto complexo de relações com os valores e significados da sociedade em que(C) estava inserido. Na modernidade, tais relações ampliaram-se, compondo uma identidade complexa e plural(D), mas havia uma hierarquia de valores. O sentimento de nacionalidade, por exemplo, estava acima da condição de classe. Na pós-modernidade, a erosão(E) das identidades mestras (nação, classe social, etnia, etc.) dissolveu hierarquias e abriu caminhos para um caótico "jogo de identidades".

(Carlos Lessa, adaptado)

  • A. A
  • B. B
  • C. C
  • D. D
  • E. E
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