Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões 02 e 03.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O sinal de dois pontos(L.2) pode ser substituído por vírgula e o período permanece correto.
Em "O que se convencionou..."(L.5) "O" pode ser substituído por Aquilo, sem prejuízo para a correção gramatical.
A próclise do "se"(L.5 e 6) ocorre indicada pela presença do "que" e do "não", respectivamente.
O uso de vírgula após "pão de cada dia"(L.9) transforma a oração que se segue em restritiva.
A forma verbal "continuarão"(L.12) admite a substituição por vão continuar, sem alteração do significado.
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de pontuação.
A Organização das Nações Unidas - ONU é organismo multilateral constituído pelos aliados logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Reflete, portanto, a preocupação dos vencedores do conflito armado em não permitir o ressurgimento de regimes nazistas que haviam sido esmagados na Europa.
Ruíram regimes outrora fortes. A Alemanha Comunista virou história, e a poderosa União Soviética deixou de existir. A realidade de hoje é substancialmente, diferente da geografia política dos anos setenta.
A bipolaridade, que caracterizou a política internacional até o final dos anos oitenta, ajudou a manter estável o papel da ONU e das agências a ela ligadas. No entanto, um dia o Muro de Berlim caiu. Em seguida, os países do leste redescobriram a liberdade.
A Segunda Guerra Mundial, em termos políticos, demorou a terminar. Restaram dois protagonistas, ambos superpotências, dotados de arsenais capazes de destruir o planeta várias vezes: União Soviética e Estados Unidos.
A ONU, contudo, permanece a mesma. Não mudou. Seus integrantes não dão sinais de perceber a nova realidade.
(Adaptado do Correio Braziliense, 08/10/2000)
Assinale o trecho que não contém erro de ortografia ou de emprego de vocabulário.
A preocupação maior volta-se para os filmes violentos, para os eróticos ou pornográficos e mesmo para os programas que terminam como massa de manobra para aumento de audiência. O artigo 220 proibe toda e qualquer censura de naturesa política, ideólogica e artística.
Ora, a portaria ministerial estabelece que "fica terminantemente vendada a exibição em horário diverso do permitido" dos programas pelas emissoras de televisão. Cabe, pois, aos sensores estabelecer faixas de horário de exibição.
Vejo aí uma inconstitucionalidade, que não resistirá à crítica do judiciário. É forma restritiva de direitos. Enfraquece os fins almejados pela boa intenção que os inspirou.
O limite admitido pela Constituição se restrinje à natureza indicativa de normas legais ou administrativas. Poderão sempre dizer à sociedade que, nos horários compreendidos por elas, os menores de idade indicados não devem assistir aos programas.
Se a emissora descomprir a faixa, nenhuma punição lhe poderá ser imputada. Os principais destinatários da decisão do Poder Executivo não são as emissoras, mas a sociedade em geral. Eventual punição só é adimissível em juízo, mediante requerimento do ofendido.
(Trechos adaptados de W. Ceneviva, Limites da TV na Constituição)
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
Um dos obstáculos que(A) o Brasil enfrenta para obter(B) saldos comerciais expressivos é a composição de sua pauta de exportações, demasiadamente calcada(C) em produtos de baixo valor agregado. Nesse sentido, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que será criado um imposto sobre as exportações do couro cru e semi-elaborado. O objetivo é favorecer o beneficiamento do couro no país, especialmente pelo setor calçadista(D). A expectativa é a que(E) em dois anos esse setor agregue US$ 400 milhões às exportações brasileiras. (Folha de S. Paulo, 18/08/2000, página A2, com adaptações)
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro gramatical.
Os problemas deste início de milênio são graves e muito diferentes daqueles existentes no final da Segunda Guerra Mundial.
A África, por exemplo, é, nos dias que correm, um continente esquecido, abandonado. Já foi objeto de cobiça de governos europeus e teatro de disputas internacionais. Agora está entregue à própria sorte, à governos tribais, à brutalidade de ditadores sanguinários e às doenças como Aids.
Os países latino-americanos, que tiveram papel secundário na Segunda Guerra, emergiram como economias fortes e capazes de promover o desenvolvimento em curto espaço de tempo.
O Brasil ostenta elevadas taxas de crescimento econômico ao longo dos últimos cinqüenta anos. Sucessivos governos abriram estradas, ligaram o litoral ao oeste e ao extremo noroeste, promoveram a industrialização e incentivaram a agricultura. Hoje, o Brasil freqüenta o exclusivo clube das dez maiores economias do planeta.
A modificação das competências e a entrada de novos protagonistas no organismo que regula as relações internacionais é medida de boa política. A percepção da mudança e a organização do futuro exigem pessoal qualificado, instrumentos adequados e organismos sensíveis à nova realidade.
(Adaptado do Correio Braziliense, 08/10/2000)
Assinale a opção que corresponde ao segmento sublinhado que está gramaticalmente correto.
Uma discussão pertinente relaciona-se a(1) compreensão de como se dão(2), ou quais os caminhos possíveis para a inserção dos marginalizados, das minorias étnicas(3) e sociais, além das chamadas culturas locais e nacionais, na nova dinamica(4) econômica, política e, eventualmente, cultural que se impõem(5).1
2
3
4
5
Marque a opção em que um dos vocábulos NÃO se completa corretamente com a(s) letra(s) dos parênteses.
Marque a seqüência que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente.
A visão sistêmica exclui o diálogo, de resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem não precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados.
(Barbara Freytag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, pág. 61, com adaptações)
Em relação ao texto a seguir, assinale a opção incorreta.
Leia outro trecho da Exposição de Motivos de Rui Barbosa sobre a criação do TCU, transcrito a seguir com erros gramaticais, para responder à questão 28.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Pode-se dispensar a preposição "em"(L.9), no terceiro período, sem prejuízo da correção.
A regência da palavra "facilidade" (L.5) admite o uso da preposição para em vez da preposição a.
Se o "do" na linha 3 for eliminado, o texto permanece correto.
O segundo parágrafo do texto foi transcrito com erro de ortografia.
O trecho "a transgressões impunes" (L.13 e 14) é tão correto quanto às transgressões impunes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...