Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Leia o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa cuja frase apresenta concordância correta, obedecendo à regra empregada em "Chamou-se o veterinário oficial."Alugou-se imóveis novos.
Trataram-se de assuntos pouco usuais.
Indicaram-se as medidas cabíveis.
Presenciou-se cenas desagradáveis.
Precisam-se de balconistas com prática.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância nas frases abaixo, adaptadas do texto, está correta em
Os números iniciais do Censo 2000 mostram que o consumo nas diversas regiões brasileiras são distribuídas de maneira desigual e contrastante.
Constituem uma proporção relativamente pequena as famílias brasileiras que podem dar-se ao luxo de serem sustentadas por um único membro.
Alguns dados resultantes do Censo 2000 parece incompatível com aqueles que assinalam o aumento do consumo de bens duráveis, no mesmo período.
A qualidade de vida dos brasileiros, refletida principalmente na saúde, dependem de aspectos importantes na área de serviços, como a de saneamento básico.
Os dados referentes à economia informal não é captados pelas estatísticas, o que geram algumas situações aparentemente contraditórias.
Com base na figura do texto V, julgue os itens subseqüentes, relativos ao Word 2000 e às idéias do texto do documento em edição.
Julgue os itens a seguir quanto à correção gramatical.
A construção de edifícios de muitos andares, é óbvio, faz a cidade crescer para cima, haja vista o pequeno espaço para o grande número de habitantes nas cidades de médio e grande porte.
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
Na linha 19 do texto II, os vocábulos "matriz" e "filiais" apresentam diferença de tratamento quanto à flexão de número por motivos semânticos.
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
As palavras "apóia" (L.17, texto I) e "apoio" (L.14, texto II), embora cognatas, não pertencem à mesma classe gramatical.
No princípio do século XX, Sílvio Romero escrevia o texto abaixo. Leia-o atentamente para responder às questões 05, 06 e 07.
Aponte a opção que não apresenta inferência ou atribuição de sentido corretas e apropriadas em relação às estruturas lingüísticas do trecho dado.
Atribuir a característica relacionada a "entusiasmo" a tarefas cartoriais de tirar pública forma ou copiar formais de partilha é uma estratégia que favorece o emprego da figura de linguagem ironia.
Está presente no segundo parágrafo a antecipação de um argumento do outro, em relação ao qual o autor se posiciona contrariamente.
O terceiro parágrafo contém a força retórica de uma revelação, realçada pela justaposição de expressões em gradação crescente.
No parágrafo quarto, a repetição de estrutura morfossintática semelhante, a recorrência da posposição do sujeito e o gradiente dos atributos negativos são elementos que conferem feição assertiva ao enunciado.
Juntos, os parágrafos 5, 6 e 7 formam um silogismo, ou seja, dedução formal que, partindo de duas premissas, chega a uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada conclusão.
Leia o trecho transcrito abaixo para responder às questões 01, 02 e 03.
Assinale a opção que analisa com correção e propriedade os elementos lingüísticos do texto.
Se o autor tivesse optado pela construção "a noção de 'justiça social' e a de 'dívida social'" em vez de "as noções de 'justiça social' e 'dívida social'"(l.2 e 3), a flexão de plural em "vagas" e "contaminadas"(l.1 e 2), obedecida a concordância da norma culta formal, não deveria, a rigor, se aplicar.
Considerando a mesma hipótese do item anterior, o verbo "costumam"(l.4) deveria perder a desinência de plural e se flexionar no singular.
Os termos "dívida"(l.3) e "indébita"(l.7) mantêm traços lexicais e semânticos que também constam do par débito e indevido.
Os adjetivos "nua e crua"(l.5) seguem a mesma regra de formação do feminino dos substantivos grou e guru.
O adjetivo predicativo "forte"(l.14) admite, também, a concordância no plural. Nesse caso, a concordância de número estaria obedecendo à seguinte norma gramatical: "Se os substantivos sujeitos são do mesmo gênero, o adjetivo (...) vai, preferencialmente, para o plural, ainda que os substantivos estejam no singular."
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas.
abandonam – criarem – com o visto – A
abandona – criar – visando – Há
abandonaram – criarem – com vistas – A
abandona – criarem – com vista – Haverão
abandonam – criar – para visar – Haverão
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.
Em relação às estruturas do texto, assinale a opção incorreta.
A substituição de "a que"(l.3) por à qual não acarreta prejuízo à correção gramatical do período.
O emprego de "mas também"(l.4 e 5) é exigência decorrente do emprego de "não só"(l.4).
A estrutura sintática do período em que ocorrem estabelece as seguintes relações de dependência entre os termos: falta a convicção das teorias,(l.4) das suas implicações menos próximas(l.5 e 6) de sua relação com o movimento social conjunto( l.6 e 7) da relevância(l.7) do próprio trabalho e(l.7 e 8) dos assuntos estudados( l.8).
Em "a muito custo"(l.11) o "a" funciona como uma preposição.
O emprego do pronome "lhes", em "lhes poderia"( l.12), está empregado de forma proclítica em virtude da presença do "que"(l.12).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...