Questões de Língua Portuguesa do ano 2002

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Julgue os itens abaixo quanto à correção das definições dadas aos diferentes tipos de documentos oficiais apresentados.

Edital - Forma oficial de divulgação de aviso, convocação, intimação e notificação, bem como de abertura e resultado de concurso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo quanto à correção das definições dadas aos diferentes tipos de documentos oficiais apresentados.

Ata- Documento com valor jurídico no qual se registram integralmente as ocorrências de uma reunião oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo quanto à correção das definições dadas aos diferentes tipos de documentos oficiais apresentados.

Ofício - Modalidade de correspondência de conteúdo não-oficial que circula entre órgãos externos ou entre estes e particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo quanto à correção das definições dadas aos diferentes tipos de documentos oficiais apresentados.

Memorando - Modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 17 A 20, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTÃO:

I. As constituições federal e estaduais não contemplam esse assunto.

II. O perito constatou que havia duas pequenas perfurações na cavidade torácica.

III. O delegado observou que estava faltando o cheque e as notas promissórias.

  • A.

    se todas as sentenças estiverem de acordo com a norma culta escrita.

  • B.

    se somente duas sentenças estiverem de acordo com a norma culta escrita.

  • C.

    se somente uma das sentenças estiver de acordo com a norma culta escrita.

  • D.

    se nenhuma das sentenças estiver de acordo com a norma culta escrita.

Cada uma dessas questões apresenta cinco propostas diferentes de redação. Assinale, na folha de respostas, a letra que corresponde à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão.

Cada uma dessas questões apresenta cinco propostas diferentes de redação. Assinale, na folha de respostas, a letra que corresponde à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão.

  • A.

    Ainda que disposto a trabalhar, não lhe restou outra solução senão esperar pelo chamado do sócio.

  • B.

    Teve que esperar pelo chamado do sócio, pois não lhe restou outra solução, haja visto estar disposto com o trabalho.

  • C.

    Não lhe restou outra solução senão, esperando pelo chamado do sócio, trabalhar para aquilo de que estava disposto.

  • D.

    Esperar pelo chamado do sócio para trabalhar foi a solução que restou-lhe, não obstante sua disposição ao mesmo trabalho.

  • E.

    Embora houvessem disposição e ânimo para trabalhar, ele teve que esperar pelo chamado de sócio, o que lhe restou como solução.

Em relação ao texto LP-I, julgue os itens seguintes.

O texto é típico de uma ata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.

Conclusão do texto – A imprensa, por excelência, nasceu livre e deve continuar livre. Cabendo-lhe orientar a opinião pública, será menos desastroso o risco de errar ou distorcer os fatos que a possibilidade de submeter-se a uma censura poderosa. Os órgãos de imprensa devem assumir o controle natural da responsabilidade sobre seus atos. Aliás, somente em função dessa responsabilidade se concebem os privilégios de que geralmente goza a imprensa em uma sociedade.

Itens adaptados de A imprensa na vida atual. In: Português básico I. Porto Alegre: EMMA, 1975, p. 32-4.

 

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.

Argumentação contrária – Pode a imprensa, eventualmente, prestar-se a distorções lamentáveis, o que só acontecem em decorrência da irresponsabilidade com que a dirija um determinado grupo humano. Todavia, não podemos negar a paixão do escândalo pela pura intenção de tiragem, o comércio das emoções e as concessões às vezes excessivas a determinada faixa de público medíocre que ela tende a aceitar tal como é. Felizmente, essa nem sempre é a regra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que cada um dos itens a seguir constitua um parágrafo, identificado por uma expressão em negrito; esta especifica a sua função textual, com vistas à construção de um todo coerente que trata da atuação da imprensa na vida atual. Em cada item, julgue a correção gramatical e a correspondência entre a função do parágrafo e as idéias apresentadas nele.

Argumentação favorável – Essa função educativa da imprensa é exercida de diversas maneiras: publicação de noticiário internacional, debates, editoriais, páginas especializadas e reportagens atinentes às múltiplas atividades humanas. Muitos têm sido os acontecimentos históricos em que a imprensa tem atuação destacada. Sua participação, inegável na orientação dos destinos de um país, tanto nas democracias quanto nos países de regimes fortes, a ação mais delicada e decisiva da imprensa consiste justamente na expressão e no controle da opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
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