Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os itens abaixo apresentam segmentos do texto LP seguidos de reescrituras que contêm a substituição de expressões do segmento original por pronomes oblíquos. Julgue-os quanto à colocação e ao emprego desses pronomes e à adequação da substituição efetuada, tendo em vista a manutenção do sentido do texto.
"de modo que possamos superar as ineficiências existentes" (L.23-24) de modo que as possamos superar.
Os itens abaixo apresentam segmentos do texto LP seguidos de reescrituras que contêm a substituição de expressões do segmento original por pronomes oblíquos. Julgue-os quanto à colocação e ao emprego desses pronomes e à adequação da substituição efetuada, tendo em vista a manutenção do sentido do texto.
"os resultados práticos alcançados podem não depender apenas dos seus avanços científicos e tecnológicos" (L.20-21) → os resultados práticos alcançados podem não dependê-los.
Os itens abaixo apresentam segmentos do texto LP seguidos de reescrituras que contêm a substituição de expressões do segmento original por pronomes oblíquos. Julgue-os quanto à colocação e ao emprego desses pronomes e à adequação da substituição efetuada, tendo em vista a manutenção do sentido do texto.
"aumentar a competitividade da economia e diminuir os desequilíbrios regionais" (L.12-13) aumentá-la e diminuí-los.
Os itens abaixo apresentam segmentos do texto LP seguidos de reescrituras que contêm a substituição de expressões do segmento original por pronomes oblíquos. Julgue-os quanto à colocação e ao emprego desses pronomes e à adequação da substituição efetuada, tendo em vista a manutenção do sentido do texto.
"muitas doenças que permitiram o aumento considerável da expectativa de vida e o crescimento significativo da produção agropecuária" (L.3-4) → muitas doenças que permitiram-no.
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
TEXTO 1
O item em que o pronome QUE tem seu antecedente ERRADAMENTE indicado é:
"Construiu as cidades cheias de gente e de muros QUE as separam..." = pessoas;
"Como um olhar novo QUE questiona todas as relações..." = olhar;
"...confronto com a realidade naquilo QUE nos parece mais brutal..." = aquilo;
"...a solidariedade interrompe o ciclo QUE a produz..." = ciclo;
"...por sorte ou virtude de um povo QUE ainda é capaz...." = povo.
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
TEXTO 1
"...que se ignoram e se temem."; o item abaixo em que o SE aparece também como pronome de valor recíproco é:
A negação da miséria começa a se realizar neste momento;
A solidariedade se opõe a tudo que se produziu até agora;
A campanha traz uma força capaz de contagiar quem menos se espera;
Se a distância perpetua a miséria, a solidariedade a interrompe;
Os homens e mulheres se contagiam na campanha.
O epitáfio que NÃO contém qualquer pronome é:
Sua única corrida sem cobrar a volta;
O touro correu mais;
Chegou a minha vez;
Este foi o único buraco que ele não fez;
E agora passemos a outro programa.
As questões 15 a 20 mostram frases escritas de modo diverso; devem ser indicadas as formas mais adequadas de cada uma dessas frases em cada uma das questões.
Os policiais deteram o camelô e o conduziram à delegacia;
Os policiais detiveram o camelô e lhe conduziram à delegacia;
Os policiais detiveram o camelô e o conduziram à delegacia;
Os policiais deteram o camelô e lhe conduziram a delegacia;
Os policias detiveram o camelô e o conduziram a delegacia.
A partir do texto IV, julgue os itens subseqüentes.
No texto, o pronome possessivo "seu" (L.11) refere-se ao leitor, por causa do emprego de "você" (L.1).
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 7, preservam-se o sentido textual e a correção gramatical ao se substituir o pronome relativo "que" por qual, desde que também seja alterada a preposição "de" para da.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...