Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Verbo - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
As mães ____________ grande preocupação com os filhos que __________ muito tarde para casa depois do Fortal.
As formas verbais que completam corretamente e pela ordem os espaços acima são, respectivamente:
têm - vêm
teem - vêm
tem - vem
têm - veem
Língua Portuguesa - Verbo - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Assinale o item correto quanto ao emprego dos verbos do período, que se inicia por uma condição.
Se a campanha fosse bem feita, eu teria trabalhado com a equipe.
Se a campanha era bem feita, eu trabalharei com a equipe.
Se a campanha foi bem feita, eu trabalho com a equipe.
Se a campanha seria bem feita, eu teria trabalhado com a equipe.
Língua Portuguesa - Verbo - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
a campanha de ataques foi vetada por mim.
a campanha de ataques foram vetadas por mim.
a campanha de ataques era vetada por mim.
a campanha de ataques seria vetada por mim.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O uso das formas verbais no imperativo concordando com você no lugar de tu contribui para que o texto instrucional seja mais informal, direto e objetivo.
"Se o vento é fresco, então se certificam de que passou por lugar onde existe água." O verbo destacado na frase acima aparece em cada uma das alternativas abaixo. O emprego do verbo não é adequado quanto à regência em:
Certificamos-lhes o grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certificamos-lhe do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certificamo-los do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certifiquei-me do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Em todos os parágrafos, a função de sujeito sintático da oração inicial é marcada, flexionalmente, pelo uso da primeira pessoa do singular, que corresponde, semanticamente, à voz do narrador.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Nos trechos 'Chame a emergência' (L.9), "pagar uma conta astronômica" (L.14), "dessem câncer" (L.18) e "comprar preservativos" (L.23-24), as formas verbais não são intransitivas.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Exercem a função de complemento direto das formas verbais a elas relacionadas as seguintes expressões: "um levantamento" (L.1), "alguém morto" (L.30), "todos os antivírus existentes" (L.36) e "a língua" (L.44).
Com referência ao emprego das classes gramaticais no texto LP-I, julgue os itens a seguir.
São formas verbais flexionadas as seguintes palavras: "difamando" (L.2), "receber" (L.4), "consolo" (L.5), "impresso" (L.6), "contorno" (L.8) e "delete" (L.10).
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1
"Até lá, que o menor abandonado não chateie..."; se colocamos o verbo sublinhado na primeira pessoa do plural, do mesmo tempo verbal, a forma correta é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...