Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A classe da palavra destacada está INCORRETAMENTE indicada nos parênteses em:
Estudamos bastante, portanto seremos classificados. (conjunção coordenativa)
Expliquei-lhe que não me entendia. (conjunção integrante)
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à sintaxe e ao emprego dos sinais de pontuação.
Dentre as modificações, estão a preocupação com os Direitos da Personalidade, a igualdade entre homem e mulher, e estabelecendo a divisão da sociedade conjugal igualmente entre os dois cônjuges.
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à sintaxe e ao emprego dos sinais de pontuação.
O novo Código Civil reúne, importante jurisprudência, que evoluiu durante décadas, assim como algumas legislações esparsas, dando nova dimensão ao Direito Civil e, beneficiando a cidadania, uma vez que possui uma perspectiva social que assegura o interesse coletivo.
Certas situações sociais exigem que se fale ou se escreva de acordo com a norma padrão da língua. Assinale a alternativa em que a concordância e a regência verbal dos seguintes enunciados estão segundo essas normas.
No Brasil, 80% dos adolescentes se inicia prematuramente ao mundo das drogas.
Nenhum dos familiares presentes se mostraram interessados em assistir à conferência sobre alcoolismo.
O resultado das últimas pesquisas mostraram um dado assustador: a família cabe a maior responsabilidade.
As causas do consumo excessivo e prematuro do álcool nunca foi suficientemente debatido. A quem se poderia responsabilizar?
Qual das campanhas sobre alcoolismo pôde corresponder aos apelos de que a gravidade do problema se ressente?
Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
As expressões "Não é possível conceber (...) sem considerar" (L.1-2) e "são um dever nos novos planos" (L.13), entre outras escolhas lexicais e sintáticas, contribuem para conferir ao texto características de texto argumentativo.
Julgue os itens seguintes, a respeito das idéias e estruturas do texto acima.
Mantém-se o sentido original do período, mas prejudicam-se as relações de regência verbal, caso a expressão "à reflexão" (L.1) seja eliminada.A concordância está correta em
a) Jorge ou Paulo se casará com Rose.
b) Chegou bem cedo Pedro, Igor e Paulo
c) Passará o céu e a terra sobre todos nós
d) Falará em público, amanhã, Ricardo e Luiz
e) Vitória ou Bahia ganharão o campeonato.
15) O se está classificado corretamente em
a) Ontem eles se foram satisfeitos (partícula de realce)
b) Comecem a reunião sem mim se eu não chegar a tempo (parte integrante do verbo)
c) Nas cidades turísticas, chega-se cedo aos restaurantes (partícula apassivadora)
d) Maria levantou-se rapidamente. (índice de indeterminação do sujeito)
e) Não sei se ele vai chegar cedo aqui. (conjunção subordinativa condicional)
13)Leia e analise
"Dois amigos íntimos se vêem inesperadamente de duas janelas. Ambos estão discursando. Um deles, digamos, está bem exaltado, o outro percebe o amigo bem nervoso, mas nada pode fazer."
As palavras e/ou expressões que exercem a mesma função sintática estão na opção
a) íntimos – se – bem
b) se – o amigo
c) inesperadamente – bem nervoso
d) o outro – bem nervoso
e) mas – ambos
Assinale a opção cujo fragmento de texto está correto quanto às estruturas sintáticas e à pontuação.
O acesso as decisões da justiça é limitado a pequena parcela da população. A maioria ou desconhece seus direitos, ou, se os conhecem, não tem condições de os fazer valer.
Os poucos que dão queixa à polícia tem que enfrentar depois os custos e a demora do processo judicial. O custo dos serviços de um bom advogado estão além da capacidade da grande maioria da população.
Apesar de ser dever constitucional do Estado, prestar assistência jurídica gratuita aos pobres, os defensores públicos são em número insuficiente para atender à demanda. Uma vez instaurado o processo, há o problema da demora. Os tribunais estão, sempre sobrecarregados, tanto nas varas cíveis como nas criminais.
Uma causa leva anos para ser decidida. O setor do Poder Judiciário que funciona melhor é o da justiça do trabalho. No entanto, essa justiça, funciona exclusivamente para os trabalhadores do mercado formal, possuidores de carteira de trabalho.
Os trabalhadores do mercado informal, que são cada vez mais numerosos, ficam excluídos. Entende-se, então, a descrença da população na justiça e o sentimento de que ela funciona apenas para os ricos, ou melhor, de que ela não funciona, pois os ricos não são punidos e os pobres não são protegidos.
Opções adaptadas de José Murilo de Carvalho.
Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 214.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...