Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao texto I, julgue os itens subseqüentes.

Prejudica-se a correção gramatical e altera-se a informação do período original ao se acrescentar, imediatamente antes da forma verbal "tornado" (L.14), o trecho que então terá se.

  • C. Certo
  • E. Errado

14) Assinale a opção que apresenta correta classificação do verbo quanto à transitividade, no contexto apresentado.

  • A.

    a) Você chamará seus amigos amanhã cedo ( transitivo direto e indireto)

  • B.

    b) Posso mostrar-lhes a lista de pessoas bem éticas (transitivo direto e indireto)

  • C.

    c) Maria pegou pesado no discurso ético (verbo de ligação)

  • D. d) O padeiro dormiu no serviço, no domingo passado. (verbo de ligação)
  • E.

    e) O menino chegou cedo à escola. (transitivo direto)

As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:

Os verbos de "vá trabalhar" (l. 8) e "não dê esmolas" (l. 9) encontram-se no:

  • A. presente do indicativo;
  • B. particípio passado;
  • C. imperativo;
  • D. futuro do subjuntivo;
  • E. pretérito imperfeito.

As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:

Os verbos das orações subordinadas do período "O ideal seria um mundo sem esmola, em que todos tivessem emprego, ganhassem seu salário, tivessem a sua dignidade, sua cidadania resguardada" (l. 5/6) estão no imperfeito do subjuntivo. Indique o período em que os verbos também estão no subjuntivo em correlação com o verbo da oração principal:

  • A.

    O ideal será um mundo sem esmola, em que todos tinham emprego, ganhavam seu salário, tinham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;

  • B.

    O ideal era um mundo sem esmola, em que todos tiveram emprego, ganharam seu salário, têm a sua dignidade, sua cidadania resguardada;

  • C.

    O ideal seria um mundo sem esmola, em que todos tinham emprego, ganhavam seu salário, tinham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;

  • D.

    O ideal é um mundo sem esmola, em que todos tenham emprego, ganhem seu salário, tenham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;

  • E.

    O ideal é um mundo sem esmola, em que todos têm emprego, ganham seu salário, têm a sua dignidade, sua cidadania resguardada.

As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:

Marque a opção em que o verbo tem a mesma regência que viver nas duas ocorrências seguintes: "Vivo esta contradição, e acho que é a mesma que, no fundo, todo mundo vive" (l. 4/5):

  • A.

    A criança aspira a uma melhor condição de vida;

  • B.

    As crianças pobres carecem de alimento;

  • C.

    É preciso dar-lhes, ao menos, um pedaço de pão;

  • D.

    As crianças querem, pelo menos, alimento;

  • E. Hoje as crianças vivem bem.

As questões de 53 a 55 referem-se ao texto Vidas Secas:

Sobre a forma verbal receando (l. 5), podemos afirmar que:

  • A.

    corresponde ao gerúndio do verbo recear e conjuga-se como os outros verbos da segunda conjugação;

  • B.

    está incorretamente grafada;

  • C.

    pertence ao verbo recear e tem como cognatos: receio, receioso;

  • D.

    é uma das formas nominais do verbo recear, que é um verbo anômalo;

  • E.

    corresponde ao gerúndio do verbo recear, cujas formas rizotônicas (aquelas em que o acento recai na raiz) recebem i depois do e, como receiam, receiem.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Há ERRO na escolha da forma verbal destacada em:

  • A.

    Os economistas já propuseram ao Governo os mais

    diversos planos de ação.

  • B.

    Ela não trabalhava; apenas se entretinha lendo o futuro

    nas mãos dos amigos.

  • C.

    O gerente só deve procurar-nos quando revir seus

    conceitos sobre o mercado.

  • D. Ele investiu dinheiro nos tempos do Collor e nunca mais o reaveu.
  • E.

    Conheço um indivíduo que nunca se compraz com o

    que tem.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:

  • A. duvidoso;
  • B. certo;
  • C. necessário;
  • D. possível;
  • E. obrigatório.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

Considere as seguintes frases:

I. Amina já foi condenada em duas instâncias quando, finalmente, obtivera a absolvição na corte islâmica de apelações, que reviu seu caso.

II. À medida que a Anistia Internacional e outros órgãos iam exercendo cada vez mais pressão sobre o caso, a corte islâmica sentira-se pressionada.

III. Nem bem foi anunciada a absolvição de Amina e a opinião pública internacional expressou seu regozijo, conforme se pôde observar pelos noticiários da Internet.

A relação entre os tempos verbais mostra-se adequada APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    I

  • D.

    II

  • E.

    III

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

O verbo indicado entre parênteses adotará uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase:

  • A.

    Agissem os membros do tribunal de acordo com os cânones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina.

  • B.

    É de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relação ao adultério masculino.

  • C.

    Por mais razões que (poder) haver para se condenar moralmente um adultério, nenhuma delas tem força para torná-lo um crime.

  • D.

    Acreditam os observadores que um conflito de interpretações entre juizes muçulmanos e juizes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil.

  • E.

    Aos fanáticos religiosos não (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo político, concessivo, conciliatório.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...