Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto I, julgue os itens subseqüentes.
Prejudica-se a correção gramatical e altera-se a informação do período original ao se acrescentar, imediatamente antes da forma verbal "tornado" (L.14), o trecho que então terá se.
14) Assinale a opção que apresenta correta classificação do verbo quanto à transitividade, no contexto apresentado.
a) Você chamará seus amigos amanhã cedo ( transitivo direto e indireto)
b) Posso mostrar-lhes a lista de pessoas bem éticas (transitivo direto e indireto)
c) Maria pegou pesado no discurso ético (verbo de ligação)
e) O menino chegou cedo à escola. (transitivo direto)
As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:
Os verbos de "vá trabalhar" (l. 8) e "não dê esmolas" (l. 9) encontram-se no:
As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:
Os verbos das orações subordinadas do período "O ideal seria um mundo sem esmola, em que todos tivessem emprego, ganhassem seu salário, tivessem a sua dignidade, sua cidadania resguardada" (l. 5/6) estão no imperfeito do subjuntivo. Indique o período em que os verbos também estão no subjuntivo em correlação com o verbo da oração principal:
O ideal será um mundo sem esmola, em que todos tinham emprego, ganhavam seu salário, tinham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;
O ideal era um mundo sem esmola, em que todos tiveram emprego, ganharam seu salário, têm a sua dignidade, sua cidadania resguardada;
O ideal seria um mundo sem esmola, em que todos tinham emprego, ganhavam seu salário, tinham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;
O ideal é um mundo sem esmola, em que todos tenham emprego, ganhem seu salário, tenham a sua dignidade, sua cidadania resguardada;
O ideal é um mundo sem esmola, em que todos têm emprego, ganham seu salário, têm a sua dignidade, sua cidadania resguardada.
As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:
Marque a opção em que o verbo tem a mesma regência que viver nas duas ocorrências seguintes: "Vivo esta contradição, e acho que é a mesma que, no fundo, todo mundo vive" (l. 4/5):
A criança aspira a uma melhor condição de vida;
As crianças pobres carecem de alimento;
É preciso dar-lhes, ao menos, um pedaço de pão;
As crianças querem, pelo menos, alimento;
As questões de 53 a 55 referem-se ao texto Vidas Secas:
Sobre a forma verbal receando (l. 5), podemos afirmar que:
corresponde ao gerúndio do verbo recear e conjuga-se como os outros verbos da segunda conjugação;
está incorretamente grafada;
pertence ao verbo recear e tem como cognatos: receio, receioso;
é uma das formas nominais do verbo recear, que é um verbo anômalo;
corresponde ao gerúndio do verbo recear, cujas formas rizotônicas (aquelas em que o acento recai na raiz) recebem i depois do e, como receiam, receiem.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Há ERRO na escolha da forma verbal destacada em:Os economistas já propuseram ao Governo os mais
diversos planos de ação.
Ela não trabalhava; apenas se entretinha lendo o futuro
nas mãos dos amigos.
O gerente só deve procurar-nos quando revir seus
conceitos sobre o mercado.
Conheço um indivíduo que nunca se compraz com o
que tem.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1
No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes frases:
I. Amina já foi condenada em duas instâncias quando, finalmente, obtivera a absolvição na corte islâmica de apelações, que reviu seu caso.
II. À medida que a Anistia Internacional e outros órgãos iam exercendo cada vez mais pressão sobre o caso, a corte islâmica sentira-se pressionada.
III. Nem bem foi anunciada a absolvição de Amina e a opinião pública internacional expressou seu regozijo, conforme se pôde observar pelos noticiários da Internet.
A relação entre os tempos verbais mostra-se adequada APENAS em
I e II
II e III
I
II
III
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
O verbo indicado entre parênteses adotará uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase:
Agissem os membros do tribunal de acordo com os cânones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina.
É de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relação ao adultério masculino.
Por mais razões que (poder) haver para se condenar moralmente um adultério, nenhuma delas tem força para torná-lo um crime.
Acreditam os observadores que um conflito de interpretações entre juizes muçulmanos e juizes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil.
Aos fanáticos religiosos não (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo político, concessivo, conciliatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...