Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 47 a 50 referem-se ao texto que segue.
Imaginando-se que esta crônica seja trabalhada numa sala de aula, entre adolescentes, alguns aspectos da utilização da linguagem verbal poderiam ser explorados, a partir de sua representação no texto, tais como:
I. Tratamento pronominal.
II. Adequação do discurso ao interlocutor.
III. Denotação e conotação.
IV. Discurso direto e indireto.
Satisfaz o enunciado o que está em
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
II, III e IV, somente.
I, III e IV, somente.
I, II e IV, somente.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
"Carmen demonstrava muito conhecimento por música clássica e, naquele momento, necessitava com urgência das partituras. Todos sabiam que ela duvidava dos métodos do novo professor. Além disso, improvisar poderia ser prejudicial ao seu espetáculo."
No enunciado acima, as expressões grifadas exercem funções de objeto indireto e complemento nominal, assuntos relacionados à sintaxe da língua. A esse respeito, é correto afirmar:
O complemento nominal completa a significação de um nome – substantivo, adjetivo ou advérbio, o que pode ser observado em "das partituras" e "dos métodos do novo professor".
Ao fazer uso da língua, o usuário deve estruturá-la sempre da mesma maneira, para evitar o risco de cometer transgressões lingüísticas.
"Por música clássica" e "ao seu espetáculo" foram empregados complementando o sentido de verbos, exercendo, portanto, a função de objetos indiretos.
A opção por determinada forma pode repercutir no efeito que se pretende dar ao texto, por isso é importante envolver os alunos em atividades que os levem a compreender a estrutura e o funcionamento da língua.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
No português, falado ou escrito, é comum nos depararmos com dificuldades relativas à regência verbal. Isso ocorre até mesmo em função de certos verbos apresentarem vários sentidos diferentes, conforme o contexto de sua utilização. Identifique, entre as opções abaixo, a que não apresenta problemas quanto à sintaxe de regência verbal.
Não assisti o filme que me indicaste.
O médico assistiu o doente com muita dedicação.
Ele esqueceu que havíamos combinado o encontro naquele dia.
Os idosos visam uma aposentadoria digna, para poderem ter uma velhice tranqüila.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
A palavra que pode assumir várias funções, dependendo do contexto em que for empregada. Desse modo, relacione as duas colunas, conforme a classificação da função assumida pelo que e indique a alternativa que apresenta a seqüência correta:
II, IV, I, III.
II, III, IV, I.
II, IV, III, I.
I, III, II, IV.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
"O professor que tenta argumentar que um seminário no último mês de aulas que envolva todos os profissionais é uma loucura." Sobre o enunciado acima, extraído da redação de um aluno de 8a série, considere:
Somente I e IV estão corretas.
Somente as assertiva I e V estão corretas.
As assertivas II e IV são as corretas.
As assertivas I, III, IV e V estão corretas.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
A significação de uma unidade lexical pode encerrar diferentes conteúdos, explícitos ou implícitos, que podem, por sua vez, estar atrelados a aspectos de dependência contextual. Com base nisso e pensando na possibilidade de explorações didáticas a empreender com os alunos no estudo do vocabulário e da amplitude de significações possíveis, considere as assertivas dadas a seguir e identifique a alternativa correta.
Vingar, nas duas assertivas, é intransitivo, já que, por portar sentido completo, não exige complementação.
O sentido do verbo vingar é o mesmo em (I) e (II), embora em (I) se configure uma situação de transitividade direta, o que já não ocorre em (II).
Vingar, na assertiva (II), é verbo transitivo indireto e foi empregado no sentido de punição.
Na assertiva (I), vingar é verbo transitivo, indicando uma situação em que A vinga B. B é um fato anterior, condenável do ponto de vista de quem fala.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A expressão "educação a distância" apresenta o a
não assinalado pelo acento indicador da crase tendo em vista o seguinte fato:Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Esse processo de planejamento deve envolver todos os atores sociais na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução à curto, médio e longo prazos.
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Mais do que um documento, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um país, estado, município ou região e planeja o futuro de forma sustentável.
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Resgatava-se, assim, o termo Agenda no seu sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização, em cuja predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...