Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

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Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Ao contrário da maioria das máquinas, as conversas conseguem regular-se. Fazemos ajustes, simplificamos, repetimos e movimentamo-nos em diversos níveis de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Quando falamos com outra pessoa, reajustamos constantemente nossa linguagem com base nas dicas que recebemos do ouvinte. Ele parece impressionado ou excitado? Entendiado ou zangado?

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Objetivam fazer a conexão aos pensamentos dela com os de outra pessoa; constituem um modelo de compreensão, um fórum para o intercâmbio de informação. Existem nas conversas uma infinidade de sistemas autoajustáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 6.

O que, utilizado em "...sem as chuvas que atrapalham a vida dos turistas entre novembro e abril."(linhas 2/3), apresenta valor sintático de

  • A.

    sujeito.

  • B.

    objeto direto.

  • C.

    objeto indireto.

  • D.

    agente da passiva.

  • E.

    aposto

 

A partir das idéias e das estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.

A supressão da preposição “em” (l.13) não acarreta mudança semântica nem alteração sintática ao período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que, ao transcrever a oração

  • A.

    Como respeitava ternos e camisas.

  • B.

    Ainda que respeitasse ternos e camisas.

  • C.

    Por respeitar ternos e camisas.

  • D.

    Quando respeitou ternos e camisas.

  • E.

    Uma vez que respeitava ternos e camisas.

Identifique o trecho inteiramente correto, quanto à sintaxe de construção

  • A.

    Medidas urgentes precisam ser adotadas no Brasil, a exemplo da Espanha que, entre outros, aumentou as penas para quem sonega, dificultando e diminuindo a existência de sonegadores, tentando acabar com o mercado informal que é considerado por muitos no Brasil como garantia de renda à população pobre, porém, sabe-se que limita o PIB do Brasil, por conseqüência, o crescimento da economia.

  • B.

    A exemplo da Espanha, que reformulou todos os seus procedimentos nas áreas trabalhista, fiscal e burocrática, o Brasil, mesmo com suas rígidas leis trabalhistas, ainda se entrava com tanta burocracia, funcionando como um facilitador ao crescimento do PIB nacional.

  • C.

    Estudo recente mostra que as empresas do setor formal são duas vezes mais produtivas do que as informais, vale dizer, quanto mais avança a informalidade mais cai a produtividade. Uma chacoalhada nas leis trabalhistas e uma faxina na burocracia são medidas que, se adotadas no Brasil, a exemplo do que se fez na Espanha, poderiam contribuir para o crescimento da economia

  • D.

    São evidentes os prejuízos que o Brasil vem tomando da chamada economia informal. Se reduzisse 20% da informalidade seria capaz de elevar a taxa de crescimento em pelo menos 1,5 ponto percentual. Em países cuja burocracia era menor que no Brasil, como a Espanha, por exemplo, conseguiram diminuir a informalidade com uma faxina na burocracia.

  • E.

    De acordo com resultados obtidos em estudo recente, informa que a economia informal vem afetando na produtividade da população brasileira na qual surtem efeitos, que não são percebidos, mas garantem renda para as classes mais pobres.

Em um documento oficial, marque a opção em que a sintaxe é condenável.

  • A.

    O Governo insiste que a negociação é imprescindíve

  • B.

    Encareço informar à autoridade interessada o teor da nova proposta.

  • C.

    O presidente incumbiu ao chefe do cerimonial preparar a visita do dignitário estrangeiro.

  • D.

    O chefe da missão pediu aos interessados para que procurassem o Ministério da Saúde.

  • E.

    O ministro não teve dúvida que deveria apoiar a redução do número dos vereadores.

Assinale a opção em que o período atende plenamente às normas de constituição do período.

  • A.

    Há interesse recursal por parte da requerida, com vistas a uma sentença, a qual o juiz simplesmente homologa a desistência requerida pelo autor, é meramente processual, extinguindo assim, o feito, sem julgamento do mérito.

  • B.

    Não é o caso de suprimento de instância nem de desrespeito ao princípio da demanda, pois, ainda que o pedido tenha sido de cassação, por disposição processual cível, e a matéria seja de ordem pública, é lícito ao tribunal decidir.

  • C.

    O tribunal, conhecendo do recurso, deve dar-lhe provimento sob o fundamento de que rege o Código de Processo Civil, no tocante ao instituto da desistência, que após a citação da requerente, completa-se a relação jurídica, passando este a ter interesse jurídico no prosseguimento do feito.

  • D.

    O tribunal só poderá, ao julgar decisão terminativa, apreciar o mérito da causa se presente dois requisitos: matéria estritamente de direito e requerimento do requerente. Havendo quebra do princípio da demanda, caso não requerido pelo requerente conforme dispõe a norma.

  • E.

    O tribunal deve conhecer do recurso e dar-lhe provimento ao fundamento que como a causa estava devidamente instruída e apta para julgamento, o juiz deveria tê-la feito, devido ao princípio das relações jurídicas.

Julgue o emprego do sinal indicativo de crase nos fragmentos de texto presentes nos itens a seguir.

A crise da leitura geralmente é vista como uma alusão à derrocada da cultura e da civilização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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