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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na estrutura do parágrafo acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 5, estaria correta e adequada ao contexto a substituição de sem precedentes e sem distinção por improcedente e indistinto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao substituir acoplada (l.6) por aliada.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao texto acima e considerando os diversos aspectos do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
A palavra blindagem (l.3) está sendo utilizada em seu sentido denotativo ou literal, uma vez que o período está tratando de equipamentos de segurança.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, considerando as estruturas e as idéias do texto acima.
O termo coletividade (l.5) pode ser substituído pelo termo comunidade, sem prejuízo para o sentido do texto.
"...sei lá, veio lá de dentro,..."; as duas ocorrências do vocábulo LÁ, nesse segmento do texto, indicam, respectivamente:
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 37 a 40.
O destaque em ainda ressalta, em relação ao termo, sua dimensão
poética.
irônica.
denotativa.
hiperbólica.
apelativa.
Lendo a tira de Calvin pode-se afirmar que:
foi usada a variedade padrão nos diálogos quando necessariamente devia ser o contrário.
foi usado o registro formal na modalidade oral da língua quando se deve usar sempre a informal.
foram usados elementos lingüísticos justificáveis pelo gênero do texto, produzindo efeito de humor.
foram usados itens lexicais arcaicos incompatíveis com a idade dos personagens, produzindo inadequação vocabular.
foram usados elementos lingüísticos próprios para serem entendidos pela elite e não pela classe popular.
Considerando a variação lingüística, é INCORRETO afirmar que:
No texto de Drummond: "Antigamente as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas". (Variação diacrônica)
Note-se que o uso da palavra "sabor" no enunciado "Tan gran sabor houv'eu de lhe dizer" sofreu mudança de sentido, de " prazer" passou a significar "paladar" ou "gosto". (Variação diatópica)
Alguns grupos culturais fazem o plural usando o "s" apenas no determinante: "as menina usa" ou ainda apenas no sujeito: "crianças come pouco". (Variação social).
Na rua, falo "ocê tá bão?". No trabalho, escrevo: "Como você está?" (Variação situacional)
No Norte, comumente usa-se "macaxeira", em Minas, usa-se "mandioca". (Variação diatópica)
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
Na tentativa de explicitar o fazer literário por meio da narrativa que constrói, a autora opera em relação à linguagem com sua possibilidade
referencial.
fática.
metalingüística.
apelativa.
denotativa.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
Não sei, contudo, se possuo a necessária ciência para a tarefa. Se penso em reconstituir Jomar, a fim de que ele possa ser visualizado por aqueles que queiram apreciar o tapete, decifrar o mapa, talvez me estejam vedados engenho e arte.
As instâncias implicadas na arte literária que se encontram metaforizadas no trecho são:
autor - texto - leitor.
cientificidade - empenho - personagem.
empenho - realidade - arte.
ciência - personagem - espectador.
conhecimento - texto - construção literária.
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