Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Reescrevendo, na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo, o texto "Não coma com os dedos!", do 1º balão, de acordo com o registro culto, teremos a forma verbal:
Assinale a opção que, ao preencher a lacuna correspondente, provoca erro gramatical ou de coerência.
1 - degradadoras
2 - e que por isso apresentam
3 - não obstante
4 - são solicitados
5 - vêm
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.
A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.
Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.
O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).
Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"( l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l. 11 e 12).
Indique a opção em que o trecho está incorreto gramaticalmente.
As transformações tecnológicas, já que não existe sociedade civilizada sem lei, apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça
Não existe sociedade civilizada sem lei e as transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça.
Não existe sociedade civilizada sem lei, por isso as transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que, no entanto, continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça.
Não existe sociedade civilizada sem lei. As transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes incomodam e atrapalham, mas que, continuarão sendo garantias fundamentais de desenvolvimento com justiça.
As transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça. Não existe sociedade civilizada sem lei.
Os trechos abaixo compõem um texto. Assinale o fragmento que apresenta incorreção gramatical
Um filme não é apenas um filme, mas também a maneira como ele se comunica com o público. O título do novo documentário de Maria Augusta Ramos vem todo escrito em letras minúsculas: justiça
A primeira informação que recebemos é a de que o filme talvez não se refira ao sistema judiciário, comumente grafado como Justiça, mas a uma acepção mais genérica da palavra.
O filme parece ver a justiça como categoria abstrata, ou então como substantivo que designa não só a justiça criminal, mas também a justiça social. A grafia pode sugerir, ainda, uma crítica ao sistema judiciário.
Como se o título afirmasse: "do jeito que é feita no Brasil, a chamada justiça não merece uma maiúscula." De fato, não é alheia às intenções da realizadora o desejo de que o filme contribua para as discussões em torno da reforma judiciária brasileira
O filme, vencedor do Festival Vision du Réel (Nyon, Suíça, 2004), mostra o horror das cadeias apinhadas de homens, o drama das visitas familiares sem o menor espaço para privacidade, o coro assustador dos simpatizantes do Comando Vermelho.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A partícula "se" (L.1) indica um sujeito indeterminado para o verbo processar.
Quanto à flexão verbal, está correta a seguinte alternativa:
Pedi para eles reporem as mercadorias na prateleira.
Será uma correria quando as crianças verem os doces sobre a mesa.
mesma intervim no ponto crucial da discussão.
Eles manteram por muito tempo a casa em ordem.
Quando a professora ______ nossos trabalhos, terá uma surpresa. Ela está andando pela classe, _____ atender a todos, mas _____ diante da mesa de quem a solicita. Desse modo, na semana passada, ela ______ atender a todos.
Os verbos que preenchem as lacunas corretamente estão na alternativa:
ver, para, pára, pode.
vir, para, pára, pôde
vir, pára, para, pode.
ver, para, pára, pôde.
I- Poderia haver um aluno atento.
II- Deve existir motivo para aquela dor de cabeça.
III- Houve atropelo antes da apresentação.
Se as palavras sublinhadas das frases acima passarem para o plural, como se flexionam os respectivos verbos:
Poderia haver, devem existir, houveram.
Poderiam haver, deve existir, houve.
Poderia haver, deve existir, houveram.
Poderia haver, devem existir, houve.
Em relação às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 11, a substituição da vírgula e da forma verbal de gerúndio "convencendo" pela expressão e a convencer preserva a correção gramatical do período sem exigir outras alterações no texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...