Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.
No contexto em que está empregada a preposição em no trecho apontar soluções na produção de alimentos (l.16-17) na = em + a , o emprego de para seria viável e manteria a coerência e a correção do texto.
Julgue os itens a seguir, acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
A substituição da preposição em, na contração na, regendo o termo compreensão da máquina da vida (l.19-20), por para a altera os sentidos do texto, mas preserva sua correção gramatical.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito da organização das idéias no texto acima.
O emprego do sinal indicativo de crase em à preocupação (l.18-19) e o emprego da preposição a junto com o artigo o, em aos olhos (l.19), têm a mesma causa gramatical: o emprego de devido (l.18).
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens.
A inserção da preposição a, resultando em aos, antes de interesses (l.14) provoca incorreção gramatical que pode conduzir à incoerência na argumentação.
De acordo com o texto acima, julgue os itens a seguir.
Na oração em que ocorre, a preposição para (l.12) introduz uma finalidade para o novo prédio do DOPS.
Considerando o emprego das classes de palavras e as estruturas sintáticas no texto I, julgue os itens a seguir.
A preposição é dispensável em o tema de que se está a tratar (l.40), e a frase fica sintaticamente correta com a seguinte reescritura: o tema que se está a tratar.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
Ao substituir a preposição com (l.2) pela preposição a, mantém-se a correção gramatical e a informação original do período.
Considerando que o texto acima é um trecho destacado e adaptado de um parecer do MCT, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao se acrescentar a preposição a ao artigo os (l.16).
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 13, o emprego do sinal indicativo de crase em "às raízes" justifica-se pela regência de "associados" e pela presença de artigo; o sinal deveria ser eliminado caso a preposição viesse sem o artigo.
No texto a seguir, assinale o trecho que foi transcrito de forma gramaticalmente correta quanto ao emprego das preposições.
O que os capitais buscam de fato é a maximização dos seus lucros e de suas oportunidades de acumulação, independentemente de quais sejam as políticas econômicas, desde que elas garantam o crescimento econômico, o seu lucro e a estabilidade das decisões e das regras definidas em cada governo nacional.
Respeitado esse princípio, os caminhos do capital e do capitalismo têm sido extremamente ecléticos, cabendo, portanto, os governos, em primeiro lugar definir suas prioridades, objetivos e políticas e, em segundo lugar, mantê-las através do tempo para então conquistar a famosa "credibilidade".
Não existem políticas econômicas com validade universal, que possam atender simultaneamente às necessidades das grandes potências e as das grandes economias em desenvolvimento.
Numa economia mundial integrada e desregulada, a política macroeconômica liberal e ortodoxa funciona, nos países menos desenvolvidos, como um instrumento de poder à favor dos capitais das economias mais poderosas, exatamente como no caso dos tratados amplos de livre-comércio, porém, de forma mais sutil e destrutiva.
Os países mais fracos só conseguirão defender os interesses do seu capitalismo e de sua população se forem capazes de construir suas próprias estratégias comerciais ao lado de políticas macroeconômicas adequadas à seu nível de desenvolvimento e aos seus objetivos nacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...